Minha conta
    Imperdível no streaming: Um dos melhores filmes da última década
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Você encontra no Prime Video e na Paramount+ um filme de guerra que não envolve grandes batalhas. Você pode descobrir porque este é um dos melhores filmes da década de 2010 aqui.

    No cinema, a guerra costuma significar batalhas brutais ou sacrifícios heroicos. Na guerra moderna, contudo, os pilares do gênero desempenham um papel cada vez menor. É isso que torna a dica de streaming de hoje tão especial. Porque A Hora Mais Escura (2012), de Kathryn Bigelow, trata da chamada “guerra ao terror”, que também foi travada em câmaras de tortura e salas de conferências.

    Do que se trata A Hora Mais Escura?

    Depois de Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow dirigiu novamente um roteiro de Mark Boal. Desta vez tratou-se de adaptar uma história real do serviço secreto: a caça a Osama Bin Laden.

    Jessica Chastain interpreta Maya, uma analista da CIA encarregada de encontrar o líder da Al-Qaeda, Bin Laden, após os ataques de 11 de setembro de 2001. Uma odisseia de anos começa através de sites secretos da CIA e montanhas de arquivos, mas não importa o que aconteça com Maya, não importa quantos de seus camaradas de armas caiam no esquecimento, ela não desiste. Ela tem que encontrar esse homem e prosseguir nesta missão como se tivesse sido escolhida pessoalmente para fazê-lo por um poder sobrehumano.

    Por que A Hora Mais Escura é um dos melhores filmes da década de 2010?

    A atriz principal tem tudo que precisa para interpretar a heroína apaixonada e simpática que defende uma boa causa em um thriller convencional. Mas Maya não é exatamente isso. Ela parece fria, seu foco na tarefa é alienante. Especialmente quando você considera o que eles verão e tolerarão ao longo do filme em favor de sua tarefa.

    Universal Pictures

    Essa “heroína” é também uma das razões pelas quais A Hora Mais Escura é mais do que apenas um filme de guerra que se centra no trabalho dos serviços secretos. O confronto com as medidas retaliatórias tomadas pelos EUA após o 11 de Setembro é muito mais ambivalente do que se poderia esperar dada a situação inicial.

    O heroísmo acaba aí. Em vez disso, Kathryn Bigelow concentra a produção na metodologia do procedimento, desde as "técnicas aprimoradas de interrogatório" da CIA , ou seja, tortura, até a análise de arquivos e currículos. O que não significa que A Hora Mais Escura não seja um filme emocionante.

    A Hora Mais Escura
    A Hora Mais Escura
    Data de lançamento 15 de fevereiro de 2013 | 2h 29min
    Criador(es): Kathryn Bigelow
    Com Jessica Chastain, Jason Clarke, Joel Edgerton
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Em vez disso, Bigelow consegue contar a tensão de Maya - toda a sua vida levando a um evento - com intensidade crescente. A redução consistente da perspectiva (os motivos dos “opositores” desempenham um papel tão pequeno como os dos decisores políticos nos EUA) torna difícil escapar à atracção das aspirações de Maya. Assim como ela, você rapidamente perde de vista uma questão: o que acontece quando ela atinge seu objetivo?

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top