Minha conta
    Quer assistir aos melhores indicados ao Oscar de todos os tempos? Esta cinelist do Telecine é para você!
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    Central do Brasil, Infiltrado na Klan, Rango e mais filmes indicados e premiados que você precisa conhecer.

    Os últimos dias foram bem agitados após a divulgação da lista de indicados ao Oscar 2024. Entre esnobados, surpresas e recordes alcançados, quem mais ganha com a premiação é o cinéfilo, sendo recompensado com uma seleção fresquinha de ótimos filmes para assistir.

    Além dos longas e curta-metragens indicados este ano, a premiação tem nada menos que 96 anos de história e consagrou outras grandes produções nas edições anteriores. Será que você já assistiu os melhores de todos os tempos?

    Caso a resposta seja “não”, o Telecine possui a cinelist “Premiados e Indicados”, composta por filmes reconhecidos pela Academia, Globo de Ouro e festivais como Cannes e Berlim — e, aqui, a gente indica por onde você pode começar. Todos os filmes da lista estão disponíveis para assinantes via Globoplay, Prime Video Channels ou através de assinatura por operadoras de TV.

    Infiltrado na Klan

    Dirigido por Spike Lee, Infiltrado na Klan chamou atenção no Oscar 2019, sendo indicado a seis prêmios e vencendo o de Melhor Roteiro Adaptado. O filme se passa em 1978 e acompanha Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado que consegue se infiltar na Ku Klux Klan local.

    Ele se comunicava com os membros do grupo racista por telefone e, quando precisava aparecer presencialmente, enviava um colega branco em seu lugar. Ao longo da investigação, Ron acaba se tornando líder da seita e começa a sabotar uma série de crimes de ódio orquestrada por eles.

    Central do Brasil

    Não podia faltar um filme brasileiro nesta lista! Indicado a duas categorias no Oscar de 1999, Central do Brasil evidenciou o talento ímpar de Fernanda Montenegro. Inclusive, a respeitadíssima veterana chegou pertinho de ganhar uma estatueta na categoria de Melhor Atriz por este papel.

    No longa-metragem, ela interpreta Dora, uma mulher que trabalha escrevendo cartas para analfabetos no centro da cidade do Rio de Janeiro. Nas idas e voltas na estação Central, escrivã e ex-professora acaba se conectando com um menino que perdeu a mãe em um acidente e está em busca pelo pai que nunca conheceu.

    Sony Pictures

    Beijos Proibidos

    Lançado em 1968, este é o terceiro filme da divertida e dramática saga de Antoine Doinel, criação semi autobiográfica do cultuado diretor francês François Truffaut. O que começou em Os Incompreendidos e no curta-metragem Antoine e Colette (ambos também disponíveis no catálogo do Telecine), se estende em Beijos Proibidos.

    No referido longa-metragem, acompanhamos um Antoine recém-saído do exército e sem um futuro definido, navegando por diversos empregos enquanto tenta entender suas relações com as mulheres que passam por sua vida. Se quiser dar boas risadas, Beijos Proibidos vale cada segundo do seu tempo.

    Conduta de Risco

    Conduta de Risco, lançado em 2007, foi o primeiro trabalho de direção do cineasta Tony Gilroy — que, mais tarde, também dirigiria O Legado Bourne. Não por sorte de principiante, mas devido à ótima trama de redenção de um anti-herói, o filme foi indicado a sete estatuetas, ganhando uma de Melhor Atriz Coadjuvante para Tilda Swinton.

    O longa-metragem acompanha o personagem Michael Clayton, que trabalha em uma das maiores firmas de advocacia de Nova York, tendo por função limpar os nomes e os erros de seus clientes. Apesar de estar cansado e infeliz com o trabalho, Clayton está afundado em dívidas. No entanto, uma situação envolvendo seu amigo de trabalho faz com que ele perceba a pessoa em que se tornou — e surge o desejo de se redimir, mesmo que, para isso, tenha que colocar a própria vida em risco ao lutar contra os interesses de uma grande corporação.

    Rango

    Filmes animados estrelados por animais não tem erro — ainda mais Rango, que foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2012 e venceu! O longa-metragem, dublado originalmente por Johnny Depp e Isla Fisher, segue um camaleão que, após sofrer um acidente, vai parar na cidade da Poeira, na Califórnia. Lá, a água é escassa e utilizada como moeda. Rango se torna xerife após derrotar o vilão que aterrorizava o local e fica responsável por descobrir o motivo da água estar desaparecendo.

    Paramount Pictures

    O Poderoso Chefão

    Tudo bem não ter assistido a grandes clássicos do cinema, mas esse é um lembrete para você adicionar O Poderoso Chefão na sua lista de uma vez por todas. Fazendo jus às expectativas que o precedem, o longa-metragem foi indicado a nada menos que 11 estatuetas no Oscar de 1973, levando a de Melhor Filme e Melhor Ator, graças à atuação potente de Marlon Brando.

    O filme acompanha a família de mafiosos mais respeitada de Nova York, liderada por Don Vito Corleone. Quando o patriarca sofre um atentado, os filhos precisam se reerguer para lutar pela soberania em meio a outras gangues italianas que estão tentando dizimá-los. Vale mencionar que a mesma cinelist ainda conta com a sequência do longa-metragem, O Poderoso Chefão 2.

    *Parceria paga com Telecine.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top