Casa Grande
    3,6
    Você assistiu Casa Grande ?

Nelio M.
    Nelio M.

Enviada em 29 de novembro de 2015
    É um ótimo filme pra quem estiver querendo dormir. Só isso. Casa Grande cura qualquer insônia. Como assisti à tarde não consegui dormir, mas fiquei pensando na vida enquanto passava o filme (lucrei mais pensando na vida). Não recomendo a ninguém.

Enviada em 24 de fevereiro de 2021
    Um dos melhores filmes Brasileiros dos últimos anos! Um roteiro impecável para uma ótima direção e um elenco concentrado no que tem que ser feito, o ritmo do filme é lento, mas atrativo. Muito bom mesmo.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 12 de agosto de 2020
    O filme até tenta abordar temas como cotas raciais, falência da classe média alta, virgindade, mas o filme é tão lento e arrastado, sem novidades, atores sem expressão, enfim nada acontece ao longo de quase duas horas de filme. Não vale a pena perder tempo.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 2 de março de 2016
    A ideia de mostrar uma família brasileira de classe media em decadência até que é interessante,o problema que isso é feito de maneira desinteressante e tediosa,tem momentos que a trama do filme não sai do lugar junto com seus personagens.
    Guilherme P.
    Guilherme P.

Enviada em 16 de agosto de 2015
    Há tempos não assistia um filme nacional tão bom. A realidade do filme é demais.
    Samuel S.
    Samuel S.

Enviada em 21 de abril de 2015
    Filme nacional!!! Sempre sem fotografia, sem roteiros, sem enredo, sem atores... sem nada!! E esse diretor se considera o melhor entre os melhores, mais um sujeitinho arrogante dentre tantos que temos no cinema nacional... muito smoking, mas nenhum talento!
    Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 24 de janeiro de 2019
    Aqueles filmes que você pergunta o que leva a alguem a largar tudo para trás mesmo estando com a vida sossegada? O filme tenta levantar isso na sociedade de hoje. A atuação do elenco e morna, não gostei do personagem do Marcello Novaes, pelo menos bem diferente do estilo dele. Filme não é ruim mas poderia ter mais dinâmica.
    Enviada em 13 de fevereiro de 2021
    O filme começa bem, apresentando os temas e personagens com sutileza e inteligência, sem parecer algo panfletário, uma cagação de regra, mas depois vai se perdendo quando eles tentam abordar muitos assuntos e não desenvolvem nenhum bem, o roteiro cria situações de confronto político/ideológico muito forçadas, pouco plausíveis, e você não acredita que pessoas normais se comportam da forma como a maioria dos personagens desse filme se comportam. Casa Grande até tem seus momentos, tem um certo charme e os primeiros 20-25 minutos são muito bons, mas no geral parece só mais uma sátira batida, mais um daqueles filmes cariocas sobre desigualdade social que se propõe a fazer reflexões super profundas, mas que acaba soando chato e clichê. Mas não é um filme ruim, tem um elenco bom, só achei o ator principal meio fraquinho, songamonga mesmo, ele não consegue transmitir a intensidade dramática que o personagem exige, as cenas de confronto com o pai são um exemplo da limitação dele. Mas achei o resto do elenco ok, Marcelo Novaes é o que consegue dar mais vida pro seu personagem, você realmente acredita que podia ser uma pessoa real passando por aquela situação. O maior problema do filme mesmo são as cenas muito paradas e o roteiro superficial. O filme se propõe a fazer uma série de comentários sociais, críticas políticas, etc...O problema não é o filme ser nacinal ou ter uma agenda política por trás, não vamos ser inocentes, quase todo filme tem, política tá em tudo nessa vida. O problema é apresentar esses temas sociais/políticos de forma superficial, clichê, e pouco inspirada, porque aí fica parecendo que é apenas uma doutrinação sensacionalista, e não um entretenimento fluido, interessante, e desafiador. Filme que é filme tem que funcionar pra diferentes grupos, não só o nicho que vai concordar com a agenda política que ele expõe, uma obra cinematográfica tem que ser política mesmo, porque a arte é política, mas também tem que se sustentar como entretenimento, porque se trata de uma mídia visual. Enfim, apenas mais um filme nacional ok, no meio de tanta merda da Globo Filmes, é até um respiro de ar fresco.
    Fernando M.
    Fernando M.

Enviada em 10 de abril de 2016
    O supervalorizado do ano. É verdade que ganhou inúmeros prêmios pelo mundo afora, como nos festivais do Rio de Janeiro, São Paulo, Paulínia, Santa Maria da Feira (Portugal), inclusive ganhando o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI) em Toulose. Tem seus méritos, mas em suas devidas proporções.

