O Iluminado
    Você assistiu O Iluminado ?

Fábio R.
    Fábio R.

Enviada em 21 de janeiro de 2017
    Realmente assustador! O personagem Jack conseguiu passar de forma brilhante todo o transtorno psicológico pelo qual ele foi acometido.
    Lucas G.
    Lucas G.

Enviada em 8 de outubro de 2014
    Sinceramente não sei o por quê de O Iluminado ser tão bem conceituado assim, talvez para a época fosse bom, mas atualmente ele não cativa em nada, a história demora a se desenrolar, sendo filme de terror e suspense ele não me assustou nem um pouco... Sem contar com a atuação de Shelley Duval que na minha opinião foi muito "sem sal", além do final ser ruim e o clima de suspense não ter me prendido em nenhum momento do filme, talvez a única sensação forte que senti foi a de isolamento que os personagens sofrem, mas de longe algo muito extraordinário. Como eu disse, para a época pode até ter sido "revolucionário", mas atualmente esse filme não faz cócegas e nem dá sustos dignos de um filme de terror dito excelente por todos.
    Dih T.
    Dih T.

Enviada em 29 de setembro de 2014
    pqp nao consigo achar o player pra assistir essa poha,nao gostei dessa porcaria de site eh muito complicado
    Milena P.
    Milena P.

Enviada em 13 de setembro de 2014
    e muito bom filme de suspense nao terror mais muiito bom !
    Maiko D
    Maiko D

Enviada em 13 de setembro de 2014
    Pense num filme famoso que pode te surpreender. Já pensou? Pois, é. Não é este! O livro pode até ser bacana (não sei, não li), mas o filme é um saco, muito chato. Você fica o filme inteiro esperando algo acontecer e nada acontece. A melhor parte do filme é justamente o que está na capa. A música também é bem famosa já reproduzida em diversas outras obras.
    Lucas V.
    Lucas V.

Enviada em 19 de julho de 2014
    Jack Nicholson é foda, 4 estrelas principalmente por causa da atuação dele.
    Simplesmente incrível a atuação desse cara.
    Yan
    Yan

Enviada em 15 de outubro de 2016
    Tensão é a palavra mais apropriada para esta maravilha obra cinematográfica de Stanley Kubrick. Dotado de horror psicológico, o filme lhe conduz por cenas primorosas, sem falar no medo, emoção que se espera quando procuramos filmes de horror/suspense. Sem surpresas a ótima (umas das melhores) atuação de Jack Nicholson e do menino Danny Lloyd.
    Carlos M.
    Carlos M.

Enviada em 9 de julho de 2014
    Eu quero dizer o sentimento que se destaca em mim toda vez que eu vejo esse filme: superestimado! O filme é vendido como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Eu, na minha humilde opinião, não acho isso tudo de O Iluminado.
    O filme é eficiente, enquanto obra de suspense. Cena a cena, o mistério é costurado, as perguntas são jogadas e espera-se que todo aquele suspense seja afunilado até chegar um ponto chave, em que um fato seja posto em jogo, respondendo o motivo de essa ou aquela dúvida... Esse momento não chega. O filme se encerra pondo em jogo mais uma pergunta crucial, sem resposta, exatamente na cena final. Fica no ar aquela sensação de "entenda o filme como você preferir". Sensação essa que eu senti assistindo aquele show de espetaculares imagens chamado "2001: Uma Odisseia No Espaço", mas isso é assunto para outro momento.
    Abro um parêntese: acho sensacional a forma como, nas entrelinhas, Kubrick "confessa", de certa forma, a farsa e participação dele mesmo na suposta ida do homem, representando os EUA, à Lua, através de detalhes jogados ao longo da película.
    Enfim, o filme parece ser direcionado àqueles que apreciam um bom suspense, com sustos moderados, um gore modesto, mas que não exigem respostas às dúvidas adquiridas.
    Ana Paula S.
    Ana Paula S.

Enviada em 20 de junho de 2014
    Como fã do gênero suspense/terror não poderia deixar de assistir "O Iluminado", acredito até que demorei para concretizar tal ato, já que se trata de um clássico e é até hoje considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.
    Quando estamos prestes a assistir a um filme tão elogiado criamos grande expectativa, entretanto confesso que fiquei decepcionada, não só com o desfecho do filme, mas com o decorrer do mesmo. É inquestionável que a atuação do ator Jack Nicholson é ótima, ele consegue incorporar maravilhosamente o personagem, sendo que apresenta até mesmo o olhar de uma pessoa acometida pela loucura. De tal modo fica claro que o que me causou desapontamento não partiu de uma má atuação do elenco. O cenário em que se passa a história também é ótimo e tem uma admirável fotografia. Por fim, não posso ignorar os elementos sombrios que causam arrepios spoiler: , como a mulher da banheira e as meninas mortas (particularmente tenho calafrios quando crianças atuam em filmes de terror e suspense)
    . Daí vocês me perguntam: "Mas o que te decepcionou tanto no filme se os atores, o cenário e os elementos são tão bons?" Aí é que está. Minha crítica está no mal uso dos elementos que causam medo. As irmãs mortas são assustadoras e aparecem pouquíssimas vezes, lógico que não esperava a presença delas no filme todo, até porque ficaria maçante, mas acredito que foram pouco exploradas. Há algumas cenas que chegam até a ser engraçadas spoiler: , como o homem fantasiado no quarto
    spoiler: Também não fiquei satisfeita com o final. Jack Torrance poderia ter um destino mais chocante do que meramente morrer congelado no labirinto.

Concluindo, o filme tinha tudo pra ser excelente, no entanto foi muito mal explorado e finalizado e esse é o motivo de eu ter dado a nota "fraco".
    Val V.
    Val V.

Enviada em 13 de junho de 2014
    Como grande fã de Stephen King, vejo o filme "O Iluminado", como uma ótima obra, porém um pouco desvinculada da história de King. No livro, o suspense, temor e agonia são constantes. Além da emoção, o livro é repleto de sentimentos. O personagem Jack, é humanizado de tal maneira que sentimos medo e pena do mesmo no decorrer da história. Jack, pai e marido, só queria perdão. No filme o personagem é frio e a história se desanda entre loucura e sobrenatural, não sabe-se o que realmente domina até o final do filme. Sugiro a leitura de O Iluminado, de Stephen King, onde a riqueza de detalhes e narração é extraordinária. spoiler: