Minha conta
    Coringa na Tela Quente (09/10): Joaquin Phoenix se baseou em distúrbio real para interpretar vilão do Batman neste filme vencedor do Oscar
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Com baixíssimo orçamento, produção de Todd Phillips conquistou mais de 1 bilhão de dólares na bilheteria mundial.

    Na onda da spooky season impulsionada pelo mês de Halloween, a TV Globo selecionou um filme de peso para a sua Tela Quente: Coringa. Estrelado por Joaquin Phoenix e dirigido por Todd Phillips, conhecido por Cães de Guerra e Se Beber, Não Case! Parte III, este é considerado um dos maiores sucessos da DC Studios.

    Em Coringa, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

    "Pequeno demônio": É assim que o Coringa fez Joaquin Phoenix conseguir novo papel em filme aguardado de 2023

    Além de Phoenix, o longa ainda conta com Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy, Brett Cullen, Shea Whigham, Bill Camp e Glenn Fleshler no elenco.

    Coringa será exibido às 23h15, após Todas as Flores. Para quem perder a transmissão, o projeto pode ser visto também na HBO Max e no Prime Video.

    Coringa
    Coringa
    Data de lançamento 3 de outubro de 2019 | 2h 02min
    Criador(es): Todd Phillips
    Com Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    Oscar

    Dificilmente filmes de super-heróis ganham destaque nas categorias principais do Oscar, já que normalmente ficam apenas na parte técnica da honraria. Entre os longas que tiveram caminhos diferentes na premiação podemos citar Pantera Negra, Homem-Aranha no Aranhaverso e Batman: O Cavaleiro das Trevas. Coringa se juntou ao grupo ao receber nada menos do que 11 indicações. Destas, conquistou as estatuetas de Melhor Ator, para Joaquin Phoenix, e Melhor Trilha Sonora.

    Bilheteria e avaliações da crítica

    Quando as pessoas citam o sucesso de Coringa, não são apenas palavras ao vento. O longa conquistou diversos prêmios, incluindo os votos da Academia como citado acima, mas também fez uma bilheteria grandiosa para a Warner Bros.

    Coringa: O grande sacrifício de Joaquin Phoenix para protagonizar o filme da DC

    Com um orçamento estimado de 55 milhões de dólares, o filme conquistou pouco mais de 1 bilhão de dólares globalmente. Pela crítica do AdoroCinema, o longa conquistou a nota máxima (5), pois trata-se de "um filme brilhante pela forma como foi construído: a partir de um fundo psicológico calcado apenas na vida real, de forma que sua transformação seja verossímil não só em Gotham CIty, mas em qualquer cidade nas mesmas condições de desigualdade social".

    Sequência

    Warner Bros.

    Intitulada Joker: Folie à Deux, a sequência de Coringa está confirmada, gravada e tem a estreia prevista para pouco menos de um ano, em 4 de outubro de 2024. Com Lady Gaga no papel de Arlequina, a continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.

    Coringa 2
    Coringa 2
    Criador(es): Todd Phillips
    Com Joaquin Phoenix, Lady Gaga, Zazie Beetz
    Data de lançamento 3 de outubro de 2024

    Inspiração na vida real

    Durante a divulgação do projeto, Joaquin Phoenix disse que se baseou em "vídeos de pessoas que sofrem de riso patológico". Trata-se de um distúrbio da vida real que faz com que pessoas sofram com ataques de riso incontroláveis em situações de tensão ou estresse. Apesar de não ser comum, esses ataques podem ter graves consequências como a interrupção do fluxo de oxigênio.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top