Minha conta
    No streaming: Um dos filmes de terror mais icônicos dos anos 80, fruto da colaboração de Steven Spielberg com um mestre do horror
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Uma ótima história de fantasmas que reúne o melhor de duas visões bem diferentes.

    É comum atribuirmos total responsabilidade e elogios de um filme a uma só entidade, que, geralmente, é o diretor - mesmo que o título seja fruto de uma colaboração de vários especialistas de diferentes áreas combinando seu talento para obter o melhor resultado possível. E foi exatamente isso que gerou uma polêmica histórica em torno de um filme tão icônico como Poltergeist - O Fenômeno.

    Uma combinação de mentes brilhantes

    O clássico de terror da década de oitenta reúne a direção do mestre do terror Tobe Hooper com a escrita e produção de Steven Spielberg, a quem sempre foi atribuído o título de "diretor fantasma" por não poder atuar como diretor absoluto por questões sindicais. Mas há muito de ambos nessa fantástica história sobrenatural que pode ser encontrada na HBO Max.

    Warner Bros.

    Nela, uma família americana muda-se para os subúrbios. O bairro parece simplesmente perfeito - com exceção de confusões entre vizinhos por sinais de controle remoto que se cruzam. Mas, de repente, fenômenos paranormais começam a acontecer na residência sem motivo aparente, e colocam toda a família em risco.

    Embora a história da família americana média ameaçada por um acontecimento inexplicável tenha o tipo de emoção característica de Spielberg, ainda há muito de Hooper na acomodação da sociedade americana - como a forma de abrir o filme com o hino americano e a câmera aproximando-se de uma televisão.

    Pesadelo em set: 5 filmes de terror que colocaram as vidas dos atores em risco

    É uma sátira muito sutil que não é o foco do filme, mas aponta o comportamento dos americanos médios da mesma forma que fez com os hippies e os moradores da área rural americana em O Massacre da Serra Elétrica. Esse espírito não se opõe à familiar história de fantasmas de Spielberg, mas a complementa para produzir um filme poderoso e compacto.

    A execução das cenas aterrorizantes marcou a história do cinema de terror, desde o contato com a televisão e o ruído branco que vira espectro até o palhaço assustador que ataca por todos os lados da cama. Um filme bastante eficaz em todas as suas áreas, sabendo ser extremamente divertido e emocionante.

    Poltergeist - O Fenômeno
    Poltergeist - O Fenômeno
    Data de lançamento 19 de agosto de 1982 | 1h 55min
    Criador(es): Tobe Hooper
    Com Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Heather O'Rourke
    Usuários
    4,0

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top