Minha conta
    A frase de Jurassic Park que aponta Hammond como o verdadeiro vilão do filme
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Quando éramos pequenos, achávamos que Nedry era o vilão, mas há surpresas.

    Antes de Michael Crichton lançar o livro de ficção científica Jurassic Park, Steven Spielberg já havia garantido a adaptação da história para o cinema, pagando-lhe um milhão e meio de dólares pela ideia (e mais meio milhão para adaptar o livro em um roteiro).

    Estávamos em 1990 e eles não tinham ideia de que estavam prestes a acordar um monstro. É claro que, ao longo do caminho, houve variações no romance que são apenas sugeridas no filme. E talvez a mais curiosa seja o abrandamento de John Hammond, o homem que construiu o parque temático.

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assista agora

    Em 1993, todos viram claramente o que estava acontecendo em Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros: Dennis Nedry não era tão ruim quanto parecia, mas um cientista da computação mal pago em um trabalho do qual todo o parque dependia, e Hammond não estava tão no controle quanto parecia.

    Mas, no romance, isso é ainda mais evidente: o fundador do parque mentiu para Nedry com um péssimo contrato e o forçou a fazer mais do que havia planejado por menos do que merecia. De fato, no final, ele foi devorado por um dinossauro, deixando claro que ele era o verdadeiro vilão por trás de tudo.

    Universal Pictures

    Spielberg dá pequenas dicas aqui e ali, todas reunidas em uma única frase: "Não poupamos despesas". Mas é claro que ele fez isso, e não apenas no contrato de Nedry: há um momento em que se afirma claramente que Hammond "odeia inspeções" e outro em que vemos que a barra de segurança que protege os visitantes do parque pode ser levantada sem nenhum problema para obter acesso ao laboratório.

    Esteticamente bonito, com um logotipo incrível, mas o parque estava caindo aos pedaços mesmo antes de a eletricidade ser cortada.

    Universal Pictures

    No final, nos filmes, Hammond nunca teve o que merecia e morreu oficialmente em 1997, logo depois que o vimos em O Mundo Perdido - Jurassic Park. Em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, de 2015, havia uma estátua dele na entrada do parque, simbolizando que ele finalmente realizou seu sonho: um parque de dinossauros com o potencial de destruir a humanidade. Que lindo...

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top