Minha conta
    “É difícil lidar com a perfeição”: Um dos melhores filmes de ficção científica de Steven Spielberg tem uma classificação extremamente baixa e os fãs estão desesperados por explicações
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    A obra-prima de ficção científica de Steven Spielberg é realmente um lixo? No Rotten Tomatoes, seu fantástico terror alienígena está sendo punido pelos fãs. Há boas explicações para isso.

    Será que Steven Spielberg criou uma obra-prima ou os críticos estão completamente errados em suas opiniões? Guerra dos Mundos foi lançado há 18 anos. Nesse terror de ficção científica, Tom Cruise protege sua família de uma invasão alienígena e da população americana em pânico. Os críticos adoram o remake de Spielberg do clássico de 1953, mas ele se sai muito pior com o público.

    Guerra dos Mundos
    Guerra dos Mundos
    Data de lançamento 29 de junho de 2005 | 1h 52min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Tom Cruise, Dakota Fanning, Justin Chatwin
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Paramount+

    A baixa classificação do Rotten Tomatoes para Guerra dos Mundos confunde os fãs

    “Alguém pode explicar?”. O apelo desesperado vem do usuário do X, Matthieu Côté. Ele notou na plataforma de classificação Rotten Tomatoes que as notas dos críticos e do público (Audience Score) estavam muito distantes – em 34%. Como se os grupos tivessem assistido a dois filmes diferentes.

    Uma observação: o método que o Rotten Tomatoes usa para calcular suas classificações é controverso. Em termos gerais, as pontuações não são compostas pela média das classificações realmente dadas. Em vez disso, elas representam um reflexo total da “aprovação” básica. As porcentagens mostram quantas pessoas gostaram - ou não gostaram - de um filme. Os graus de entusiasmo (ou desaprovação) são perdidos.

    Sempre há discrepâncias entre os críticos e o público, até mesmo na direção oposta. Mas uma diferença como essa em Guerra dos Mundos é bastante rara. O que aconteceu lá?

    A impopularidade de Guerra dos Mundos entre os fãs: 4 explicações muito boas

    1 - A culpa é da atmosfera deprimente

    O jornalista de cinema Brendan Hodges ofereceu a seguinte explicação após o post no X, que, em retrospecto, parece plausível: “A Guerra dos Mundos coloca o trauma, o medo e a ansiedade da família muitas vezes (intencionalmente) desagradável no centro da narrativa e do trabalho de câmera, com Spielberg evocando a iconografia do 11 de setembro, trens em chamas e violência da multidão. É um filme perturbador e não é o que o público queria em 2005.”

    2 - A culpa é de Tom Cruise

    D.R.

    Bilge Ebiri, da Vulture, vê o problema não no filme em si, mas em seu ambiente: “Tom Cruise arruinou sua imagem pública durante a caótica turnê de imprensa de Guerra dos Mundos. Tenho certeza de que grande parte dos baixos índices de audiência pode ser atribuída a esse fato. (O filme foi, na verdade, um grande sucesso de bilheteria).”

    3 - “É difícil lidar com a perfeição”

    Não é totalmente sério. Mas o tweet resume bem a falta de compreensão que prevalece em muitas partes da discussão.

    4 - O final pode ter decepcionado os fãs

    Steven Spielberg também não ficou satisfeito com o final. Guerra dos Mundos conclui sua trama de forma bastante abrupta. Não há uma grande batalha, como os espectadores estavam acostumados em filmes de invasão como Independence Day. Os alienígenas morrem na atmosfera da Terra. A grande recompensa ocorre em um nível muito pessoal, quando o personagem de Tom Cruise luta até a morte com o eremita (Tim Robbins). Isso pode contribuir para uma decepção, bastante compreensível, que no final prevalece e obscurece a impressão geral.

    Em última análise, todos esses fatores provavelmente contribuíram igualmente para que Guerra dos Mundos tivesse uma posição bastante fraca entre os fãs de ficção científica. Se quiser fazer uma nova análise do filme com essas perspectivas, você pode assisti-lo no streaming pelo Paramount+.

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top