Minha conta
    "Maus produtores, maus parceiros": Este é o maior desastre de ficção científica de Vin Diesel, em que quase tudo deu errado
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Este filme de ficção científica foi picotado até ficar irreconhecível!

    Nos anos 2000, Vin Diesel se estabeleceu como uma espécie de garantia de sucesso para filmes de médio orçamento e foi capaz de potencializar produções não tão caras (na época!), como Velozes e Furiosos, Triplo X ou Riddick. Mas não dá para acertar sempre e em alguns casos, o tiro saiu pela culatra, como Missão Babilônia. que mal recuperou seu orçamento de 70 milhões e foi marcado por tensão nos bastidores.

    A história de Missão Babilônia começa no Leste Europeu em um futuro distópico, em que reina o caos, e Vin Diesel interpreta Toorop, um mercenário que está pronto para fazer qualquer trabalho pela quantia certa. O chefe da máfia Gorsky (Gérard Depardieu) contrata Toorop para matar a jovem Aurora (Mélanie Thierry) e, em troca, oferece um novo começo no Estados Unidos.

    O que aconteceu nos bastidores de Missão Babilônia?

    20th Century Fox

    Durante as filmagens do filme de ficção científica, soube-se que o estúdio 20th Century Fox havia feito grandes mudanças na versão final de Missão Babilônia antes de seu lançamento, em 2008. O diretor Mathieu Kassovitz (Rios Vermelhos) não teria ficado muito contente. Em entrevista (via First Showing), ele falou abertamente sobre as diferenças criativas entre ele e a empresa:

    Nunca tive a oportunidade de gravar uma cena como estava escrita ou como eu queria. O roteiro não foi respeitado. Maus produtores, maus parceiros. Foi uma experiência horrível

    Kassowitz elogia o livro "fantástico" Babylon Babies, mas seu filme não chega perto disso: "É pura violência e estupidez". Parece que a produção já havia definido o rumo adequado com a escalação de Diesel, mas, originalmente, Vincent Cassel deveria desempenhar o papel principal.

    20th Century Fox

    O diretor suspeitou desde cedo que Missão Babilônia não teria uma chance real no mercado cinematográfico. No mesmo ano, foram lançadas as bem-sucedidas adaptações de super-heróis Homem de Ferro e O Cavaleiro das Trevas, que continuam a moldar o estilo do cinema blockbuster até hoje.

    "Eu sei o que eu tinha. Eu tinha algo muito melhor nas mãos, mas não tinha permissão para trabalhar. Não sei como as pessoas que viram todos esses blockbusters incríveis como O Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro vão reagir [a Babilônia]", disse Mathieu Kassovitz.

    Na época, o diretor sequer participou das turnês de divulgação para o lançamento do filme. "Deveria ter escolhido um estúdio com coragem", diz ele sobre o desastre criativo que trouxe a Vin Diesel um dos maiores fracassos de sua carreira.

    Missão Babilônia
    Missão Babilônia
    Data de lançamento 19 de setembro de 2008 | 1h 41min
    Criador(es): Mathieu Kassovitz
    Com Vin Diesel, Mélanie Thierry, Michelle Yeoh
    Usuários
    3,8
    Assista agora em Star +

    Missão Babilônia está disponível no catálogo do Star+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top