Um Lugar Silencioso
    Legal
    Um Lugar Silencioso

Em cima do muro da tensão

por Renato Hermsdorff

Dirigido pelo ator John KrasinskiUm Lugar Silencioso é um terror promissor, que, no entanto, não se decide se pende para a prateleira das produções "de arte" ou se embarca logo em um viés mais comercial. (Mais) Conhecido no universo da comédia, o realizador - que faz o papel de Jim Halpert na versão americana da aclamada The Office -, faz uma aposta ousada ao embarcar no filme de gênero, o que é uma escolha louvável, com um bom elenco capitaneado pela esposa Emily Blunt (Sicario: Terra de Ninguém), mas que parece não confiar muito na própria "mitologia".

A Quiet Place (no original) se passa num futuro pós-apocalíptico não muito distante, onde a Terra foi invadida por extraterrestres. Pouco se sabe sobre os invasores, apenas que são cegos e que, ao captar qualquer barulho a partir de um certo nível de ruído, atacam a fonte sonora de forma implacável.

É nesse ambiente suspenso de pura tensão no meio de um milharal - um segundo elemento que evoca Sinais, de M. Night Shyamalan -, que vive a família composta por pai (Krasinski), mãe (Blunt), filho (o menino Noah Jupe, de Extraordinário) e filha (a atriz Millicent Simmonds, deficiente auditiva, que trabalhou com Todd Haynes em Sem Fôlego). Culpa, aceitação e uma gravidez no meio do caminho são alguns dos ingredientes que contribuem para tornar a experiência desta família (e a do espectador) ainda mais aflitiva. Treinando as crianças para sobreviver por conta própria neste contexto, o filme funciona como uma metáfora sobre as responsabilidades (e medos) que rondam a paternidade.

A (boa) premissa é de autoria de dois jovens roteiristas (Bryan Woods e Scott Beck), que assinam o texto final com Krasinski. E não deixa de ser um desafio, afinal, Krasinski e cia. não podem contar aqui (pelo menos, não plenamente) com o apoio do diálogo. Sobretudo nos dois terços iniciais, trata-se quase de um filme mudo. Aí, há dois caminhos a serem explorados na construção de clima: o do som e o da trilha. Quando investe no primeiro recurso (som), o resultado é envolvente.

Seja pela água corrente de um rio, o bater de um coração no estetoscópio, a canção que brota de um fone de ouvido (esse momento é lindo), Um Lugar Silencioso transita entre a apreensão e a emoção de forma genuína. Quando usa a trilha sonora como muleta, o resultado é forçoso, apelativo.

Regras na mesa (de como os ET´s operam), a trama se desenrola de forma a contradizer a própria literatura apresentada ao espectador. Depois de um certo tempo, é possível divagar fazendo perguntas do tipo "mas por que ela não...?", "Como ele não...?", "É possível que...?" Uma parte quer acreditar que se tratam de "licenças poéticas"; como são algumas, no plural, no entanto, levam a concluir que são furos no roteiro mesmo.

Ainda assim, de uma forma geral, o clima angustiante permeia a obra até o fim. Um final, aliás, que é um nocaute.

Filme visto no festival South by Southwest (SXSW), em março de 2018.

