Minha conta
    7 filmes de Greta Gerwig para conhecer a diretora de Barbie
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Antes de comandar a adaptação estrelada por Margot Robbie, cineasta já atuou em diversas frentes de Hollywood.

    O filme da Barbie circula por Hollywood há muitos anos. Em diferentes fases da indústria cinematográfica, parece que o projeto chegou nas mãos e no momento certo ao ser anunciado oficialmente pela Warner Bros. pelas mãos de Greta Gerwig.

    Quando o estúdio confirmou a estrela de Frances Ha no comando e no roteiro do projeto, muitos ficaram descrentes, já que dificilmente uma adaptação da boneca mais famosa do mundo seria um tipo de filme visto na filmografia da diretora.

    De O Mágico de Oz a Jim Carrey: Quais filmes influenciaram a Barbie de Greta Gerwig?

    Conhecida por seu olhar inquieto sobre diversas questões da vida, sobretudo acerca do amadurecimento, a cineasta teve uma projeção interessante desde o início da carreira. Para se preparar para o longa estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, conheça abaixo os principais trabalhos da realizadora como atriz, roteirista e diretora.

    Nights and Weekends | Diretora e roteirista

    Nights And Weekends
    Nights And Weekends
    Data de lançamento 2008 | 1h 20min
    Criador(es): Joe Swanberg, Greta Gerwig
    Com Joe Swanberg, Greta Gerwig, Jay Duplass
    Usuários
    3,0

    O primeiro longa-metragem de Greta Gerwig, Nights and Weekends, acompanha Mattie e James acompanha um casal com um grande problema: o relacionamento dos dois é à distância. Um vive em Chicago e o outro vive em Nova Iorque e essa dinâmica criará grandes tensões, que podem abalar definitivamente o relacionamento dos dois.

    Lady Bird: A Hora de Voar | Diretora e roteirista

    Lady Bird - A Hora de Voar
    Lady Bird - A Hora de Voar
    Data de lançamento 15 de fevereiro de 2018 | 1h 35min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,0
    Assistir em streaming

    Com cinco indicações ao Oscar 2018, incluindo Melhor Direção e Melhor Atriz, a trama acompanha Christine McPherson (Saoirse Ronan), uma jovem que está no último ano do ensino médio. Entre as questões do fim da adolescência, o que ela mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf).

    Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

    Adoráveis Mulheres | Diretora e roteirista

    Adoráveis Mulheres
    Adoráveis Mulheres
    Data de lançamento 9 de janeiro de 2020 | 2h 15min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0

    Também prestigiado pela Academia com seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, o longa é inspirado no romance homônimo de Louisa May Alcott, publicado em 1868. A trama gira em torno das irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) enquanto amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta durante a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

    Frances Ha | Atriz e roteirista

    Frances Ha
    Frances Ha
    Data de lançamento 23 de agosto de 2013 | 1h 26min
    Criador(es): Noah Baumbach
    Com Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Esper
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora em MUBI

    Talvez um dos longas mais conhecidos de Greta Gerwig antes de debutar como diretora, Frances Ha foi, sem sombra de dúvidas, um divisor de águas em sua carreira. Na trama, ela interpreta Frances (Gerwig), uma jovem sem grandes expectativas, que segue tocando a vida no automático. Ela divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga, e segue sua jornada de autoconhecimento.

    Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isto signifique que ela e Frances passem a morar em locais diferentes.

    Apesar da rivalidade entre Barbie e Oppenheimer, Greta Gerwig quer seguir os passos de Christopher Nolan: "Esse é o objetivo"

    A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, já que ela é apenas aluna em uma companhia de dança à espera de uma chance de integrar o grupo de bailarinos que encenará o espetáculo de Natal. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.

    Mistress America | Atriz e roteirista

    Mistress America
    Mistress America
    Data de lançamento 19 de novembro de 2015 | 1h 24min
    Criador(es): Noah Baumbach
    Com Greta Gerwig, Lola Kirke, Matthew Shear
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    3,5

    Lançado alguns anos depois de Frances Ha, Mistress America marca outra colaboração entre Greta e Noah Baumbach. Tracy (Lola Kirke) é uma caloura da faculdade que leva uma vida solitária em Nova York. Seu grande sonho é entrar para um seleto clube de escritores existente na universidade, mas ela não foi aprovada. Após muita insistência da mãe, ela resolve ligar para Brooke (Greta Gerwig), a filha de seu futuro padrasto, que também mora em Nova York. Logo as duas entram em perfeita sintonia, se divertindo a valer. Tracy fica fascinada com a energia e o alto astral de Brooke e resolve usá-la como inspiração em um novo conto. Só que Brooke, ao tomar conhecimento dele, não gosta nem um pouco do que ela escreveu.

    Ilha dos Cachorros | Atriz

    Ilha dos Cachorros
    Ilha dos Cachorros
    Data de lançamento 19 de julho de 2018 | 1h 42min
    Criador(es): Wes Anderson
    Com Bryan Cranston, Liev Schreiber, Edward Norton
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Star +

    Além de suas performances como diretora, produtora e roteirista, Greta também chegou a trabalhar em outras vertentes da atuação, como é o caso de Ilha dos Cachorros, no qual atua como narradora.

    O longa de Wes Anderson é protagonizado por Atari Kobayashi, um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo.

    Como não aceita se separar do cachorro Spots, Atari convoca os amigos a roubar um jato em miniatura em parte em busca de seu fiel amigo, aventura que transforma completamente a vida da cidade.

    Barbie + "Dance the Night" | Diretora e roteirista

    A lista não podia deixar de fora o próximo lançamento de Greta Gerwig: Barbie. Diretora, produtora e roteirista, a cineasta embarcou no maior projeto da carreira. Em conjunto do longa, ela ainda comandou o videoclipe de “Dance the Night”, música de Dua Lipa que integra a trilha sonora do filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling. Enquanto o filme não chega aos cinemas (faltam só dois dias), é possível assistir ao registro audiovisual e entrar no clima da boneca mais famosa do mundo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top