Minha conta
    Christopher Nolan venera este grande filme de guerra: "É um dos meus favoritos"
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Lançado em 1999 e movido pelo sucesso de O Resgate Soldado Ryan, não só no Oscar como também nas bilheteiras, Além da Linha Vermelha é, no entanto, um grande filme de guerra assinado por um cineasta que regressa ao cinema após 20 anos de ausência.

    Em 1999, O Resgate do Soldado Ryan invadiu o Oscar ao ganhar 5 estatuetas, incluindo Melhor Diretor para Steven Spielberg. Além da Linha Vermelha, que marca o grande retorno de Terrence Malick ao cinema após 20 anos de ausência, segue condenado à obscuridade, com 7 indicações ao Oscar, e nenhum prêmio naquela noite.

    Nem mesmo o prêmio de Melhor Fotografia, para sublinhar o trabalho excepcional do diretor de fotografia John Toll, que às vezes passava horas inteiras esperando a luz certa.

    Além da Linha Vermelha
    Além da Linha Vermelha
    Data de lançamento 26 de fevereiro de 1999 | 2h 50min
    Criador(es): Terrence Malick
    Com Sean Penn, Jim Caviezel, Nick Nolte
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Star +

    A falta de recompensa naquela noite é ainda mais prejudicial porque Além da Linha Vermelha é, por assim dizer, um exemplo bastante raro de filme de guerra com certa profundidade filosófica, produzido em grande parte por um mestre. Um risco real, que infelizmente não compensou, já que o filme não arrecadou nem US$ 100 milhões mundialmente, enquanto o filme de Spielberg arrecadou mais de US$ 480 milhões. Mesmo com seu elenco extraordinário.

    Christopher Nolan adora esta obra-prima de Steven Spielberg e sabia que Dunkirk não poderia competir com ela

    Neste sublime poema e reflexão sobre a cultura e a natureza que dá e que tira, sobre a (sobre)vida e a morte no seio de uma natureza hostil, sobre o pensamento e a linguagem, sobre a humanidade e a desumanidade, Malick, o panteísta, planta uma fabulosa galeria de personagens, os quais acabam, no final, sendo engolfados pelas forças vingativas da Mãe Natureza.

    Fox 2000 Pictures

    "O mundo e a vida são um só", disse o grande filósofo da linguagem Ludwig Wittgenstein. Um autor de quem Malick é um profundo admirador, e um pensamento que o cineasta endossa maravilhosamente com este filme, sublimado pela música hipnótica de Hans Zimmer que aqui assina talvez a sua mais bela trilha sonora.

    No final, não ficamos muito surpresos ao descobrir que Além da Linha Vermelha também está nos favoritos pessoais de Christopher Nolan, que havia mencionado este filme na época do lançamento de seu filme Dunkirk. “É um dos meus filmes favoritos, um dos longas que mais admiro. Não influenciou muito Dunkirk, mas muitos dos meus outros filmes foram inspirados nele. Acho que Amnésia deve muito a ele”, comentou.

    Nós projetamos para nós mesmos antes de fazermos Dunkirk, mas o paralelo é irrelevante, exceto na atemporalidade do estilo, de sua própria textura. Parece muito acessível e contemporâneo, mesmo quando fala sobre o mundo da Segunda Guerra Mundial; fomos muito ansiosos para que essa dimensão apareça na textura do filme. Mas se as duas abordagens artísticas e o que elas dizem sobre a história são próximas, o paralelo acaba aí.

    Além da Linha Vermelha está disponível no Star+. Se você ainda não viu esse filme extraordinário, sabe o que precisa fazer.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top