Casa Grande é um filme com pretensões socializantes, ao abordar a lenta decadência moral e financeira de uma rica família brasileira. Mas também, persegue o adolescente Jean (Thales Cavalcanti), as suas descobertas e sua busca pela própria identidade (o vestibular, a vida afetiva e sexual, etc.).

As mudanças que o País, a família e o próprio Jean atravessam – e tudo colocado sob a perspectiva do adolescente – dão ao filme uma consistência volátil e pastosa, de que tudo é definitivo e tudo está se transformando depressa demais. Como a adolescência e o Brasil, dos últimos... dez anos.

E, de fato, é esse o Brasil que percebemos passear na telona durante a projeção do filme, o Lula no poder, a política dos projetos sociais, a ascensão dos menos favorecidos à classe média, a queda de Eike Batista...

Marcello Novaes é Hugo, um homem bem-sucedido que mora numa mansão, num bairro bacana do Rio de Janeiro, e que, de uma hora para outra, se vê falido e enredado em dívidas. Orgulhoso, se nega a aceitar sua derrocada, mesmo caindo a olhos vistos, cortando as despesas, economizando a eletricidade, demite o motorista, faz o filho andar de ônibus, corta as mesadas da filha Nathalie (Alice Melo), etc.

Novaes está ótimo no filme, e é uma pena que seu personagem seja a mesma coisa do começo ao fim, unidimensional, monotom e sem profundidade.

Ao contrário de Jean, que vai saindo de uma espécie de “cópia ideológica” do pai, para se tornar alguém com uma cara própria.

Em tempos de radicalizações políticas, Casa Grande parece ser um afago à esquerda no cinema brasileiro, por mais que o diretor Fellipe Barbosa – estreando aqui em longas-metragens – procure tratar o assunto com elegância, suavidade e sutileza.

Há de fato um apuro no ritmo, na movimentação da câmera, na mise-en-scène, mas o roteiro, mesmo com diálogos ágeis, inteligentes e bem construídos, tem alguns problemas que saltam à vista.

Principalmente quando coloca questões sobre projetos sociais na boca dos personagens. O “debate” sobre política de cotas raciais chega a ser desconfortável para o público e maniqueísta para o filme. E o final, embora demonstre transformação de Jean em sua jornada individual rumo ao autoconhecimento e embora isso seja tratado com lente elegante pelo diretor, é fraco e moralizante, colocando debaixo do tapete o tenso conflito entre as classes que se esboçou logo no início do filme.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 28 de agosto de 2020
    A figura da Casa Grande tem uma importância muito grande na compreensão de alguns elementos que fazem parte da construção da sociedade brasileira. Basta lembrar, por exemplo, da existência de um livro como "Casa-Grande & Senzala", escrito pelo sociólogo Gilberto Freyre. Nesta obra, a Casa Grande é uma representação do modo de organização social e política do Brasil, calcado no patriarcalismo e na figura do pai como proprietário de tudo que se encontrasse naquela propriedade.

De uma certa maneira, "Casa Grande", filme dirigido e co-escrito por Fellipe Barbosa, dialoga com essas simbologias. No longa, acompanhamos o adolescente Jean (Thales Cavalcanti), que, aos 17 anos, está vivendo uma fase muito importante para qualquer adolescente e que envolve a descoberta de um primeiro amor, de sua própria sexualidade e também se vê diante de uma importante decisão: qual será a sua escolha profissional?

Todo esse processo se passa também em meio a um outro, que é vivenciado pelos seus pais (Marcello Novaes e Suzana Pires), que estão enfrentando uma crise financeira severa, que ameaça o padrão de vida de alto luxo que a família possui e que é escondida dos dois filhos do casal.

Assim, talvez, o maior conflito vivido por Jean no decorrer de "Casa Grande" é a tentativa dele fugir de tudo aquilo que sua família representa e como ele pode se portar, como ser humano, diante de suas convicções e dos valores em que ele acredita. Ao mostrar a luta de Jean contra esses estereótipos e pensamentos, o filme toca em temas muito interessantes, como as diferenças sociais, a instituição de cotas raciais e a hipocrisia que reina, algumas vezes, na relação patrão x empregado.

Estes são os pontos mais positivos de um filme que tem um desenvolvimento interessante, porém um fim um tanto abrupto - mas que não deixa de ser representativo diante de tudo o que assistimos, por, talvez, representar um momento definitivo de ruptura (ou de libertação) entre Jean e tudo aquilo que o que lhe cerca representa.