Minha conta
    Taylor Swift desafiou indústria cinematográfica com novo filme e até Christopher Nolan já opinou: "Essa é a verdade"
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Produzido pela cantora e exibido sem a mediação de distribuidores ou estúdios, o filme-concerto The Eras Tour está pronto para abrir novos caminhos no mercado cinematográfico.

    Até cerca de dois meses atrás, muitos de nós acreditávamos que as revoluções cinematográficas de 2023, pelo menos em termos de impacto e bilheteria, seriam o trio Super Mario Bros. - O Filme, Barbie e Oppenheimer. Mas onde cabem três, também cabem quatro, e a esses três sucessos indiscutíveis devemos acrescentar uma artista que, apesar de não atingir números astronômicos no cinema como os dos títulos mencionados, conseguiu virar o setor de cabeça para baixo.

    Estamos nos referindo, é claro, a Taylor Swift, cujo filme-concerto The Eras Tour arrecadou mais de 123,5 milhões de dólares em todo o mundo (até a primeira metade do mês de outubro), sendo que 92,8 milhões vieram de seu lançamento nos Estados Unidos. Até aí tudo bem, mas o que há de tão especial e revolucionário nisso?

    Desafiando o setor

    Taylor Swift Productions

    Além do fato de um filme de concerto ter liderado a bilheteria dos EUA e ter entrado automaticamente para a lista dos 30 melhores do ano, superando Gran Turismo: De Jogador a Corredor, a particularidade da questão está em seu modelo de produção e distribuição, que foge da dinâmica tradicional e custou ao projeto atender as expectativas de bilheteria que foram depositadas nele.

    O segredo de The Eras Tour no setor é que Taylor Swift está produzindo sob sua própria marca, a Taylor Swift Productions, e fechando um acordo de distribuição que não envolve intermediários, sendo feito diretamente com a rede AMC. Isso, de acordo com um executivo de estúdio anônimo contatado pelo The Hollywood Reporter, fez com que o filme “deixasse dinheiro na mesa por não ter profissionais para cuidar dele”.

    Do outro lado da moeda, Havid Herrin, fundador da empresa de pesquisa e análise de filmes The Quorum, não hesita em considerar o filme um sucesso. “Mesmo que o filme tivesse tido todos os recursos de marketing de um estúdio, não tenho certeza de que o público teria aumentado. É um público limitado, e acho que o filme agradou a todos eles”, afirma.

    Taylor Swift Productions

    O que ficou claro é que a abordagem de Taylor Swift à indústria cinematográfica pode marcar um antes e um depois. Ninguém menos do que o diretor Christopher Nolan contribuiu com seu ponto de vista sobre o assunto durante um evento na Universidade da Cidade de Nova Iorque, no qual, é claro, ele não hesitou em defender a exibição nas telonas.

    Taylor Swift está prestes a dar uma aula para os estúdios, porque seu filme não está sendo distribuído por eles, mas por uma rede de cinemas, a AMC, e ele vai ganhar muito dinheiro. E a questão é a seguinte: [a exibição nos cinemas] é uma janela e uma forma de ver as coisas e compartilhar histórias ou experiências que são incrivelmente valiosas. E se [os estúdios] não quiserem, outra pessoa vai querer. Essa é a verdade

    Uma questão de etiqueta

    No entanto, o que se espera de uma sessão de cinema em termos de etiqueta, somado à promoção que tanto Taylor Swift quanto a AMC fizeram para a The Eras Tour (incentivando o público a cantar e dançar durante as mais de duas horas e meia de duração), pode ter afetado negativamente a bilheteria. Especificamente, de acordo com um executivo de estúdio, “os adultos mais velhos, em particular, podem ter recuado por causa disso e decidido não assistir ao filme”.

    Se levarmos em conta que apenas 18% dos espectadores adultos tinham mais de 35 anos e que, de acordo com uma pesquisa do Morning Concert, a Geração X e os Baby Boomers representam 21% e 23%, respectivamente, da base de fãs de Taylor Swift, a teoria está começando a fazer sentido. Ainda mais depois de ver algumas amostras do que aconteceu em alguns cinemas durante o fim de semana de estreia.

    Não é de se surpreender que as redes sociais tenham sido preenchidas com vídeos de fãs comemorando o evento cinematográfico, mas também de outros se arrependendo de ter comprado o ingresso. No X (antigo Twitter), uma fã publicou um pequeno vídeo em que se podia ver um grupo de pessoas cantando e dançando com as lanternas de seus celulares acesas, acompanhado do texto: “Estou na pior exibição de todos os tempos, não consigo nem ouvir a Taylor”.

    Esses casos levaram a própria AMC a emitir um comunicado com recomendações para os Swifties que estão mais dispostos a se divertir: “Incentivamos a dança e o canto durante esse evento de filme-concerto, mas, por favor, não dance em nossos assentos nem bloqueie a visão, a passagem ou a saída segura de outros espectadores”.

    Taylor Swift Productions

    No entanto, sabendo como Hollywood funciona, é de se esperar que esse tipo de produto comece a se proliferar rapidamente. Isso é senso comum e é reforçado pela fonte do The Hollywood Reporter relacionada ao ramo de exibição:

    “Haverá mais dessas exibições no próximo ano, com todo mundo tentando obter os mesmos lucros. No geral, fico feliz que tenha acontecido, porque foi um presente com ótimos números de abertura que levaram as pessoas ao cinema. Mas acho que há muito a aprender e levar em consideração nas próximas semanas e meses.”

    Por enquanto, só nos resta esperar para ver se o fenômeno de The Eras Tour continuará imbatível nas próximas semanas contra o longa-metragem Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese, que também está em cartaz. Ou se, por outro lado, seu público em potencial já adquiriu os ingressos para as sessões e a magia vai desaparecer sem nenhuma progressão.

    Taylor Swift: The Eras Tour
    Taylor Swift: The Eras Tour
    Data de lançamento 3 de novembro de 2023 | 2h 49min
    Criador(es): Sam Wrench
    Com Taylor Swift
    Usuários
    3,8

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top