Casa Grande
    3,6
    Você assistiu Casa Grande ?

Paulo J.Santos
    Paulo J.Santos

Enviada em 26 de setembro de 2020
    O filme deveria ter ido além, com a família vendendo a casa e se mudando para o subúrbio e o garoto a mãe e a filha tendo que trabalhar para ajudar na manutenção financeira da família, bem como o pai no exercício de uma atividade considerada "desonrosa" para a burguesia. Também deveria mostrar o abandono sofrido pelos falsos amigos.
    Enviada em 14 de setembro de 2020
    O filme é muito bom. É praticamente um "comming of age" que se passa na realidade brasileira. Abordando diversos temas comum a adolescentes e temas da realidade do nosso país.
    Foi muito interessante ver um filme que de fato esteja mais próximo da nossa realidade. As atuações são muito boas e o roteiro é bom também
    Só achei que a parte final do filme poderia ser estendida, já que questões importantes ficaram sem respostas e que alguns temas poderiam ser mais bem explorados
    Fora isso, vale apena conferir "Casa Grande".
    Ruan Nunes
    Ruan Nunes

Enviada em 8 de setembro de 2020
    Ok, vou resumir o filme a família dele vai para o buraco financeiramente. E ele se torna um "zé ninguém". Mais o q mais me indigna é em saber q em pleno século 21 um rapaz de 17 anos acaba um manoro por cauza do fato q a ex- namorada dele éra virgem. Como se hoje em dia fosse facil encontrar uma moça de 16 anos pra cima virgem. Se eu tiver a oportunidade de namorar uma moça de 18 virgem hoje em dia. Eu cazo.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 28 de agosto de 2020
    A figura da Casa Grande tem uma importância muito grande na compreensão de alguns elementos que fazem parte da construção da sociedade brasileira. Basta lembrar, por exemplo, da existência de um livro como "Casa-Grande & Senzala", escrito pelo sociólogo Gilberto Freyre. Nesta obra, a Casa Grande é uma representação do modo de organização social e política do Brasil, calcado no patriarcalismo e na figura do pai como proprietário de tudo que se encontrasse naquela propriedade.

De uma certa maneira, "Casa Grande", filme dirigido e co-escrito por Fellipe Barbosa, dialoga com essas simbologias. No longa, acompanhamos o adolescente Jean (Thales Cavalcanti), que, aos 17 anos, está vivendo uma fase muito importante para qualquer adolescente e que envolve a descoberta de um primeiro amor, de sua própria sexualidade e também se vê diante de uma importante decisão: qual será a sua escolha profissional?

Todo esse processo se passa também em meio a um outro, que é vivenciado pelos seus pais (Marcello Novaes e Suzana Pires), que estão enfrentando uma crise financeira severa, que ameaça o padrão de vida de alto luxo que a família possui e que é escondida dos dois filhos do casal.

Assim, talvez, o maior conflito vivido por Jean no decorrer de "Casa Grande" é a tentativa dele fugir de tudo aquilo que sua família representa e como ele pode se portar, como ser humano, diante de suas convicções e dos valores em que ele acredita. Ao mostrar a luta de Jean contra esses estereótipos e pensamentos, o filme toca em temas muito interessantes, como as diferenças sociais, a instituição de cotas raciais e a hipocrisia que reina, algumas vezes, na relação patrão x empregado.

Estes são os pontos mais positivos de um filme que tem um desenvolvimento interessante, porém um fim um tanto abrupto - mas que não deixa de ser representativo diante de tudo o que assistimos, por, talvez, representar um momento definitivo de ruptura (ou de libertação) entre Jean e tudo aquilo que o que lhe cerca representa.
    Luana O.
    Luana O.

Enviada em 23 de agosto de 2020
    Que desperdício de elenco e de história. A ideia é interessante e poderia ter sido melhor desenvolvida, mas foi tudo muito raso. Muitas pontas soltas. Um desperdício.
    Jaqueline Castro
    Jaqueline Castro

Enviada em 20 de agosto de 2020
    O filme terminou do nada, queria saber oq deu la com a mina è a família do cara, resumindo uma merda
    Crismika
    Crismika

Enviada em 12 de agosto de 2020
    O filme até tenta abordar temas como cotas raciais, falência da classe média alta, virgindade, mas o filme é tão lento e arrastado, sem novidades, atores sem expressão, enfim nada acontece ao longo de quase duas horas de filme. Não vale a pena perder tempo.
    André Bonfim
    André Bonfim

Enviada em 6 de agosto de 2020
    Até é interessante, prende a atenção, achei que o filme fosse de 2020 mas vendo a máquina fotográfica digital vi que era de 2014!
    O filme termina de repente.
    Boas cenas do Rio aérea e do colégio.
    De São Paulo
    Josepereirapaz
    Josepereirapaz

Enviada em 11 de abril de 2020
    Filme excelente. Gostei muito quando se tentou passar a questão da classe social que parece não deixar respirar uma certa liberdade, seja no subúrbio, seja no centro carioca. O personagem Jean é ótimo e principalmente seu envolvimento com os funcionários da casa.
    leka Silva
    leka Silva

Enviada em 10 de abril de 2020
    péssimo! em plena quarentena isso foi um crime! o ator e personagem parece um dedo, SIM um dedo. Péssima atuação, enredo ruim, trama desinteressante, crítica social rasa e sem embasamento, faltou leitura, faltou estudo sobre a questão social, o foco na vida mega difícil do jovem Branco privilegiado rico e feio ficou como tema central, uma vez que havia muito a explorar sobre as questões que o filme pincelou de forma MUITO sutil.
    Perca de tempo, deveriam pagar terapia como reparação à quem assistiu à espera de uma melhora e desfecho digno.
    O cinema brasileiro chora.
    Existem muitos trabalhos do cinema independente à serem enaltecidos, premiados e valorizados. O cinema brasileiro é muito melhor que isso.