Minha conta
    Napoleão: Essa cena poderia ter feito o final ser visto de forma MUITO diferente
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Uma curta cena situada pouco antes da Batalha de Waterloo, que Ridley Scott decidiu no último momento não filmar, poderia ter feito a ligação com a cena final do filme.

    ATENÇÃO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE NAPOLEÃO

    É um eufemismo dizer que o Napoleão de Ridley Scott causa divergência. Entre os defensores da liberdade artística e ficcional reivindicada pelo cineasta, e os historiadores (pelo menos alguns deles) que se veem estrangulados por certas escolhas problemáticas - para não dizer erráticas - do realizador, o material crítico é particularmente abundante. O que não importa tanto para Scott, que silenciosamente varre tudo para debaixo do tapete.

    Napoleão: O que é verdadeiro e o que é ficção em épico histórico dirigido por Ridley Scott?

    Scott termina assim a sua narrativa na ilha de Santa Helena, onde Napoleão vive exilado pela segunda vez - que desta vez será definitiva. Colocado sob o controle estrito de seu carcereiro britânico, o Imperador caído definha, assombrado pela voz de Josephine.

    Como no final de O Poderoso Chefão III, que viu um velho Michael Corleone relembrando as memórias de seu passado com sua família, sentado em uma pequena poltrona instalada em um pátio antes de desmaiar, Napoleão olha para duas meninas brincando com gravetos no jardim de sua prisão domiciliar em Longwood.

    “Você sabe quem incendiou Moscou?” ele diz a elas. Respondendo afirmativamente, as jovens dizem que são os russos. “Não, sou eu”, ele responde. Antes de literalmente cair para fora de cena um pouco mais tarde, diminuído e desgastado pelos anos.

    É também uma forma de especular, sem demonstrar diretamente, sobre a doença do imperador que acabou o vencendo em 5 de maio de 1821. Se os rumores colocam a responsabilidade pelo envenenamento por arsênico, Napoleão também teria poderia ter morrido, na verdade, de câncer de estômago.

    Napoleão: Como a diferença de idade entre Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby reforça uma tendência de Hollywood

    Napoleão "sentado no trono"

    Todavia, o diretor havia planejado a filmagem de uma cena ou plano que aconteceria com muito mais antecedência, pouco antes da Batalha de Waterloo. Mas que permanecerá no estado de storyboard e, portanto, nunca será filmado. Esta filmagem mostraria o Imperador sentado no vaso sanitário, notando sangue em suas fezes. O provável resultado de hemorroidas, comum entre os cavaleiros que passavam muito tempo a cavalo.

    Ou, uma forma de falar em câncer de estômago. A presença de sangue nas fezes representando um sintoma tanto de câncer colorretal quanto de câncer de estômago. As fezes podem ter uma cor avermelhada se o sangramento estiver presente na parte inferior do sistema digestivo. O que poderia ter feito uma possível ligação com a cena final do filme.

    Ridley Scott, todavia, cortou a filmagem desta cena no último momento, como explicou em sua longa entrevista publicada na New Yorker: "à medida que me aproximava da data de lançamento do filme, não tive coragem de transformá-lo".

    Napoleão
    Napoleão
    Data de lançamento 23 de novembro de 2023 | 2h 38min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Joaquin Phoenix, Vanessa Kirby, Tahar Rahim
    Imprensa
    2,8
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista Agora em AppleTV+

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top