Minha conta
    O que aconteceu com Lucy Lawless? De ícone em Xena, a Princesa Guerreira a ativista pelo meio ambiente
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Ela brilhou como atriz coadjuvante em Battlestar Galactica e Parks & Recreation antes de se tornar uma ativista da mudança climática.

    Durante os anos 90 e início dos anos 2000, tivemos várias séries de fantasia/horror/ficção científica que triunfaram inesperadamente e ganharam um status cult. Apesar de sua grande popularidade, a maioria de seus atores acabou sendo esquecida. O que aconteceu com Lucy Lawless?

    Princesa ecoguerreira

    Lucille Frances Ryan nasceu em 1968, em Mount Albert (Nova Zelândia). Ela fez seu primeiro musical aos 10 anos de idade e chegou a ganhar o concurso de Miss Nova Zelândia aos 21 anos.

    Seu primeiro papel na TV foi aos 19 anos de idade, na sitcom neozelandesa Funny Business, e ela passou a estudar teatro no Canadá. Em 1994, ela apareceu no filme de TV Hercules and the Amazon Women, que levou à série Hércules.

    Embora ela tenha desempenhado vários papéis no universo de Hércules, foi o papel de Xena que se tornou extraordinariamente popular e acabou levando ao seu próprio spin-off, que superou a série principal com 6 temporadas e 134 episódios transmitidos entre 1995 e 2001.

    Universal Television

    Lawless tornou-se um fenômeno televisivo graças a Xena: A Princesa Guerreira, criada por John Schulian e Robert Tapert e produzida por Sam Raimi. Além disso, a bem lembrada série de fantasia a transformou em um ícone entre a comunidade LGBTQIA+, devido ao relacionamento entre Xena e sua companheira de viagem Gabrielle, que era uma referência para a época e que ela posteriormente definiu como "definitivamente gay" e "elas eram casadas".

    Embora esse tenha sido o papel que a tornou um nome conhecido, nenhum de seus papéis posteriores conseguiu ofuscá-lo. Como atriz coadjuvante, a vimos brevemente em séries como Arquivo X, Tarzan, Parks and Recreation, Agents of S.H.I.E.L.D., Veronica Mars, Top of the Lake e Os Simpsons.

    FOX

    Entre seus papéis mais memoráveis, temos D'Anna Biers na reinicialização de Battlestar Galactica ou colaborando novamente com Sam Raimi no primeiro Homem-Aranha e nas séries Spartacus e Ash vs Evil Dead.

    A carreira de Lawless no cinema e na TV depois de Xena não é nada comparada ao que ele teve fora dela. A começar por seu talento musical, que a levou a competir no concurso de música Celebrity Duets e a participar de musicais no teatro.

    Depois, seu ativismo, que começou com o estudo de filosofia na universidade e terminou com seu envolvimento em assembleias da ONU e participação ativa em movimentos de combate às mudanças climáticas. De fato, ela foi presa em 2012 por entrar em um navio de perfuração da Shell em protesto contra a empresa petrolífera.

    Sem mencionar que ela foi embaixadora do clima para o Greenpeace em 2012 e está muito envolvida não apenas em instituições de caridade ambientais, mas também em causas LGBTQIA+, pesquisas sobre câncer de mama e AIDS.

    Como se isso não bastasse, o cientista Michael Brown a batizou de Xena em homenagem à sua personagem em um planeta anão descoberto em 2005, embora eles tenham finalmente mudado seu nome para Eris (que também aparece na série em sua versão da mitologia latina como Discordia).

    TVNZ 1

    Apesar de atuar em tantas frentes ao mesmo tempo, Lawless ainda está no mundo audiovisual: seja como dubladora em Os Vizinhos Green ou Minions 2: A Origem de Gru, ou estrelando a série My Life is Murder, onde pode dar vazão ao seu fanatismo por crimes reais.

    Xena: A Princesa Guerreira
    Xena: A Princesa Guerreira
    Data de lançamento 1995-09-04 | min
    Séries : Xena: A Princesa Guerreira
    Com Lucy Lawless, Renée O'Connor, Kevin Smith (II)
    Usuários
    4,2

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top