Minha conta
    Já viu? Este é um dos filmes de terror e ficção científica mais influentes e claustrofóbicos dos últimos anos - precisa ter estômago
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    A obra essencial de Vincenzo Natali.

    Propostas audiovisuais com temática claustrofóbica já eram comuns antes da pandemia, mas isso pode abrir as portas para mais filmes ou séries voltadas para a ameaça dos espaços fechados. Ou porque, criativamente, há artistas que querem sair do confinamento ou porque a logística impõe poucos e muitos locais limitados.

    No entanto, coisas de qualidade variável, como a franquia Escape Room ou Labirinto do Terror, já estão se tornando populares, e todos com DNA bastante comum. Uma identidade que lembra muito aqueles clássicos cult que nasceram com poucas expectativas, mas se tornaram uma referência estética ou temática. Estamos falando, é claro, sobre Cubo.

    Cubo
    Cubo
    Data de lançamento 1 de maio de 2021 | 1h 26min
    Criador(es): Vincenzo Natali
    Com Maurice Dean Wint, Nicole de Boer, Nicky Guadagni
    Usuários
    3,1

    Uma prisão mortal e sem fim

    Ao falar de filmes como esses, foi muito fácil pensar na obra de Vincenzo Natali. Mas não é por isso que devemos evitar referenciar uma grande combinação de terror e ficção científica que continua a funcionar do mais elementar ao subtexto. Uma joia exemplar que pode ser assistida gratuitamente na Pluto TV (com anúncios) ou por aluguel na Apple TV.

    Seis estranhos acordam presos em uma sala misteriosa, na qual não sabem como chegaram ou como podem sair. Depois de um tempo de indagações, descobre-se que resolver quebra-cabeças permitirá que você se mova, mesmo que seja para outra sala. O verdadeiro desafio será sair do complexo labirinto de salas sem ser aniquilado pelas múltiplas armadilhas que são colocadas.

    Não só os filmes mais recentes, como o já referido Escape Room (ou o próprio conceito de escape rooms), bebem muito desta intrincada e violenta proposta. Jogos Mortais também foi capaz de reconhecer o poder de mostrar um grupo de estranhos diante de adversidades inesperadas e de um risco mortal constantemente presente. A luta contra o relógio apresenta um desafio tão básico quanto eficaz para um espectador que nunca perde de vista que qualquer um pode morrer a qualquer momento.

    Proposta intensa

    Odeon Films

    Do minimalismo, típico de um orçamento quase inexistente que obrigava a reaproveitar o mesmo conjunto com engenho para dar uma sensação de progresso no quebra-cabeça, Natali consegue ser ambicioso. No drama dos personagens residem poderosas reflexões sobre os nossos comportamentos numa pressão claustrofóbica e premente. Mais uma vez, tudo muito simples, mas elaborado de forma altamente estimulante.

    PIOR do que qualquer filme de terror: Imagens reais apavorantes fizeram público abandonar estreia no cinema

    É por isso que muitas obras de terror e ficção científica acabam voltando a ele de uma forma ou de outra, consciente ou inconscientemente. A intensidade da proposta e das imagens fazem com que fique gravada na retina, e seu elaborado suspense proporciona a experiência completa em pouco menos de 90 minutos. É infalível como recomendação para uma sessão de terror.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top