Minha conta
    Uma das melhores cenas de Homem-Aranha teve que ser filmada 156 vezes (!) antes de finalmente ser lançada!
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Não é incomum que algumas cenas precisem ser filmadas com mais frequência para funcionarem, e isso aconteceu com Homem-Aranha de 2002.

    O cinema moderno de super-heróis foi revolucionado e ganhou impulso com Homem-Aranha de 2002. O blockbuster de Sam Raimi não foi o menos responsável pelo fato de hoje vermos adaptações de quadrinhos regularmente. Esse primeiro filme não só foi muito bem recebido e teve críticas positivas, mas também teve bastante sucesso de bilheteria.

    O fato de Homem-Aranha ter conseguido se tornar um sucesso também se deveu ao fato de Sam Raimi e seu elenco e equipe não pouparem esforços para criar o melhor resultado possível. Para uma cena específica, foi necessário filmar um total de 156 tomadas até que fosse finalmente finalizada para total satisfação de todos os envolvidos.

    Uma maratona de 16 horas em Homem-Aranha

    Homem-Aranha
    Homem-Aranha
    Data de lançamento 17 de maio de 2002 | 2h 01min
    Criador(es): Sam Raimi
    Com Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Max

    Todos nos lembramos do momento: Peter (Tobey Maguire) acaba de descobrir seus poderes. No refeitório da escola, Mary Jane (Kirsten Dunst), seu verdadeiro amor, passa por ele e escorrega no suco derramado. Peter então não apenas evita que Mary Jane caia no chão, mas também pega toda a comida voando pelo ar que estava anteriormente na bandeja de comida de MJ. A razão pela qual a cena parece tão real é porque não houve CGI usado aqui – Tobey Maguire realmente mostrou seus reflexos aqui.

    Sim, foram necessárias 156 tentativas (e demoraram 16 horas), mas no final valeu a pena. A sequência da cafeteria é uma das mais memoráveis ​​de todo o filme, e logo depois Peter também briga com os valentões da escola que o intimidam constantemente. O fato de a bandeja de comida ter caído no chão 156 vezes antes que a cena finalmente tivesse sucesso se deveu à atitude de Sam Raimi em relação à produção cinematográfica prática.

    Raimi é um grande defensor dos efeitos artesanais. Originalmente, pelo o que dizem, a cena deveria ser filmada digitalmente até que alguém teve a ideia de ficar em frente à câmera e simplesmente deixar cair toda a comida. Raimi se comprometeu a filmar a cena "de verdade", o que a Sony não gostou nada e, dadas as muitas tentativas, quase fez com que a cena fosse totalmente excluída do filme. No final – felizmente – tudo correu bem.

    No comentário de áudio do DVD de Homem-Aranha, Kirsten Dunst também afirmou que a cena depende apenas das habilidades de Tobey Maguire – mesmo que tenha havido alguns truques nos bastidores: "A propósito, isso não é CGI, isso é tudo. Tobey, o que é bastante impressionante. Usaram cola para colar a mão dele na bandeja". Uma ajuda que em nada prejudica a atuação de Tobey Maguire e o comprometimento de Sam Raimi com a cena.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top