Parasita
    Você assistiu Parasita ?

oigorj
    oigorj

Enviada em 31 de julho de 2023
    sinceramente, eu esperava muito mais, tendo em vista o quão aclamado o filme foi. é um bom filme, mas nada além disso
    Gustavo
    Gustavo

Enviada em 27 de julho de 2023
    que filme COCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO final bostaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    ASA arq
    ASA arq

Enviada em 25 de julho de 2023
    Parasita é um filme muito bom. Uma crítica social na dose certa. O enredo envolve o espectador, transmitindo diversas percepções, favorecendo o interesse no desenrolar da trama. Vai da comédia ao horror sem forçar a barra. Destaque também para todos os atores, muito bem, sobretudo o pai e o filho. O final surpreende e reflete o conflito vivido pela família pobre spoiler: (o pai pobre mata o pai rico demonstrando a sua revolta/inveja e no final fica recluso evidenciando o seu abandono social)
    . Filme bastante recomendado.
    Leonardo A
    Leonardo A

Enviada em 12 de fevereiro de 2023
    Estranhei durante 1h30 de exibição, o título – que me levava a imaginar um drama, só mostrava um pastelão (e eu dificilmente aprecio comédias) não fazia sentido (e não fez até o final).A mudança abrupta chama atenção e dá a sensação de conclusão, mas seu final que não fecha, nem diz a que veio. Não entendi, portanto, os prêmios e a atenção dada a ele.
    Eduardo E.
    Eduardo E.

Enviada em 9 de janeiro de 2023
    não sei como um filme consegue ser tão ruim, no começo não tava entendendo nada, e no final parecia que tava no começo
    ivan_sales
    ivan_sales

Enviada em 11 de julho de 2022
    Pra os simpatizantes do marxismo que querem ver "luta de classes" no filme, só um aviso: o Sr pai de família rico também é um proletário do ponto de vista marxista. Ah não ser que a legenda tenha erro de tradução, um presidente não é "dono" da empresa, mas apenas mais um proletário com cargo de chefia.

Enviada em 21 de maio de 2022
    Mágico! Simplesmente é um filme mágico. Hipnotizante e mágico. É uma apresentação de circo. Depois que as cortinas de fecham, não é possível sair da cadeira. Você está paralisado e nunca mais vai esquecer o que viu.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 14 de maio de 2022
    Parasita (Inglês: Parasite ; Coreano: 기생충 ; Hanja: 寄生蟲 ; RR: Gisaengchung)

'Parasita' é um filme sul-coreano de 2019, dirigido por Bong Joon-ho (do filme original Netflix Okja), que co-escreveu o roteiro com Han Jin-won. O longa segue uma família pobre que planeja ser empregada por uma família rica e se infiltrar em sua casa se passando por indivíduos não relacionados e altamente qualificados.

O longa sul-coreano tem um roteiro muito interessante e abrangente aos nos apresentar diretamente uma crítica ácida sobre as diferenças entre as classes sociais, nos mostrando uma forma seca e crua do ser humano. É interessante notar como o filme tem um poder de navegar no suspense, no drama, no terror, no humor negro, ao mesmo tempo que contrapõe com uma comédia, uma sátira, de uma forma tragicômica. Outro ponto muito interessante está no contraponto que o diretor Bong Joon-ho expõe em sua visão, já iniciando o filme nos apresentando a casa da família pobre, que fica em uma espécie de porão na rua, confrontando diretamente com a mansão da família rica, que foi construída por um famoso arquiteto.

Parasita: Biologia...diz-se de um organismo que vive de um outro organismo, dele obtendo alimento e não raro causando-lhe dano. Medicina...diz-se de gêmeo que tira seu sustento de outro quase normal. Também podemos associar como uma espécie de ser vivo de menor porte que vive associado a outro ser vivo de maior porte, à custa ou na dependência deste.
    Parasita: uma pessoa que não trabalha, ociosa e indolente e que vive à custa alheia; chupa-sangue, comedor, desfrutador, esponja, gandulo, gaudério, godero, inútil, sanguessuga, vagabundo e zângano.

