Minha conta
    Mistura de Harry Potter com Corra!, sátira com astro de Detetive Pikachu promete mostrar "a maneira como o racismo se infiltra em nossos cérebros e cria preconceitos"
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Longa participou da seleção oficial do Festival de Sundance 2024.

    Focus Features

    Uma nova sátira com contornos raciais está pronta para chegar às telonas com um elenco de peso e Kobi Libii, cineasta conhecido por projetos como Alpha House, Transparent e Madam Secretary, em seu primeiro projeto como diretor. Intitulado The American Society of Magical Negroes, o longa é estrelado por Justice Smith, David Alan Grier e Aisha Hinds.

    Apesar de ainda não ter previsão de estreia nos cinemas brasileiros, o projeto já tem dado o que falar no mercado internacional. Após estrear no Festival de Sundance, o projeto tem se destacado de forma divisiva entre a mídia especializada. "É uma sátira sobre racialidade e representação e também, à sua maneira, uma história de amor sincera", descreveu o diretor.

    Dia da Consciência Negra: 20 filmes importantes realizados por cineastas negros

    Durante séculos, existiu uma sociedade escondida à vista de todos, trabalhando em segredo para proteger os negros do perigo. Chama-se Sociedade Americana de Negros Mágicos. No longa, Aron é recrutado para esta organização que se dedica a uma causa de extrema importância.

    “É uma conversa comigo mesmo sobre a minha capacidade de ocupar espaço e ser ousado, e não tentar assimilar. É também uma conversa entre nós, como comunidade… e uma conversa sobre sermos gentis conosco mesmos”, disse Libii. “Precisamos falar sobre raça de maneiras novas e diferentes.”

    Focus Features

    “Eu não sabia se cada pessoa negra [se identificaria]. Eu sei que foi minha experiência racial específica”, disse Smith. “Os espaços brancos homogêneos em que crescemos, ambos birraciais. Senti tanto os mecanismos de sobrevivência específicos de Kobi… que também [disse] ‘Eu faço isso.”

    “O que é mais difícil e evasivo é contar histórias sobre a natureza sistêmica do racismo e seu componente psicológico”, disse ele. “A maneira como isso se infiltra em nossos cérebros e cria esses preconceitos e as maneiras pelas quais nos prejudicamos. É realmente difícil contar histórias sobre essa qualidade de raça e racismo, mas estou interessado em explorarmos isso e não apenas a forma como o racismo era em 1890, que é uma conversa histórica importante, mas não necessariamente a forma como muitos de nós a vivenciamos hoje."

    "Senti racismo durante toda a minha vida": Estrela de Sex Education revela como série o ajudou em momento difícil

    Smith ainda falou sobre diferentes narrativas que tomam a racialidade como ponto de partida. “Temos que continuar financiando filmes negros e criadores negros para que possam falar sobre cada aspecto disso. Nossos pais nos ensinam o melhor que podem como sobreviver e enfrentar seu mundo”, disse ele. “Muitas vezes não vemos as mudanças tão agudamente quanto a próxima geração”, disse ele. “Por sua própria natureza, eles são mais impacientes e querem que a mudança seja feita agora. Eles querem mais agora.”

    Ainda não há previsão de estreia para Sociedade Americana de Negros Mágicos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top