• Jackson De Souza Silva
      Perfeitamente enfrentar? O único jeito seria fazer uma armadilha com uma isca sonora, talvez, já que as criaturas são cegas. Porém, as criaturas são numerosas, rápidas, letais, de forma que uma armadilha poderia não dar certo (eram apenas dois adultos para isso, pessoas normais, não super heróis ou forças armadas). Difícil ter um filho num tempo daqueles e não se sabe se isso foi planejado. Mas, ter filho iria piorar a situação? Eles se prepararam para isso, como o filme mostra. Eles tem que continuar vivendo, apesar de tudo. É uma nova realidade e ter um filho é um forma de continuar a família e a humanidade nessa nova realidade.
    • Jackson De Souza Silva
      Um filho era uma possibilidade de continuação da humanidade. E se o casal quer ter um filho numa situação dessa? Qual a real diferença? A situação não iria melhorar se eles não tivessem o filho. Como mostra o filme, eles construíram todo um local preparado para a chegada do filho. Essa é uma das mensagens do filme: mesmo em situação crítica, se a família for bem preparada, um filho é sempre bem-vindo. A vida precisa continuar, mesmo num cenário ruim.
    • Enio
      DESPRETENSIONSA TENSÃO e O ANSEIO DELIBERADO POR RESPOSTASApesar de ter assistido primeiro ao The Silence (Netflix), que agora vejo, se tratava de um plágio muito descarado, este trailer de suspense consegue entregar muito mais tensão ao roteiro.Algumas incoerências ou falta de lógica nas atitudes dos personagens não chega a comprometer o clima tenso que mantem o espectador interessado. Sem falar em vários questionamentos que ficou no ar, intencionalmente, para a segunda parte dessa história.
    • Enio
      Caro internauta, acho q vc precisa de ajuda psicológica.Vc dá muita atenção a coisas que odeia ou despreza, visto que faz questão de frequentar um site bosta e escrever comentários em resposta a uma crítica da qual demonstrou total desqualificação.E, provavelmente, voltará aqui para dizer mais desaforos! kkk
    • CorruptionMan
      Ele pode continuar com a namorada pois não adianta tentar defender a trama do filme que é repleta de furos, a criatura tem uma audição extremamente sensível, poderia ter 10 mil em uma rua, bastaria colocar algum som alto na frequência correta e você teria 10 mil criaturas travadas pelo som alto, a partir daí seriam eliminadas tão facilmente como um inseto pois ficariam indefesas. Outra, mesmo que você venha justificar que poderia levar tempo para encontrar a frequência certa, seria apenas usar qualquer equipamento que vai trocando automaticamente varias faixas de frequência até achar a que da resultado. O final é o maior furo de roteiro de todos, exército algum no mundo pensou em usar frequências sonoras elevadas contra a criatura? Mesmo que esses seres tivessem vindo em grande número ia levar um bom tempo para eles subjugarem toda a resistência militar humana, afinal são criaturas que apesar de extremamente fortes e destrutivas precisam de ataques físicos para destruir as coisas, não lançam bolas de energia com nível de destruição nuclear. Bastaria notar que a criatura é cega e se orienta por sons para imaginar isso, coisa que não levaria 1 dia de combate para perceber, achar a frequência correta após isso seria uma questão de minutos e isso se eles não forem fracos a qualquer som agudo alto o que tornaria ainda mais fácil a forma de derrotar eles. Isso ficou a cargo de uma criança, que bela trama. É igual o Guerra dos Mundo onde os alienígenas vem para o nosso planeta e não buscam meios para se proteger das bactérias e vírus existentes aqui. São umas falhas tão feias que esses tipos de filmes tem que chega dar até pena.
    • CorruptionMan
      Exatamente,não adianta tentar defender a trama do filme, a criatura tem uma audição extremamente sensível, poderia ter 10 mil em uma rua, bastaria colocar algum som alto na frequência correta e você teria 10 mil criaturas travadas pelo som alto, restando apenas eliminar elas. Outra, mesmo que venha justificar que poderia levar tempo para encontrar a frequência certa, seria apenas usar qualquer equipamento que vai trocando automaticamente varias faixas de frequência até achar a que da resultado. O final é o maior furo de roteiro de todos, exército algum no mundo pensou em usar frequências sonoras elevadas contra a criatura? Mesmo que esses seres tivessem vindo em grande número ia levar um bom tempo para eles subjugarem toda a resistência militar humana, afinal são criaturas que apesar de extremamente fortes e destrutivas precisam de ataques físicos para destruir as coisas, não lançam bolas de energia com nível de destruição nuclear. Bastaria notar que a criatura é cega e se orienta por sons para imaginar isso, coisa que não levaria 1 dia de combate para perceber, achar a frequência correta após isso seria uma questão de minutos e isso se eles não forem fracos a qualquer som agudo alto o que tornaria ainda mais fácil a forma de derrotar eles. Isso ficou a cargo de uma criança, que bela trama. É igual o Guerra dos Mundo onde os alienígenas vem para o nosso planeta e não buscam meios para se proteger das bactérias e vírus existentes aqui. São umas falhas tão feias que esses tipos de filmes tem que chega dar até pena.
    • CorruptionMan