O título do filme é completamente magistral, uma sacada de mestre, pois como podemos notar, existem inúmeros significados para um parasita, ou para uma pessoa parasita. Exatamente este é o ponto a ser explorado pelo filme, a forma como uma pessoa parasita se propaga, pois na minha opinião todos nós temos ou fomos de certa forma um parasita em algumas circunstância na vida, por mais que você possa achar que não, mas de alguma forma você já agiu como um parasita.

'Parasita' também pode ser interpretado como uma crítica, uma sátira, que está ligada diretamente ao dinheiro, ou seja, a sua abundância e também a sua ausência, lado a lado. Tudo isso vai ficando mais evidente através da narrativa, que vai esclarecendo e confundindo o espectador a cada cena. Pois temos a família rica que é ingênua e a família pobre que são os humildes, mas até que ponto podemos colocar que a família rica são os mais ingênuos e a família pobre são os mais humildes? No caso da mãe da família rica: ela é rica e gentil? Ou ela é gentil porquê é rica? No caso da família pobre: eles são humildes porquê são pobres? Ser pobre é sinônimo de humildade? O que é ser humilde pra você? O filme levanta várias perguntas que você fará à você mesmo, é incrível! Ao mesmo tempo que filme também tem o dom de nos explicitar sobre a pobreza extrema e a riqueza ostentatória ali frente a frente.

Outro ponto: como o enredo vai nos estabelecendo sobre os personagens da família pobre se infiltrando na casa e na vida da família rica, seria muito óbvio assimilarmos como se a família pobre fossem de fato os parasitas da história. Porém, se você olhar para o outro lado, pode se dizer que a família rica também pode ser considerada como parasitas em termos de trabalhos, pois eles não podem nem lavar a louça, não podem dirigir sozinhos, não podem cuidar dos seus filhos, eles sugam o trabalho da família pobre o tempo todo. Então, ambos são parasitas.

'Parasita' é um filme metafórico, que faz alusões e menções em vários sentidos.
    Por exemplo: a alusão entre a classe rica e a classe pobre...quando a chuva cai e desce pelo bueiro na cidade chegando até a parte do porão, onde a família pobre mora, ou seja, a forma como a câmera nos mostra o rico na parte de cima da cidade e vai descendo lentamente para o pobre na parte de baixo, logo abaixo dos bueiros. A forma como a forte chuva é recebida pela esposa da família rica, como uma benção divina, como uma forma de limpar o céu e o ar seco da cidade - ao mesmo tempo que para a família pobre a chuva é algo devastador, pois inundam às suas casas e os obrigam a irem para um abrigo.

Metaforicamente temos a parte onde o pai da família pobre se incomoda com o inseto que estava se aproveitando das migalhas de pães na mesa, onde o próprio chama o inseto de nojento e o arremessa para longe dali. Claramente um parasita se incomodando com um outro parasita. Temos uma alusão à classe pobre sobre o cheiro que sempre estava entranhado em todos os membros da família pobre, como se pobreza fosse uma marca, tivesse um cheiro próprio, fosse algo pavoroso, ou até mesmo ser da classe pobre é ser considerado uma pessoa que sempre carrega consigo um mau odor impregnado em sua pele. Como a menção feita pelo pai da família rica, quando ele colocou que aquele mau odor da família de empregados era o mesmo cheiro que sempre era exalado pelas pessoas nos metrôs da cidade.

