Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Central do Brasil
     Central do Brasil
    3 de abril de 1998 / 1h 53min / Drama
    Direção: Walter Salles
    Elenco: Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Marília Pêra
    Nacionalidades França, Brasil
    Ver o trailer
    Assista agora
    Usuários
    4,4 586 notas e 42 críticas
    notar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse e detalhes

    Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

    Distribuidor EUROPA FILMES
    Ver detalhes técnicos
    Ano de produção 1998
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 9 curiosidades
    Orçamento R$ 2,9 000 000
    Idiomas Português, Alemão
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Assista ao filme

    Online
    Assista agora
    Veja todos os filmes online

    Trailer

    Central do Brasil Trailer Original 2:01
    Central do Brasil Trailer Original
    15 153 visualizações

    Entrevista, making-of e cena

    Entrevista com diretor e elenco de Central do Brasil 4:15
    Entrevista com diretor e elenco de Central do Brasil
    580 visualizações
    Pela web

    Elenco

    Fernanda Montenegro
    Personagem : Dora
    Vinicius de Oliveira
    Personagem : Josué
    Marília Pêra
    Personagem : Irene
    Othon Bastos
    Personagem : César
    Ficha completa

    Comentários do leitor

    Luiz Henrique d.
    Luiz Henrique d.

    Segui-los 13 seguidores Ler as 4 críticas deles

    5,0
    Enviada em 21 de outubro de 2013
    É incrível a capacidade que alguns filmes tem de nos emocionar, mais de uma vez. Central do Brasil é um desses filmes. Não pude deixar de vir publicar aqui assistindo ao filme na TV. Uma história pura, que conta a jornada de um menino que perde a mãe e vai em busca do pai. Competentíssimo o jovem Vinícius de Oliveira. Fernanda Montenegro está impecável no seu papel. Indicação merecida ao Oscar de 1999. Uma pena a estatueta não ter ...
    Leia Mais
    Luan L.
    Luan L.

    Segui-los 6 seguidores Ler as 3 críticas deles

    5,0
    Enviada em 29 de junho de 2014
    Um dos Melhores Filmes Já feito. Trilha sonora Incrível, uma Fotografia excepcional. Fernanda Montenegro Merecia o oscar pela sua atuação.
    Marcelo Lopez
    Marcelo Lopez

    Segui-los 40 seguidores Ler as 56 críticas deles

    4,0
    Enviada em 19 de novembro de 2013
    Road Movie, filme de estrada, é um gênero de filme em que a história se desenrola durante uma viagem. Central do Brasil se enquadra nesse tipo de gênero, pois a trama desenvolve-se durante a viagem de Dora (Fernanda Montenegro) e Josué (Vinicius de Oliveira) saindo do Rio de Janeiro até o sertão nordestino na busca do pai do menino, que se tornara órfão de mãe na frente de Dora. Interessante como a maioria dos "Road Movie" têm o poder ...
    Leia Mais
    LeandroMM
    LeandroMM

    Segui-los 14 seguidores Ler as 56 críticas deles

    2,5
    Enviada em 16 de fevereiro de 2013
    A Fernanda Montenegro foi brilhante na interpretação. O filme é até bom, mas poderia ter aproveitado melhor o enredo, sinto que faltou alguma coisa nesse filme.
    42 Comentários do leitor

    Fotos

    38 Fotos

    Curiosidades das filmagens

    Reconhecimento

    Fernanda Montenegro faturou uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Principal no ano de 1999, pelo seu trabalho em Central do Brasil. Foi a primeira vez que uma artista latino-americana foi indicada nessa categoria.

    Parcerias

    Este é o primeiro de três filmes em que o diretor Walter Salles e o ator Vinicius de Oliveira trabalharam juntos. Os demais foram Abril Despedaçado (2001) e Linha de Passe (2008).

    Estreia nas telonas

    É o primeiro trabalho como ator de Vinicius de Oliveira. Walter Salles o conheceu enquanto este trabalhava como engraxate e o convidou para fazer um teste. Nos testes realizados, ele superou mais de 1500 outros concorrentes para o papel.
    9 curiosidades

    Últimas notícias

    5 filmes brasileiros que fizeram sucesso internacionalmente
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    quinta-feira, 2 de julho de 2020
    Estúdios Globo estão produzindo série com os criadores de Homeland e Central do Brasil
    NOTÍCIAS - Visto na web
    segunda-feira, 30 de março de 2020
    Submarine será uma aposta milionária para a emissora.
    Oscar 2020: Relembre momentos marcantes da história da Academia
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
    Parasita não foi o único que deixou sua marca nos últimos anos.
    42 Notícias e Matérias Especiais

