Minha conta
    O filme de ficção científica mais ambicioso da história está sendo filmado agora e levou 40 anos para sair do papel
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Megalopolis é o projeto dos sonhos de Francis Ford Coppola, diretor de O Poderoso Chefão, e levou 40 anos para se concretizar.

    O cinema de ficção científica nos deu uma infinidade de filmes inesquecíveis ao longo da história do cinema, embora não seja exatamente o mais valorizado nas listas de melhores filmes de todos os tempos. Além disso, existem vários projetos emocionantes que nunca viram a luz do dia, como quase aconteceu com Megalopolis, o projeto dos sonhos de Francis Ford Coppola que o diretor de O Poderoso Chefão levou 40 anos para concretizar - superando assim os mais de 30 que Phil Tippett levou para completar Mad God.

    Megalopolis conta a história de um arquiteto ambicioso que deseja redesenhar Nova York em uma utopia moderna após um desastre que a reduziu a cinzas, mas seu desejo colidirá de frente com um prefeito conservador que o impede. Entre eles está uma mulher - amante do arquiteto, e também filha do prefeito.

    O próprio Coppola já mencionou na ocasião que uma das referências do filme é Metropolis, uma das obras de ficção científica mais importantes da história da sétima arte. Resta saber se Megalopolis pode alcançar um status semelhante, mas o que fica claro é que se trata de um filme muito ambicioso, determinado a seguir em frente a qualquer custo.

    O projeto surgiu no início dos anos 1980, mas Coppola sofreu vários fracassos comerciais durante aquela década, o que o levou a ter que adiar Megalopolis e trabalhar em outros títulos para conseguir o financiamento necessário. O próprio diretor reconheceu em 2007 que esse foi o motivo pelo qual aceitou encabeçar Drácula de Bram Stoker, Jack e O Poder da Justiça.

    Tudo indicava que Coppola conseguiria realizar seu sonho neste início de século, mas depois sofreu mais uma sabotagem pela dura realidade. O cineasta se encontrou com grandes estrelas como Russell Crowe, Leonardo DiCaprio, Paul Newman e Nicolas Cage, e filmou cerca de 30 horas na cidade de Nova York para o filme. Então aconteceram os ataques terroristas de 11 de setembro e Coppola não soube como reagir a essa tragédia.

    A ressurreição do projeto

    Reprodução

    Megalopolis acabou engavetado, mas Coppola surpreendeu em 2019 ao anunciar que estava retomando o projeto. Levando em conta sua idade - ele já tem 83 anos-, ninguém se surpreenderia se fosse um daqueles anúncios que não dão em nada. No entanto, não foi o caso, embora Coppola tivesse que colocar literalmente tudo de si para que Megalopolis pudesse ser feito.

    Ou seja, um orçamento multimilionário: fala-se em cerca de 100 milhões de dólares saindo completamente de seu bolso, obrigando-o a vender grande parte de seu império do vinho por isso.

    Megalopolis tem um elenco dos mais marcantes do qual participam, entre outros, Adam Driver, Forest Whitaker, Nathalie Emmanuel, Jon Voight, Laurence Fishburne, Aubrey Plaza, Jason Schwartzman, Shia LaBeouf, Talia Shire e Dustin Hoffman.

    Outro fator que aumentará seu custo é que Coppola está usando a mesma tecnologia utilizada em títulos como The Mandalorian com a qual promete introduzir técnicas "nunca antes vistas". Dessa forma, é possível filmar em cenários hiper-realistas.

    Por enquanto, Megalopolis está em plena fase de filmagens, já que as gravações começaram em novembro e devem durar até março de 2023. Depois virá o trabalho de pós-produção e ainda não há data de lançamento. É provável que não o vejamos até 2024. Teremos que esperar para ver o que exatamente Coppola tem em mente.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top