Minha conta
    Nos Calcanhares da Máfia
    Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Nos Calcanhares da Máfia" e da sua filmagem!

    Insistência mal sucedida

    Michael Cimino foi convidado a dirigir este filme, mas não achou que o filme seria bom. De qualquer modo, como um favor para os produtores, ele foi para Nova York e fez toda a pré-produção. Quando eles começaram a filmar, os produtores tentaram novamente fazer Cimino dirigir, mas ele disse que, considerando o orçamento, eles precisavam de alguém que pudesse trabalhar mais rápido do que estava acostumado a trabalhar e então contrataram Ron Maxwell, que mais tarde foi substituído por Stuart Rosenberg.

    Indicada ao Oscar

    Apesar de ser nomeada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, Geraldine Page estava na tela em apenas duas cenas com um tempo total de apenas oito minutos. Quando Page foi indicado ao Oscar, ela se tornou a primeira mulher a receber sete indicações sem uma vitória, um feito também alcançado pelos atores Richard Burton e Peter O'Toole. Page ganharia finalmente um Oscar em sua oitava nomeação no ano seguinte para "O Regresso para Bountiful" (1985).

    Quase!

    De acordo com o autor Christopher Heard, o filme foi originalmente planejado para apresentar o primeiro aparecimento na tela de Robert De Niro e Al Pacino, com a dupla definida para interpretar Charlie e Paulie, respectivamente. Porém, no final das contas, os personagens foram interpretados por Mickey Rourke e Eric Roberts.

    Sopranos

    Mais de 15 anos depois, três dos membros do elenco interpretariam papéis em Família Soprano (1999): Frank Vincent e Paul Herman seriam co-protagonistas como Phil Leotardo e Beansie Gaeta, enquanto Burt Young ficaria marcado por sua aparição Bobby Bacala, Sr.

    Homenagens

    Os agradecimentos finais do filme afirma: "O desempenho de Mickey Rourke é dedicado à memória de James Hayden 1953-1983", que era um amigo de Rourke, um ator que faleceu na época em que este filme foi criado.

    Música tema

    Originalmente, Rickie Lee Jones tinha escrito e gravado um demo instrumental como tema para o filme, mas ele foi rejeitado. "Summer Wind" de Frank Sinatra acabou ficando no lugar e pode ser ouvida três vezes durante o filme.

    Baseado em livro

    O filme foi feito e lançado cerca de cinco anos depois do livro homônimo no qual é inspirado ter sido publicado pela primeira vez em 1979. O escritor do romance, Vincent Patrick, também escreveu seu primeiro roteiro para o longa.

    Direção e produção

    Vários diretores de cinema foram anexados ou associados na produção deste filme. Entre eles estão Ulu Grosbard, Michael Cimino, Ron Maxwell e, finalmente, Stuart Rosenberg que foi o diretor do longa.

    Parcerias

    Embora o ator Mickey Rourke e o diretor original do filme, Michael Cimino, não tenham trabalhado juntos nessa ocasião, eles fizeram um longa, cerca de um ano depois, chamado "O Ano do Dragão" (1985). Os dois já haviam trabalhado juntos quatro anos antes em "O Portal do Paraíso" (1980) e colaborariam novamente cerca de seis anos depois em "Horas de Desespero" (1990).

    Set de filmagem

    O filme realmente utilizou "Greenwich Village", que dá nome ao filme em seu título original "The Pope of Greenwich Village" ("O Papa de Greenwich Village", em tradução livre). O cenário principal do filme é uma localidade étnica italiana conhecida como "Little Italy", situada em "Greenwich Village" no lado oeste do Lower Manhattan, em Manhattan, Nova York. 

    Substituições

    Ron Maxwell foi demitido no início da produção pelo MGM/UA, depois que Maxwell fez lobby para que o ator Eric Roberts fosse substituído. Maxwell não via Roberts como um prostituto da cidade de Nova York, o estúdio e os produtores discordaram dele. Finalmente, Stuart Rosenberg substituiu o diretor.

    Pode me chamar de...

    O apelido do Detetive Walter Ritter (Jack Kehoe) no filme era "Bunky", enquanto os apelidos do chefe da máfia, Eddie Grant (Burt Young), eram "Bed Bug" ou "Bed Bug Eddie".

    Outros trabalhos

    A atriz Daryl Hannah aparece mais tarde em outro filme, "Brincando nos Campos do Senhor" (1991), onde Vincent Patrick também atuou como roteirista.

    Gerando inspirações

    O nome do filme serviu de inspiração para o nome da banda americana "The Smoking Popes".

    Outras possibilidades

    No início do processo de desenvolvimento do filme, Ulu Grosbard foi pensado como uma opção para ocupar o cargo de diretor, mas acabou sendo um dos produtores do longa.

    Juntos sempre

    Mickey Rourke, Eric Roberts e Daryl Hannah, mais tarde, estrelaram o "Tráfico Humano" (2015) de Ara Paiaya, cerca de 31 depois que este filme estreou.

     

    Dupla dinâmica

    Uma das cinco colaborações cinematográficas dos atores Leonard Termo e Mickey Rourke. Os filmes incluem "Barfly - Condenados Pelo Vício" (1987), "Homeboy - Chance de Vencer" (1988), "O Ano do Dragão" (1985), "Prece Para Um Condenado" (1987) e "Nos Calcanhares da Máfia" (1984), todos produzidos e lançados durante a década de 1980.

    Outros projetos

    Os membros do elenco Daryl Hannah e M. Emmet Walsh apareceram no filme "Blade Runner, o Caçador de Andróides" (1982).

    Quem diria...

    Treze anos mais tarde, Philip Bosco apareceria ao lado da irmã de Eric Roberts, Julia Roberts em "O Casamento do Meu Melhor Amigo" (1997) interpretando Walter Wallace, pai de Kimberly (Cameron Diaz).

    Nomeação ao Oscar

    O filme rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Geraldine Page, mas o prêmio foi para Peggy Ashcroft pelo filme “Passagem para a Índia” (1984) de David Lean. Page ganharia o Oscar de melhor atriz no ano seguinte com “O Regresso para Bountiful” (1985).

    Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
    • Godzilla e Kong: O Novo Império (2024)
    • Guerra Civil (2024)
    • Os Farofeiros 2 (2023)
    • A Primeira Profecia (2024)
    • Uma Família Feliz (2022)
    • Anatomia de uma Queda (2023)
    • Pobres Criaturas (2023)
    • Planeta dos Macacos: O Reinado (2024)
    • A Paixão de Cristo (2004)
    • Nosso Lar 2: Os Mensageiros (2023)
    • Evidências do Amor (2023)
    • Infidelidade (2002)
    • Zona de Interesse (2023)
    • Todos Menos Você (2023)
    • Ninfomaníaca - Volume 1 (2013)
    • Duna: Parte 2 (2024)
    • Uma Prova de Coragem (2024)
    • Oppenheimer (2023)
    • Matador de Aluguel (2024)
    • Nova York, Eu Te Amo (2008)
    Back to Top