      Não adianta tentar defender a trama do filme, a criatura tem uma audição extremamente sensível, poderia ter 10 mil em uma rua, bastaria colocar algum som alto na frequência correta e você teria 10 mil criaturas travadas pelo som alto, a partir daí seriam eliminadas tão facilmente como um inseto pois ficariam indefesas. Outra, mesmo que você venha justificar que poderia levar tempo para encontrar a frequência certa, seria apenas usar qualquer equipamento que vai trocando automaticamente varias faixas de frequência até achar a que da resultado. O final é o maior furo de roteiro de todos, exército algum no mundo pensou em usar frequências sonoras elevadas contra a criatura? Mesmo que esses seres tivessem vindo em grande número ia levar um bom tempo para eles subjugarem toda a resistência militar humana, afinal são criaturas que apesar de extremamente fortes e destrutivas precisam de ataques físicos para destruir as coisas, não lançam bolas de energia com nível de destruição nuclear. Bastaria notar que a criatura é cega e se orienta por sons para imaginar isso, coisa que não levaria 1 dia de combate para perceber, achar a frequência correta após isso seria uma questão de minutos e isso se eles não forem fracos a qualquer som agudo alto o que tornaria ainda mais fácil a forma de derrotar eles. Isso ficou a cargo de uma criança, que bela trama. É igual o Guerra dos Mundo onde os alienígenas vem para o nosso planeta e não buscam meios para se proteger das bactérias e vírus existentes aqui. São umas falhas tão feias que esses tipos de filmes tem que chega dar até pena.
    • CorruptionMan
      Acho o contrario, quem tem inteligência não gostou do filme pois detectou tantos erros de lógica e furos que sentiu a sua inteligência ofendida. O final é o maior furo de roteiro de todos, o planeta dizimado por essas criaturas que tem uma audição super desenvolvida e exército algum no mundo pensou em usar frequências sonoras elevadas contra a criatura. Isso ficou a cargo de uma criança, que bela trama. É igual o Guerra dos Mundo onde os alienígenas vem para o nosso planeta e não buscam meios para se proteger das bactérias e vírus existentes aqui. São umas falhas tão feias que esses tipos de filmes tem que chega dar até pena.
    • CorruptionMan
      O filme tem um conceito muito interessante e diversas falhas de lógica. O final é o maior furo de roteiro de todos, o planeta dizimado por essas criaturas que tem uma audição super desenvolvida e exercito algum no mundo pensou em usar frequências sonoras elevadas contra a criatura. Isso ficou a cargo de uma criança, que bela trama. É igual o Guerra dos Mundo onde os alienígenas vem para o nosso planeta e não buscam meios para se proteger das bactérias e vírus existentes aqui. São umas falhas tão feias que esses tipos de filmes tem que chega dar até pena.
    • CorruptionMan
      Esse filme é recheado de falhas de lógica, ao ponto de você se questionar se os produtores são burros ou se acham que a audiência deles é burra. O final é o maior furo de roteiro de todos, o planeta dizimado por essas criaturas que tem uma audição super desenvolvida e exercito algum no mundo pensou em usar frequências sonoras elevadas contra a criatura. Isso ficou a cargo de uma criança, que bela trama, poderia citar inúmeros furos que ocorreram sequencialmente, mas apenas esse já é o suficiente. É igual o Guerra dos Mundo onde os alienígenas vem para o nosso planeta e não buscam meios para se proteger das bactérias e vírus existentes aqui. São umas falhas tão feias que esses tipos de filmes tem que chega dar até pena.
    • CorruptionMan
      Onde sinais é um marco? Se for levar a historia dele ao pé da letra não faz sentido algum, se for tentar levar para um sentido poético e religioso talvez até possa fazer.
    • Thiago Dantas
      é a segunda vez que leio ua critica nesse site bosta de filmes. pq não dão uma dentro... a coisda que mais odeio no meio do cinema são os tidos criticos de cinema . pq eles vão para o cinema procurar erros de filmes ao in ves de curtir o filme ai escrevem essas bostas. . eu odeio com a força de minha alma criticos de cinema ... debatedores são mais interessantes que estes criticos que pensam que sabem tudo de cinema . poe uma camera não de um fudido desses pra ver se eless ao menos conseguem dirigir uma peça infantil ...dovido ..
    • Thiago Dantas
      ta. a menina não podia descer para o porão , em qual momento foi dito que ela nunca havia visto os aparelhos que estavam ali? ele pode simplesmente ter montado o QJ dele no porão com o que tinha na casa, quando as criatura surgiram a moça ja não poderia estar gravida ???? se eles não sabiam para onde ir quando as criaturas surgiram como eles iam abandonar a casa ????? o som agudo danifica a carapaça da cabeça facilitando explodir os miolos do mosntro..o mal dos criticos é que se o diretor explica tudo no decorrer do filme é pq ele esta enchendo linguiça com explicações desnecessárias, se ele não explica o povo tasca de preguiça de roteiro, roteiro cheio de furos . para mim é a pior raça que tem é de crititicos expecializados ou ate mesmo povo que vai em cinema pra ver os erros de filmes . não sei que doença é essa!
    • Alexsandra R.
      Faço minhas, suas palavras!! Cheguei a ficar nervosa de tantos furos...afff
    • Esdras Oliveira
      vlw não tinha percebido
    • Chronus
      de fato.
    • Franklim c
      Achei legal, o filme é bem tenso e consegue manter a tensão.A única coisa a lamentar é a desnecessária sequência que vem aí...
    • Braguinha Show
      Ah, eu gostei. Me deixou pensativo: após assistir a esse filme vi que é muito difícil viver sem fazer barulho. Por menor que seja, a gente sempre faz barulho.