Minha conta
    5 mil dólares em dinheiro vivo só para manter Robert De Niro feliz: O pedido que Scorsese teve que engolir
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Uma exigência inusitada durante o set de filmagens do filme Os Bons Companheiros.

    Martin Scorsese é frequentemente – e injustamente – acusado de fazer apenas filmes de máfia, mas a verdade é que, no final dos anos 1980, ele não tinha intenção de fazer outro longa-metragem do gênero. Mas, quando estava trabalhando em A Cor do Dinheiro (a sequência de Desafio à Corrupção), ele se deparou com uma cópia de Wiseguy, um romance que retratava os gângsteres da maneira mais honesta que o diretor já havia lido.

    Ele ligou para o autor, Nicholas PIleggi, para lhe dizer que aquele era o livro que ele estava esperando por toda a sua vida. O autor respondeu o que todos nós diríamos na época: “Este é o telefonema pelo qual esperei a vida inteira”. Assim nasceu Os Bons Companheiros.

    Os Bons Companheiros
    Os Bons Companheiros
    Data de lançamento 1990 | 2h 25min
    Criador(es): Martin Scorsese
    Com Ray Liotta, Robert De Niro, Joe Pesci
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Max

    Sem notas falsas

    Um filme com Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci, Os Bons Companheiros acabou formando um elenco dos sonhos para uma filmagem que Scorsese já havia planejado totalmente através de storyboards devido ao seu estilo frenético. Curiosamente, ao conceber a aparência do filme, ele não se baseou em um filme de máfia ou de ação, mas nos primeiros minutos de Jules e Jim - Uma Mulher para Dois.

    Além disso, os atores tiveram liberdade para improvisar seus textos, o que fez com que alguns deles acabassem exagerando um pouco. Robert De Niro, por exemplo, não conseguiu se concentrar em uma cena em que tinha que contar dinheiro. O motivo foi que ele não gostou da sensação das notas falsas, o que obrigou a equipe a ir a um caixa eletrônico e tirar 5 mil dólares reais do seu bolso.

    Após cada tomada, ninguém podia deixar o set sem devolver cada nota. Não que eles não confiassem em De Niro, é claro, mas nunca se sabe.

    Warner

    O filme foi um sucesso moderado de bilheteria, recebeu seis indicações ao Oscar (ganhou uma estatueta para Joe Pesci), deu a Scorsese o Leão de Prata em Veneza e acrescentou mais um ponto a uma carreira repleta de obras-primas.

    Mais tarde ele voltou a fazer filmes de máfia, é claro, embora com O Irlandês ele tenha marcado um antes e um depois: um drama triste e mais melancólico do que comovente. Mas essa é outra história.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top