Minha conta
    A perturbadora cena de exorcismo que foi removida deste icônico filme de terror
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Nos filmes de terror, algumas cenas desafiam os limites do que é perturbador e são tão intensas que até os diretores decidem deixá-las de fora da edição final.

    Muitas vezes citado como um dos maiores e mais assustadores filmes de terror já feitos, O Exorcista, dirigido por William Friedkin em 1973, continua sendo referência para filmes de possessão demoníaca (como O Exorcismo de Emily Rose, Invocação do Mal e O Exorcista do Papa) 50 anos após sua estreia. Baseado no romance de William Peter Blatty, esta obra foi um sucesso comercial e de crítica, e um dos poucos filmes de terror que alcançou renome por surpreender espectadores não interessados ​​no gênero.

    A franquia, que está retornando aos cinemas com O Exorcista - O Devoto, é repleta de momentos icônicos, incluindo a cabeça de Regan (Linda Blair) girando 360º ou a famosa cena do crucifixo. Mas um momento levou décadas para ser notado, a cena do "andar de aranha", que Regan desce as escadas de costas com as mãos e a boca cheia de sangue.

    Por que o "andar de aranha" de Regan foi removido (e depois restaurado) de O Exorcista?

    Warner Bros. Pictures

    A razão pela qual passou despercebido é que o "andar de aranha" foi removido do lançamento inicial do filme em 1973 e só foi restaurado mais tarde. A cena não foi interpretada por Linda Blair, mas pela dublê Ann Miles. Na verdade, foram filmadas duas versões da cena, uma mais próxima do livro, em que Regan se vira e rasteja em direção a Sharon (Kitty Winn), além de mostrar uma língua de cobra. A outra versão, bem mais conhecida pelos fãs, tem Regan com sangue na boca no final. William Friedkin, contra a vontade do escritor, optou por retirar a cena da versão lançada por diversos fatores.

    Acima de tudo, o diretor de Operação França sentiu que a cena era um efeito muito especial tão cedo na história, minando o impacto que Chris MacNeil (Ellen Burstyn) acabara de saber da morte de Burke Dennings (Jack MacGowran) e que o os cabos usados ​​para fazer o truque funcionar eram muito óbvios e prejudicavam a qualidade do momento.

    O Exorcista
    O Exorcista
    Data de lançamento 29 de julho de 1974 | 2h 01min
    Criador(es): William Friedkin
    Com Linda Blair, Ellen Burstyn, Max von Sydow
    Usuários
    4,5

    Em 2000, Friedkin preparou uma versão estendida de O Exorcista originalmente com o subtítulo "A versão que você nunca viu". Nesse corte, o diretor reinseriu a versão sangrenta do "andar de aranha", usando CGI para apagar os fios e remasterizando a filmagem para combinar com o resto do filme, para alegria do autor William Peter Blatty.

    Embora muitos fãs estivessem familiarizados com a cena, e ela tenha sido incluída como uma cena excluída em um lançamento anterior em DVD, vê-la polida e colocada de volta no filme permitiu que muitos a vissem sob uma nova luz, tornando-se a sequência favorita de muitos desde então. Curiosamente, alguns fãs acham que sua inclusão cria um buraco na trama, como se Regan pudesse sair de seu quarto e atacar a qualquer momento.

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top