Minha conta
    "Fui censurada por falar da liberdade da mulher": Este filme brasileiro vai ganhar uma nova vida após 50 anos, depois de ter sido proibido na ditadura militar
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O longa-metragem é dirigido por Tereza Trautman.

    Cinemateca Brasileira

    O Festival do Rio 2023 começa nesta quinta-feira (5) e conta com produções brasileiras em peso. Entre elas, está Os Homens Que Eu Tive, filme lançado em 1973 e censurado na época da ditadura militar no Brasil, cuja liberação do material só aconteceu em 1980.

    Agora, o longa-metragem foi restaurado em 4K e vai estrear no Festival do Rio, na Mostra Cinemateca Brasileira. As exibições vão acontecer nos dias 9, 13 e 16 de outubro — vale conferir no site do evento qual é o cinema mais perto de você.

    Em 1973, a diretora Tereza Trautman tinha apenas 21 anos quando escreveu e dirigiu o filme, que não durou muito tempo no circuito devido à forte mensagem de liberdade sexual feminina. Com elenco formado por Darlene Glória, Arduíno Colassanti, Gracindo Júnior, Gabriel Archanjo, Ítala Nandi e Milton Moraes, o longa-metragem foi a frente de seu tempo ao falar sobre um casamento aberto.

    Os Homens que eu tive
    Os Homens que eu tive
    Data de lançamento 1 de agosto de 1973 | 1h 25min
    Criador(es): Tereza Trautman
    Com Darlene Gloria, Milton Moraes, Arduíno Colasanti

    No enredo de Os Homens Que Eu Tive, acompanhamos Pity, uma mulher que leva uma vida livre e alegre ao lado de seu marido Dode, um rapaz de mente aberta, e de seu namorado Sílvio sob o mesmo teto. Ao longo da trama, a protagonista tenta entender seus desejos e busca por diferentes maneiras de saciá-los.

    "É uma alegria poder apresentar Os Homens Que Eu Tive restaurado estreando no Festival do Rio. Fiz o filme e fui censurada em 1973 por falar da liberdade e da individualidade da mulher. Estou muito feliz com este momento e me orgulho de ter feito esse filme aos 21 anos", contou Tereza Trautman em comunicado à imprensa.

    *Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top