A direção de Bong Joon-ho é muito competente, pois é incrível como os seus takes e seus focos também fazem parte de toda história. A maneira como a câmera passeava em um determinado local nos elucidava exatamente sobre o que aquela cena queria nos propor. Como por exemplo a cena que o garoto pobre se encanta com a mansão, o seu espanto ao adentrar aquele ambiente pela primeira vez em sua vida. Era como se a câmera tivesse vida própria, pois em várias cenas ela praticamente andava sozinha, nos confrontando entre o ambiente inóspito do local onde vivia a família pobre, com o contraponto da mansão luxuosa da família rica, cuja mansão também guardava os seus segredos e seu ambiente inóspito logo abaixo em seu porão.
    A trilha sonora do longa é muito boa e muito bem destacada ao longo da trama. Uma trilha sonora penetrante, profunda, intrigante, que acompanhava muito bem cada passo, cada acontecimento, tanto pelo lado bom quanto pelo lado ruim - a trilha sonora literalmente nos incomodava.

Em questões de elenco não temos muito o que se destacar. Realmente o elenco de 'Parasita' é bom e bastante funcional dentro do que o filme de fato pedia. Mas pra mim o filme nos ganha mais pelo roteiro do que pelo elenco, apesar de todos manterem um certo carisma e uma certa sintonia.
    Song Kang-ho (Kim Ki-taek, o pai da família pobre) é bom, entrega um papel decente. Woo-sik Choi (Ki-woo, o irmão) é um dos mais carismático em cena, nos ganha exatamente nesse quesito. Park So-dam (Ki-jung, a irmã) além de linda é uma atriz muito boa, a que eu mais gostei em cena, ela é de longe a melhor de todo o elenco. Jang Hye-jin (Chung-sook, a mãe) é a mais mediana entre todo o elenco. Lee Sun-kyun (Mr. Park) e Cho Yeo-jeong (Mrs. Park) são os pais da família rica. Ele é mais comedido em cena e se destaca pouco, já ela é um pouco melhor nas cenas mais cômicas, aquela sua ingenuidade era seu ponto alto da atuação. Lee Jung-eun (Moon-gwang, a governanta) está bem, porém ela ganha mais relevância e se destaca mais para o final do filme. Park Myung-hoon (Geun-sae, o marido da governanta que vivia no porão) faz um ótimo personagem, ele faz bem com seu pouco tempo de tela e destaca notavelmente na parte final da festa de aniversário.

Um ponto que eu considero como uma derrapada do filme está exatamente na parte final, mais precisamente na cena do aniversário e seus acontecimentos. Eu achei um tanto quanto forçada esta cena, acredito que não precisaria tomar o rumo das mortes gratuitas, por mais que o roteiro lhe desse esta opção dado aos acontecimentos passados durante à trama. Mas eu achei que esta parte foi usada como uma mera válvula de escape para compor um final para história. Até pode ser considerada como uma parte importante dentro do roteiro, se de fato você considerar a história e seus acontecimentos como um todo - até ok! Mas eu achei um pouco desnecessário seguir por este rumo.

'Parasita' ganhou quatro prêmios no Oscar 2020: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Longa-Metragem Internacional, tornando-se o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme. 'Parasita' é o primeiro filme sul-coreano a receber o reconhecimento do Oscar, além de ser um dos três filmes a ganhar a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme, a primeira conquista desse tipo em mais de 60 anos. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e o Prêmio BAFTA de Melhor Filme Não em Língua Inglesa, e se tornou o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o Screen Actors Guild Award de Melhor Performance de um Elenco em um filme. Um fato completamente histórico para o filme sul-coreano.
    [Assistido nos cinemas em 15/02/2020 / reassistido em 13/05/2022]
    Paulo V.
    Paulo V.

Enviada em 19 de fevereiro de 2022
    Um filme excelente. Surpreendente, daqueles que você não consegue tirar os olhos da tela. Vale muito a pena ver.
    Osmargregoriobr
    Osmargregoriobr

Enviada em 8 de janeiro de 2022
    No início do filme pensa que se trata de baboseira uma sátira social com alguns dramas sobre uma família de larápios mal caráter dando o golpe do bau. Mas vai terminar com muitas coisas para pensar da sociedade de hoje …O filme mostra um um realizador talentoso em pleno controle de seu projeto tipo objetivo” é isso q quero e vou fazer.
    Como todo filme coreano, rola sangue !