Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.
Segui-los
569 seguidores
Ler as 257 críticas deles
5,0
Enviada em 28 de fevereiro de 2012
Uma obra prima do cinema mundial. Um filme obrigatório para qualquer um que se diz cinéfilo. O Sétimo Selo é o questionamento que todo nós fazemos a respeito da morte. E se nós a encontrássemos, o que diríamos? O filme propõe um jogo com a morte, uma metáfora que nos faz refletir sobre a vida. Altamente filosófico e semiótico. Recomendadíssimo.
Maíra M.
Segui-los
22 seguidores
Ler as 3 críticas deles
5,0
Enviada em 20 de abril de 2014
Eu (e acho que milhares e milhares de outros espectadores) definiria como: um filme difícil.
Importante, mas difícil. Não à toa faz parte do que Mark Cousins (no livro História do Cinema) chama de "claustrofobia cinematográfica", referenciando também Hitchcock e Polanski.
E acho que desde a sua criação foi pensado para sê-lo. Não, essa não foi uma tentativa de fazer um trocadilho pobre com o título do filme. Parece que o nome "O ...
Leia Mais
Antonio R
Segui-los
10 seguidores
Ler as 51 críticas deles
5,0
Enviada em 18 de janeiro de 2013
Uma obra prima inquestionável deste gênio do cinema. A morte, a religiosidade e o medo que envolvem o ser humano nestas questões. Tudo é visto dentro de uma ótica perfeita e assustadora.
Rafael V
Segui-los
224 seguidores
Ler as 210 críticas deles
2,5
Enviada em 9 de fevereiro de 2012
O sétimo selo:
Filme que reflete sobre o medo e desespero ante a morte iminente, a história é de uma criatividade e originalidade ímpares, as reflexões que Bergman sempre nos propõe, são impossíveis de não serem feitas, pois essas questões existenciais são comum a todos e atemporais. Daí a genialidade de Bergman! Sydom está excelente no papel de cavaleiro. Nota: 10.
Ingmar Bergman baseou toda a iconografia do filme nos murais da igreja que seu pai, que era um pastor luterano, costumava ir e pregar.
Inspiração
Ingmar Bergman se inspirou nos filmes de época de Akira Kurosawa para realizar O Sétimo Selo, que se passa na Idade Média. Bergman era um grande fã do diretor japonês.
Truques de cenário
A Igreja que Jöns e Antonius Block chegam aos 15 minutos de filme é, na verdade, apenas uma estrutura cenográfica montada em cima de uma árvore morta.
Em respeito ao filme, com toda sua beleza imagética e simbólica e profundidade de abordagens dos questionamentos humanos, sugiro que AdoroCinema adote a moderação para retirar comentários estúpidos e grosseiros. Ninguém merece confrontar a beleza de Bibi Anderson com a ignorância brasileira do triste século XXI!
Senhor Ivan
Um dos mais importantes filmes da carreira de Bergman.Tem seu valor na história,um dos melhores roteiros já colocados em prática,atuações memoráveis e como sempre,Fotografia excelente.-Especial Ingmar Bergman - 10 de Maio de 2019-Dou nota 7/10
andclay
Não gostei. esperava muito mais por ser considerado um clássico. vou ter que rever pq n entendi nada. aff
aglae p.
olha a sinopse deste filem, genial, bergman sempre criando atuando,em filmes de extrema originalidade e criatividade, assisti já a muitos filmes dele , e a lingugem cinematografica del é inacreditavel,em todos os sentidos,primeiro porque ele e passa isto para o publico busca em,e nos seus filmes um sentido para a vida, com desdobramentos emocionais e psiquico,talvez dificeis de entender,mas são filmes que quando se sai do cinema,o filme vai com a pessoa ,é impossivel,não ficar pensativo depois de ver um filme dele,é transformador
James Stewart
Este filme mostra toda a originalidade de Bergman e expõeseu ceticismo. Trata-se de uma trama que propõe um debate altamente filosófico,com temas atemporais, discutidos desde as sociedades mais primitivas até ascontemporâneas.
Bergmandemonstra como a sociedade vive em função da palavra divina, obtendoexplicações bíblicas para cada fato que ocorre ao redor das civilizações. Aspunições, a causa da peste, o futuro da humanidade e o que Deus nos reservafazem com o povo siga religiosamente os mandamentos bíblicos.
Outro pontocapitado é o medo do diretor para com a morte e o não conformismocom o destino, visto que a única certeza é de não vivermos eternamente. O jogode xadrez exemplifica um método de driblar a natureza das coisas, tentar mudaro rumo de sua vida. O sentido da vida, o que nos move e o motivo de estarmosneste planeta também é um argumento chave para ratificar o ceticismo que essaobra representa.
A única coisaóbvia desta trama, e também uma das poucas certezas da vida, é de que a morte não podeser vencida.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade