O Iluminado
    Você assistiu O Iluminado ?

Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 31 de janeiro de 2013
    Às vezes me sinto extremamente nostálgica em relação aos filmes de terror. Gênero que sempre foi considerado menor pelo cinema e pela literatura , apresenta algumas obras que são realmente impressionantes .
    Atualmente o gênero está praticamente extinto , embora muitos filmes sejam classificados como de terror. Existe uma diferença fundamental entre terror e horror. O terror nos conecta com o mistério, com o sobrenatural, com tudo aquilo que não podemos entender , explicar ou comprovar . O horror é algo totalmente objetivo e físico. Basta ligarmos a TV em qualquer noticiário para vermos reportagens de horror. O horror é cotidiano , está nos semáforos , nos arrastões dos bares e restaurantes , nos incêndios a ônibus , nos sequestros relâmpago, nos abusos sexuais . O horror é sangrento, violento, embrulha o estômago , nos choca com a sua feiura , é uma “arte” completamente humana; feita por homens para destruir outros homens.
    Quando vejo filmes com braços e pernas decepadas , sangue jorrando, monstros esquisitos comendo a própria cabeça que se regenera posteriormente , me parece que o terror foi morto e enterrado pelo cinema contemporâneo. Tudo bem que monstros esquisitos que comem a própria cabeça não existem, mas podemos considerá-los uma variação imaginativa dos monstros da nossa sociedade. Porém, filmes que entram pelas brechas de nosso imaginário, que dão as mãos para os nossos fantasmas infantis e nos fazem congelar de medo com apenas um efeito de fotografia ou um pensamento subliminar são poucos e deixam saudade para os apreciadores do gênero e do mistério.
    Para quem curte este tipo de filme , vale a pena conferir "O iluminado" de Stanley Kubrick , baseado no livro de Stephen King. O autor do romance criticou a versão de Kubrick por considerá-la reducionista. O livro é mais profundo quanto à questão do drama familiar ; do alcoolismo do pai que no passado agrediu o filho pequeno. Pode-se dizer que o romance está com um pé no terror e o outro no drama. O filme se centra mais nos aspectos assustadores , mas nem por isso deixa de ser um poema visual de como se faz terror .
    Para Kubrick , diretor dos célebres "2001 : Uma odisseia no espaço" e "Laranja mecânica" , a arte cinematográfica consistia em uma combinação entre montagem e música. Era a sua concepção de fazer cinema. Pois bem. Ele a seguiu à risca neste filme de 1980 que ainda assusta nos dias de hoje.
    O filme é aberto como uma marcha fúnebre , um aviso sonoro do que aguarda os personagens e o público. As primeiras cenas parecem tranquilas , embora , por meio do menino iluminado já seja possível saber que coisas péssimas acontecerão no hotel. Porém, o terror não se desnuda completamente de cara. Ele se revela aos poucos , primeiramente se insinua , para apenas no final se apresentar totalmente, o que representa um dos pontos altos da obra. É por meio de uma cena muito simples e aparentemente inofensiva que Kubrick aplica sua maior teoria : fazer cinema consiste em combinar montagem e música. O menino ao andar pelo hotel com o seu triciclo passa por cima de tapetes e do próprio assoalho. Ao passar pelos tapetes , faz-se silêncio. Ao passar pelo piso de madeira , faz-se barulho. Temos a nítida sensação de estarmos ouvindo a uma partitura musical com seus acordes e silêncios . Não entendo bem o porquê , mas aquilo nos assusta verdadeiramente , talvez muito mais que a mulher horrenda saindo da banheira ou as meninas extremamente pálidas , com carinha de mortas. Merece destaque a cena do labirinto, em que Wendy e o menino iluminado ficam perdidos. Se eles se desesperassem com a situação , não seria uma cena tão angustiante. A falsa calma de Wendy nos deixa completamente ansiosos. O olhar transtornado de Jack ao observar a mulher e o filho brincando na neve pode fazer muitos adultos perderem uma noite de sono. O filme é um brinde a quem curte o bom e velho terror. "O iluminado" é um verdadeiro insight na filmografia do gênero. É um lembrete de como um bom filme de terror se faz com inteligência e criatividade . Os efeitos especiais são apenas mais um elemento para quem consegue ver e ouvir o terror existente no silêncio e no detalhe.
    Camila G.
    Camila G.

Enviada em 18 de janeiro de 2013
    Quem gosta de filme de terror não pode deixar de ver!É um dos meus favoritos.
    Gustavo H.
    Gustavo H.

Enviada em 15 de janeiro de 2013
    Um bom filme para amantes de terror, o cenário é em minha opinião o melhor e mais assustador de todos os filmes de horror, um gigante e antigo hotel de madeira construído no alto dos picos de uma cidade fria, vazio e totalmente a disposição. O que também intriga, é que o hotel realmente existe e há muitos boatos que ele seja mal assombrado...
    Acho só que Jack Nicholson como Jack deixou a desejar em sua atuação principalmente quando ele estava ''lúcido'', as longas conversas com longas pausas (mesmo sendo uma característica dos filmes de horror da epoca) deixam o filme um pouco cansativo, porém mesmo assim é um grande filme.
    Carlos J.
    Carlos J.

Enviada em 30 de dezembro de 2012
    Prepare a pipoca e o refrigerante. Clássico do terror. Jack Nicholson ensina como representar. Já vi várias vezes. A cena em que se dá a foto da capa da filme é de grudar na cadeira. Consulte seu médico e verifique sua pressão antes de ver o filme. Vale a pena.
    Mari M.
    Mari M.

Enviada em 23 de dezembro de 2012
    Clássico! Esse sim é um filme de terror bom. Adorei, merece 5 estrelas sem dúvidas...
    RicMC
    RicMC

Enviada em 15 de dezembro de 2012
    O filme é bom, mas, para mim, não é nada de sensacional. Esperava mais tensão, medo, susto, etc. Em certa parte o filme fica até chato de tanta enrolação.

A qualidade de Kubrick é indiscutível. A cenografia e os atores são excelentes, com atuações brilhantes de Lloyd e Nicholson. A dívida ficou mesmo por conta do roteiro, se fosse um pouco mais dinâmico ou se abusasse menos dos "acessos de loucura" dos personagens, talvez eu tivesse gostado mais.

Mas com absoluta certeza, todos os amantes de filmes/cinema devem ter esse filme em sua estante.
    loucoporcinema_7
    loucoporcinema_7

Enviada em 20 de setembro de 2012
    "...Não entendi como Jack saiu da dispensa, pois não tinha mais ninguém no hotel, alguém pode me explicar? A porta estava fechado e ele fala com o ex: zelador (morto) e de repente está fora estranho e sem explicação! ", foi o fantasma do GRady, o Zelador morto que abriu, Felipe.
    Lara
    Lara

Enviada em 5 de junho de 2012
    Odiei. Com toda a fama que tem esse filme eu realmente achei que seria maravilhoso. Não consegui ver até o final. Muito parado, não acontece praticamente NADA, fica nos enrolando pra nada. Inteiramente enjoativo.
    Gil Loko S.
    Gil Loko S.

Enviada em 2 de março de 2012
    o melhor filme sem duvida muito bom não se faz filmes que nem antigamente, recomendo!!!
    Felipe Santana
    Felipe Santana

No final mostra a foto dele como zelador do hotel o que Kubrick quis passar, também não entendi?

Mesmo assim gostei do filme, fotografia muito bom, assim como a trilha sonora deixa-nos tenso o tempo, achei que o final deixou a desejar um pouco.