Minha conta
    O melhor filme do ano segundo a revista Time: Tem menos de uma hora e meia de duração e você pode assisti-lo no streaming
    Stephany Mariano
    Stephany Mariano
    Redatora apaixonada por entretenimento e cultura, tem a música como companhia para todos os momentos. No tempo livre adora maratonar doramas com Park Seo Joon e séries de comédia e suspense.

    Drama de Aki Kaurismäki chegou aos cinemas brasileiros em dezembro do ano passado

    “O mestre da comédia humanista inexpressiva”. Foi assim que a revista Times descreveu o diretor finlandês Aki Kaurismäki, responsável por Folhas de Outono, drama lançado em 2023 que conquistou muitos com sua abordagem intimista e singular. A produção, estrelada por Alma Pöysti e Jussi Vatanen, é uma parceria entre a MUBI e a O2 Play e chegou aos cinemas do Brasil em dezembro do ano passado, mas pode ser que tenha passado despercebido.

    Com estreia realizada no Festival de Cinema de Cannes 2023, onde recebeu o Prêmio do Júri, a trama narra a história de Ansa (Pöysti), uma mulher, vivendo em um pequeno apartamento em Helsinki, na Finlândia, e que acaba perdendo seu emprego como estoquista em um supermercado. Insatisfeita e desmotivada, ela conhece Holappa (Vatanen) em uma noite de karaokê, um homem que se sente tão solitário quanto ela.

    O encontro dessas duas almas resulta em uma conexão que enfrenta vários obstáculos, passando pelo alcoolismo e por contatos perdidos. Enquanto buscam sua própria felicidade, um pequeno cachorro de rua amarelo, que é adotado por Ansa, acompanha todos os momentos vividos pelo casal, que mesmo sem demonstrar com palavras, está se apaixonando aos poucos.

    MUBI

    Na lista de melhores filmes de 2023 publicada pela Times, há obras indicadas ao Oscar 2024, como Assassinos da Lua das Flores e Vidas Passadas, mas foi a representação de Kaurismäki que assumiu o primeiro lugar, que é antecedido pelo filme estrelado por Bradley Cooper, Maestro. Na crítica escrita, Stephanie Zacharek, ela expressou: "às vezes um filme atinge o inalcançável em nós, não porque seja uma grande obra-prima, mas porque é tão silencioso e íntimo quanto o ar".

    Vidas Passadas é um triângulo amoroso? Como o filme indicado ao Oscar subverte a noção de "rivalidade"

    O filme, que também tem o roteiro assinado por Kaurismäki, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, um na categoria de melhor filme em língua não-inglesa e outro para Melhor Atriz em Filme Musical ou de Comédia para Alma Pöysti. No fim, a descrita comédia romântica marca o retorno do diretor desde O Outro Lado da Esperança (2017), com uma história definitivamente marcante.

    Com menos de uma hora e meia de duração, Folhas de Outono está disponível na MUBI.

    Folhas de Outono
    Folhas de Outono
    Data de lançamento 30 de novembro de 2023 | 1h 21min
    Criador(es): Aki Kaurismäki
    Com Alma Pöysti, Jussi Vatanen, Janne Hyytiäinen
    Usuários
    3,7
    Assista agora em MUBI

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top