Minha conta
    “Obi Wan te ensinou bem”: A frase de Star Wars que tem um significado completamente diferente
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Ao longo dos anos, a saga de George Lucas explicou o motivo da frase.

    Pode não ser uma das falas mais famosas da história do cinema, mas para os fãs de Star Wars tem uma importância incrível: em O Retorno de Jedi, Darth Vader diz para Luke Skywalker: "Obi-Wan te ensinou bem." E por anos significou que o Lorde Sith foi capaz de ver o treinamento de seu filho para não sucumbir ao Lado Negro - mas o significado é muito maior.

    Viajamos 22 anos no futuro, em 2005, quando foi lançado Star Wars: A Vingança dos Sith, quando vemos o combate definitivo entre Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi. O mestre Jedi acaba em uma rocha enquanto seu aluno está abaixo: o salto de Anakin é o passo em falso que lhe permite cortá-lo com seu sabre de luz. Em O Retorno de Jedi, é exatamente isso que acontece: Luke alcança superioridade tática ao se colocar acima de seu pai, a quem traz de volta a memória imediata: Obi-Wan o ensinou bem.

    20th Century Studios

    Mas ainda há um momento adicional: no episódio 5 de Obi-Wan Kenobi, em um flashback, podemos ver uma batalha de treinamento contra Anakin na qual descobrimos que o mestre não tem problemas em lutar sem sabre de luz - sua capacidade e calma contam muito mais do que a arma em suas mãos. Na cena do filme, a fala de Vader vem logo após Luke guardar seu sabre de luz.

    E, se alguém acreditou que não havia nada demais por trás da frase, enganou-se muito, e George Lucas está disposto a preencher as lacunas para que tudo fique mais do que explicado. Obi-Wan definitivamente o ensinou bem.

    Star Wars: O Retorno de Jedi
    Star Wars: O Retorno de Jedi
    Data de lançamento 6 de outubro de 1983 | 2h 13min
    Criador(es): Richard Marquand
    Com Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top