Minha conta
    A Múmia: Um fiasco histórico que aniquilou o Dark Universe com o qual a Universal queria imitar os super-heróis da Marvel
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Nenhum deles poderia rivalizar com os super-heróis de propriedade da Disney, mas há um caso particularmente memorável de tão ruim: o Dark Universe da Universal.

    A Marvel fez com que os universos compartilhados se tornassem moda em Hollywood, o que fez com que todos quisessem ter o seu próprio. Nenhum deles conseguiu rivalizar com os super-heróis de propriedade da Disney, mas há um caso particularmente memorável de tão ruim, o Dark Universe da Universal.

    O dia 22 de maio de 2017 estava marcado para ser um dia histórico na Universal. Foi quando ocorreu a estreia mundial de A Múmia, um renascimento da criatura mítica com a presença de Tom Cruise como uma atração adicional para o público. Foi também quando a produtora anunciou oficialmente o nascimento do Dark Universe e praticamente a última vez que voltou a falar sobre o assunto.

    A Múmia
    A Múmia
    Data de lançamento 8 de junho de 2017 | 1h 51min
    Criador(es): Alex Kurtzman
    Com Tom Cruise, Sofia Boutella, Annabelle Wallis
    Imprensa
    2,0
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    A queda

    Universal

    Tudo começou a dar errado em 9 de junho, a data de lançamento do filme dirigido por Alex Kurtzman, que fracassou nas bilheterias, principalmente devido ao seu desempenho sem brilho nos cinemas dos EUA. Não ajudou o fato de a maioria das críticas ter sido bastante negativa, mas a Universal havia investido incríveis 345 milhões de dólares em custos de produção e marketing, e estimava-se que o estúdio perderia entre 60 e 100 milhões de dólares.

    A questão é que a Universal já havia anunciado em grande estilo a continuidade do Dark Universe além de A Múmia. A próxima aventura seria um remake de A Noiva de Frankenstein, dirigido por Bill Condon e estrelado por Javier Bardem como o lendário monstro. Em seguida, seria a vez de uma atualização de O Homem Invisível, estrelada por Johnny Depp.

    A ideia era lançar essa adaptação de A Noiva de Frankenstein em 2019 e também queriam contar com Angelina Jolie, mas a Universal rapidamente perdeu o interesse no Dark Universe após o fracasso de A Múmia. Já em novembro de 2017, Kurtzman e Chris Morgan deixaram o Dark Universe, quando até então eram os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento.

    O carro dirigido por Tom Cruise estava "possuído" em cena de ação de Missão Impossível 7

    Mudança de estratégia

    Universal Pictures

    Isso levou a Universal a repensar completamente sua estratégia, abandonando a ideia de um universo compartilhado com filmes interconectados em favor de produções com orçamentos mais modestos. Dessa forma, o filme O Homem Invisível, com Depp, tornou-se uma produção da Blumhouse, protagonizado por Elisabeth Moss.

    É verdade que os 143 milhões de dólares colhidos nas bilheterias por O Homem Invisível podem parecer pequenos em comparação com os 410 milhões de dólares de A Múmia, mas o filme dirigido por Leigh Whannell custou apenas 7 milhões de dólares. Muito mais lucrativo, embora sua exibição nos cinemas tenha sido diretamente afetada pela pandemia do coronavírus.

    Finalmente, A Múmia é a única prova desse Dark Universe que foi chamado para revolucionar Hollywood e a única coisa que conseguiu foi prejudicar a economia da Universal. Hoje você tem a oportunidade de assistir ao filme disponível no catálogo do Telecine, podendo conferir a sucessão de erros que acabaram por condená-lo.

    Um desastre em todos os sentidos

    Por um lado, a contratação de Cruise foi um erro total, pois seu personagem foi claramente planejado para um ator mais jovem, algo que é perceptível em vários momentos de A Múmia. Além disso, o filme acaba se tornando mais um filme de Tom Cruise do que qualquer outra coisa, perdendo completamente seu lado mais aterrorizante para dar origem a um filme de ação monótono com personagens que pouco importam para o espectador.

    Uma coisa é dar outra abordagem ao personagem, algo que Stephen Sommers já havia feito em 1999 com um filme estupendo sobre esse personagem mais próximo das aventuras de Indiana Jones do que do terror, mas pelo menos é preciso saber o que se está procurando e como fazê-lo da melhor maneira possível. Nesse caso, parecia estar mais preocupado em lançar as bases de um universo que nunca foi adiante do que em tentar fazer um filme que fosse pelo menos divertido. Até o próprio Kurtzman se lembra da experiência como algo doloroso.

    Felizmente, a Universal soube corrigir o rumo e apostou em outra abordagem para seus monstros míticos de terror, o que já rendeu frutos. Retificar é sábio.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top