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes similares

    Comentários

    • Sansão Alves
      Na minha opinião, este filme foi um verdadeiro marco do cinema nacional! Daí pra frente, surgiram inúmeras produções de altíssima qualidade, deixando pra trás aquele estigma de filme nacional só tem pu**ria e palavrão. Lógico que ainda temos muitas maçãs podres na telona BR, mas isso é algo para outra discussão.
    • Fabricio Menezes
      Acho que aqui não é espaço pra isso. Quer reclamar vai na página da Supervia no Twitter. Aqui é pra comentar sobre o filme
    • Fabricio Menezes
      Filme lindíssimo, emocionante! Que orgulho da Fernanda. Realmente mereceu a indicação da Academia. O melhor filme brasileiro que já vi, sem dúvidas.
    • Senhor Ivan
      Toda vez que visito esse clássico nacional,me vêm a cabeça minha infância.Lembro da primeira vez que assisti,lembro de toda a dificuldade que tinha,assim como o pequeno Josué.Sempre assisto esse filme com lágrimas nos olhos.A relação de amizade entre Dora e Josué é uma das mais lindas já realizadas.Um arruma força no outro para seguir até o fim,em busca de esperança,de dias melhores.Walter Salles atinge uma perfeição em sua direção.Faz algo nunca visto antes.Foge dos clichês óbvios,das fracas atuações e dos cortes imperfeitos.Tudo é conduzido sem erros durante as duas horas de filme.>Revisto em 27 de Março de 2020-Dou nota 9/10
    • Andries Viljoen
      Sabem o que é triste? É que esse filme é de 1998 e esses trens IMUNDOS E NOJENTOS CAINDO AOS PEDAÇOS continuam praticamente iguais em 2019...Parabéns, Rio de Janeiro. E a superlotação continua no transporte Sobre Trilhos de RJ, SP e todo esse nosso Brasilzão, agora fazem isso com os BRTs também.... novos ônibus.Você sabia?O roteiro do filme Central Do Brasil (de 1998), é de João Emanoel Carneiro e Marcos Bernstein antes de eles estrearem na televisão como autores de novelas.Central Do Brasil e Que horas ela volta? um dos melhores filmes brasileiros, duas obras de arte intactas que mereciam Oscar.Fernanda Montenegro e Marilia Pêra: QUE ATRIZES
    • Senhor Ivan
      É um filme que retrata bem a vida de quase todos os brasileiros.É uma viagem cansativa,mas ao mesmo tempo feliz.A dinâmica entre Fernanda Montenegro e Vinicius de Oliveira é apaixonante.O arco de amizade vai crescendo a cada nova estação.-Especial Fernanda Montenegro - 26 de Agosto de 2019-Dou nota 8/10
    • Ronaldo Cesar
      Um dos meus filmes Brasileiros preferidos, Com atores espetaculares, enredo muito bom e o filme tem uma história que lhe prende desde o primeiro minuto. Era bom que tivesse uma parte 2.Nota: 8,5
    • Wilton R.
      Sem dúvidas, a obra prima do cinema nacional. Não entendo porque o filme não foi indicado ao Oscar nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora. Espetacular! Maravilhoso! Bravíssimo!
    • Gabriel B.
      Melhor filme nacional, e a ultima cena é a melhor cena que ja vi .
    • Roberto Carlos M.
      passou na sessão da tarde na tv globo, muito bom, história bem produzida, atuações convincentes, hilário e comovente, um bom filme nacional.
    • Warley T.
      Assisti hoje na Sessão da Tarde ao filme Central do Brasil. Que filme maravilhoso! Cheguei quase a chorar. É um filme antigo, e tem razão de ter concorrido ao Oscar, o que é pra poucos se tratando de ser um filme brasileiro. Como sempre Fernando Montenegro atuando impecavelmente. E aquele garotinho também mandou muito bem em seu papel. Só agora, estou começando a valorizar o cinema brasileiro e ver que ele tem um potencial de nos emocionar com suas histórias. Também da gente não ter que assistir aquele filme sempre com aquelas mesmas vozes dos tradutores, nos encantam e torna o filme mais prazeroso. As imagens do filme não sai da minha mente até agora. Vou ter que conseguir baixar esse filme, pois não consegui assistir a primeira parte, aff. E que o Brasil produza mais filmes como este.
    • Tulio Bandeira
      Sou fâ :)
    • Ana B.
      UHUUUL
    Mostrar comentários
    Back to Top