Minha conta
    HBO decide não encomendar série de Kathryn Bigelow

    Não será dessa vez que a ganhadora do Oscar retornará às telinhas.

    Muito antes de grandes cineastas como Martin Scorsese, David Fincher e Steven Soderbergh realizarem a transição das telonas para a televisão, Kathryn Bigelow já havia tentado a sorte nas telinhas, trabalhando em uma época onde as séries ainda não tinham conquistado o prestígio que possuem hoje em dia.

    Buscando aproveitar a onda da nova Era de Ouro da televisão, Bigelow anunciou um retorno às narrativas seriadas com Mogadishu, Minnesota, obra que seria produzida e distribuída pela HBO. Contudo, a emissora decidiu não dar sequência ao projeto: "Mogadishu, Minnesota não ganhará uma série na HBO. Valorizamos a relação que construímos como o talentoso K’Naan Warsame [rapper e criador da série que receberia produção executiva de Bigelow] e esperamos ter a chance de trabalhar com ele no futuro", declaram os executivos do canal em comunicado oficial divulgado via (Deadline).

    O projeto acompanharia as vidas de jovens somalis que vivem nos Estados Unidos em busca do Sonho Americano. No entanto, a vida para um imigrante, especialmente quando se é um muçulmano em solo norte-americano, não é nada fácil. Divididos entre suas raízes culturais na Somália e o desejo de abraçar o modo de vida estadunidense, os protagonistas da série também teriam que enfrentar a ameaça do recrutamento jihadista.

    Por tratar — ainda que tangecialmente, como frisaram os produtores —, do terrorismo, Mogadishu, Minnesota recebeu inúmeras críticas da comunidade somali porque supostamente retrataria os imigrantes da Somália — e os muçulmanos em geral — como membros ou simpatizantes de grupos terroristas. Ainda segundo a reportagem do Deadline, a instabilidade política que paira sobre os Estados Unidos no momento também não foi favorável à produção Mogadishu, Minnesota. Especula-se que a forte tensão da Era Trump foi um dos motivos para que a HBO decidisse não encomendar uma temporada completa a partir do episódio piloto do seriado, dirigido por Warsame.

    Portanto, nos resta esperar até que Bigelow desenvolva um novo projeto televisivo. Assim como boa parte de suas colegas diretoras — tais como Reed Morano de The Handmaid's Tale, Michelle MacLaren de Breaking Bad e Game of Thrones, e Melina Matsoukas, de Master of None, entre inúmeras outras —, Bigelow utilizou o espaço aberto pela TV como uma forma de aprimorar suas habilidades e se manter no mercado frente à dominação masculina da indústria do entretenimento.

    Apesar do contratempo, Bigelow certamente não vai demorar para encontar um novo projeto televisivo, especialmente considerando a importância que adquiriu na condição de única mulher ganhadora do Oscar de Melhor Direção.

    Detroit, novo filme de Bigelow, chega aos cinemas brasileiros no dia 12 de outubro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top