Minha conta
    Imperdível no streaming: Steven Spielberg não gosta deste filme, mas é um de seus trabalhos mais icônicos
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Este longa-metragem infantil, rejeitado pelo diretor Steven Spielberg, está disponível no Prime Video.

    Volte à infância com um dos filmes mais icônicos de Steven Spielberg, mas também um dos trabalhos que o diretor decidiu renegar. Lançado nos cinemas em abril de 1992, Hook - A Volta do Capitão Gancho foi concebido como uma sequência direta da famosa história de Peter Pan, tirada do romance infantil escrito por J.M. Barrie.

    A história acompanha várias crianças – Wendy e seus irmãos John e Michael – que são levadas por Peter Pan e Sininho para a Terra do Nunca. Juntando-se ao grupo de crianças perdidas em sua luta contra o pirata Capitão Gancho, nossos três jovens heróis se deparam com uma aventura fantástica. Antes de voltarem para sua terra natal, a Inglaterra, Peter promete a Wendy que irá visitá-los em seu próprio mundo.

    Hook - A Volta do Capitão Gancho
    Hook - A Volta do Capitão Gancho
    Data de lançamento 16 de janeiro de 1992 | 2h 16min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Robin Williams, Dustin Hoffman, Julia Roberts
    Usuários
    3,8
    Assista agora

    O filme de Spielberg se passa várias décadas após essas aventuras. Cumprindo sua promessa, Peter visitou Wendy várias vezes – notando a cada uma de suas visitas como sua amiga está envelhecendo. Tendo se apaixonado por sua neta Moira, Peter decidiu ficar neste mundo para se casar com ela.

    Os anos apagaram gradualmente as memórias de Peter, e a antiga criança perdida se tornou um advogado obcecado por seu trabalho. Para desgosto de seus filhos Jack e Maggie, que se sentem negligenciados pelo pai amoroso, mas ausente.

    Amblin Entertainment

    Um ator substituto que se revelou perfeito

    Especializado em papéis cômicos de adultos que mantiveram seu espírito infantil, Robin Williams ficou com o papel de Peter Banning, o antigo Peter Pan que precisa redescobrir sua magia de outrora para salvar seus filhos presos pelo Capitão Gancho.

    No entanto, o ator americano não foi a primeira escolha de Steven Spielberg, já que o diretor originalmente queria fazer Michael Jackson como Peter e David Bowie como Gancho.

    No entanto, a recusa deste último forçou o diretor a reconsiderar seus planos e, no final, foram Robin Williams e Dustin Hoffman que ficaram com os papéis principais do filme, enquanto o papel de Sininho foi dado a Julia Roberts, que era desconhecida do público em geral na época.

    Uma sequência ambiciosa de um clássico infantil, Hook não se esquiva de temas mais sombrios, como o abandono (por meio de flashbacks da infância de Peter) e a morte do líder das crianças perdidas, Rufio.

    Amblin Entertainment

    De modo geral, o filme opta por um tom leve, beirando a paródia: notavelmente quando a peruca do Capitão Gancho voa durante uma luta de espadas, quando as crianças perdidas se rebelam contra as lições paternalistas de Peter ou por meio da participação especial de Glenn Close como um pirata barbudo.

    Para muitos cinéfilos que cresceram nos anos 1990, Hook continua sendo uma obra nostálgica que muitos revisitam anualmente, principalmente na época das festas. Mas, ironicamente, as críticas mais severas ao filme vieram... do próprio Steven Spielberg!

    Em 2016, durante o Festival de Cannes, o diretor americano disse ao AlloCiné, site parceiro do AdoroCinema, que “não gostava” de Hook, embora seus filhos tenham adorado o filme. Um comentário que já tinha sido dito anteriormente para a revista britânica Empire:

    Eu me senti como um peixe fora d'água ao fazer Hook. Não confiava no roteiro, com exceção do primeiro ato e do epílogo. Não tinha confiança no corpo do filme. (...) Eu não sabia realmente o que estava fazendo e estava tentando disfarçar minhas incertezas valorizando a produção. Quanto mais eu não tinha confiança, mais coloridos ficavam os cenários.

    Se você quiser conferir, Hook - A Volta do Capitão Gancho está disponível no Prime Video.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top