Minha conta
    Um ótimo filme de ficção científica que todos esquecemos, mas vale a pena revisitar: 3 cenas são puro terror
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    É raro que algo de Steven Spielberg passe despercebido, mas Guerra dos Mundos não recebeu toda a atenção que merecia.

    Não há nada que Steven Spielberg não possa fazer. O cineasta pode realizar o remake de um clássico como Amor, Sublime Amor, a fantasia distópica Jogador Nº 1 ou o magnífico drama The Post - A Guerra Secreta sem pestanejar. Ele é capaz de tudo e quase sempre acerta. Os fracassos são a exceção em sua filmografia, mas em uma carreira tão extensa como a dele, eles são inevitáveis. Um filme que se encontra em algum lugar entre a decepção e o sucesso é Guerra dos Mundos, de 2005.

    Guerra dos Mundos
    Guerra dos Mundos
    Data de lançamento 29 de junho de 2005 | 1h 52min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Tom Cruise, Dakota Fanning, Justin Chatwin
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Paramount+

    Spielberg é provavelmente um dos diretores mais prolíficos que existem, e a prova está no ano de que estamos falando. Em 2005, ele lançou o filme com o qual queria ganhar todos os prêmios, Munique, e também o que seria o sucesso de bilheteria do ano, Guerra dos Mundos, mas caiu no meio do caminho em ambos.

    O primeiro não conseguiu ganhar nenhuma estatueta e acabou sendo um dos filmes de menor bilheteria de sua carreira. O segundo recebeu boas críticas e três indicações ao Oscar - todas técnicas -, mas perdeu algo que todas as produções do diretor têm: o carinho do público.

    Os críticos gostam muito de Spielberg, e o público também, que nunca esquece que ele é o pai dos melhores filmes dos anos 1980: E.T. O Extraterrestre, a saga Indiana Jones, Tubarão... É por isso que é tão surpreendente que Guerra dos Mundos tenha sido um filme notável para a imprensa especializada, mas o público em geral o reprovou imediatamente.

    Apesar disso, o filme conseguiu faturar 606 milhões de dólares em todo o mundo e se tornou o terceiro filme de maior bilheteria do ano nos Estados Unidos. Portanto, não podemos considerá-lo um fracasso, mas seu impacto certamente está muito distante das outras produções do diretor.

    Nunca é um momento ruim para relembrá-lo e aqui está nossa recomendação.

    Ficção científica com momentos de puro terror

    D.R.

    Guerra dos Mundos é um filme de ficção científica com todos os ingredientes que se espera do gênero, mas há três cenas em particular que causam arrepios. De repente, o filme se transforma em um puro filme de terror, provando mais uma vez que Spielberg é capaz de combinar diferentes gêneros de forma impecável.

    Como você deve se lembrar, Tom Cruise interpreta um trabalhador portuário divorciado chamado Ray Ferrier. Em um fim de semana, ele recebe a visita de seus filhos, Rachel (Dakota Fanning) e Robbie (Justin Chatwin), no momento em que alienígenas atacam a Terra e colocam a humanidade em perigo. Na luta de Ray pela sobrevivência, há três cenas em particular que ficam na memória.

    O rio de cadáveres testemunhado pela pequena Rachel. Surpreendentemente, o filme mostra a devastação do ataque alienígena da maneira mais sutil e arrepiante possível: com dezenas de corpos flutuando enquanto são arrastados pela correnteza.

    O ataque à balsa. Outro momento chocante do filme ocorre quando um grande grupo de pessoas está tentando embarcar em uma balsa para um lugar seguro. Enquanto esperam para embarcar, um dos alienígenas aparece e, em pânico, todos correm para tentar entrar o mais rápido possível. Essa sequência deixa os cabelos em pé porque é muito autêntica e lembra diversas imagens de debandadas que, infelizmente, ocorreram na vida real.

    D.R.

    E a cena mais sangrenta. No topo do ranking das cenas mais aterrorizantes do filme está aquela protagonizada por Tim Robbins. Os protagonistas estão no porão do psicopata quando descobrem que os invasores estão estripando pessoas vivas e espalhando seu sangue por todo o local.

    Três momentos que comprovam que Guerra dos Mundos é uma joia de Spielberg que passou despercebida e que vale a pena rever. Você pode assisti-lo por streaming no Paramount+.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top