Casa Grande
    3,6
    Você assistiu Casa Grande ?

Luíza Lourenço
    Luíza Lourenço

Enviada em 12 de março de 2021
    Parece que o filme foi cortado pela metade, não tem clímax e nenhum dos conflitos abordados teve um ponto final.

Enviada em 24 de fevereiro de 2021
    Um dos melhores filmes Brasileiros dos últimos anos! Um roteiro impecável para uma ótima direção e um elenco concentrado no que tem que ser feito, o ritmo do filme é lento, mas atrativo. Muito bom mesmo.
    Enviada em 13 de fevereiro de 2021
    O filme começa bem, apresentando os temas e personagens com sutileza e inteligência, sem parecer algo panfletário, uma cagação de regra, mas depois vai se perdendo quando eles tentam abordar muitos assuntos e não desenvolvem nenhum bem, o roteiro cria situações de confronto político/ideológico muito forçadas, pouco plausíveis, e você não acredita que pessoas normais se comportam da forma como a maioria dos personagens desse filme se comportam. Casa Grande até tem seus momentos, tem um certo charme e os primeiros 20-25 minutos são muito bons, mas no geral parece só mais uma sátira batida, mais um daqueles filmes cariocas sobre desigualdade social que se propõe a fazer reflexões super profundas, mas que acaba soando chato e clichê. Mas não é um filme ruim, tem um elenco bom, só achei o ator principal meio fraquinho, songamonga mesmo, ele não consegue transmitir a intensidade dramática que o personagem exige, as cenas de confronto com o pai são um exemplo da limitação dele. Mas achei o resto do elenco ok, Marcelo Novaes é o que consegue dar mais vida pro seu personagem, você realmente acredita que podia ser uma pessoa real passando por aquela situação. O maior problema do filme mesmo são as cenas muito paradas e o roteiro superficial. O filme se propõe a fazer uma série de comentários sociais, críticas políticas, etc...O problema não é o filme ser nacinal ou ter uma agenda política por trás, não vamos ser inocentes, quase todo filme tem, política tá em tudo nessa vida. O problema é apresentar esses temas sociais/políticos de forma superficial, clichê, e pouco inspirada, porque aí fica parecendo que é apenas uma doutrinação sensacionalista, e não um entretenimento fluido, interessante, e desafiador. Filme que é filme tem que funcionar pra diferentes grupos, não só o nicho que vai concordar com a agenda política que ele expõe, uma obra cinematográfica tem que ser política mesmo, porque a arte é política, mas também tem que se sustentar como entretenimento, porque se trata de uma mídia visual. Enfim, apenas mais um filme nacional ok, no meio de tanta merda da Globo Filmes, é até um respiro de ar fresco.
    JOAQUIM EDUARDO
    JOAQUIM EDUARDO

Enviada em 11 de fevereiro de 2021
    O filme tem um roteiro bom, o elenco é bom. Está entre os melhores filmes nacionais que eu já assisti. O final do filme não é lá essas coisas, poderia ter tido um final melhor.
    Jonas Bittencourt, Jr.
    Jonas Bittencourt, Jr.

Enviada em 2 de fevereiro de 2021
    Popeye Tóxico
    Popeye Tóxico

Enviada em 28 de dezembro de 2020
    Bom não gostei nada do final não entendi o porquê ele terminou não sei se foi ele que tirou a foto da empregada, não sei se não prestei atenção mais tenho quase certeza que á outra empregada (a negra) namorava com o motorista, deveria ter parte 2 pra compensar o filme ruim que fizeram primeiro realmente amostra um pouco da realidade trabalhista mais isso não foi um terço do que passamos, não entendi o porquê merda ele foi pra casa do Severino né? :-: ele só chorou lá e apareceu com a Rita e do nada apareceu mó quarto pelados fim de filme? Que merda cara me arrependo profundamente em ter perdido meu tempo, só poderia melhorar se eles fizer algo muito bom no segundo filme se tiver... Então essa e a minha crítica não recomendaria nem para meus inimigos, o tal "agiota" a realidade e que se não pagar iria morrer ou perder a casa...

Agora se esse filme for baseado em fatos reais ele e um otário se eu fosse ele 1 iria guarda dinheiro não e vdd? Ele já tinha 17 Jajá 18 podia ser colocado de casa pra fora e não iria se sustentar morar na rua e começar usar drogas kkk o intuito era ele aprender que a vida não é mole e aprendeu?? Ele não passou fome e nada disso... A não tenho dinheiro pra passagem ele já ia perde a carteira relógio e celular entrou numa comunidade nossa que perigoso... Fi a realidade onde eu moro qualquer um novato que chegue e revistado e torturado psicologicamente e tem que falar pra onde vai oque vai fazer e ir na casa do morador pra provar bom essa foi minha o pai opinião gostei de algumas partes do filme achei que teve história legal mais ele não sofreu nada, final merda, não sabemos quem tirou a foto da empregada nua 👌💔
    Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 22 de dezembro de 2020
    Filme "Casa Grande" (Brasil 2015). Um bom filme, na linha de "Que horas ela volta?" (Brasil, 2015), ou seja, filmes que dão um mergulho no Brasil profundo, que só seriam mesmo possíveis antes do Golpe de 2016 e da guinada à direita que tem caracterizado tanto a política quanto a sociedade brasileira desde então.
    A principal virtude de ambos os filmes é mostrarem o "Brasil real", aquele extremamente arcaico em relação à estrutura social, desigual, machista, racista... Não tem vergonha de mostrar os quartos das empregadas, indignos descendentes das senzalas coloniais e imperiais, e nem de demonstrar as relações promíscuas que ocorrem dentro das "casas grandes". Os senhores que ainda pensam em si mesmos como "machos alfa", que não apenas tem direito, mas até "obrigação" de manter relações sexuais com todas as "fêmeas" em idade fértil que estiverem sob o seu teto. A iniciação sexual dos filhos dos senhores com as serviçais... Em resumo: o Brasil sendo o Brasil!
    Enquanto "Que horas ela volta?" se passa em São Paulo, "Casa Grande" se passa no Rio de Janeiro e este não é o principal diferencial entre os dois filmes.
    O enredo "paulista" é mais "bem costurado" e a história tem começo, meio e fim, bem definidos. Tanto os diálogos quanto a movimentação dos personagens são bastante factíveis, até mesmo "dentro do esperado", o que faz com que o espectador não apenas "acredite" na história mas também se envolva nela.
    A riqueza da família se deve ao nascimento do patriarca, à sua origem. É hereditária, muito bem explicada e bem demarcada.
    Já o enredo "carioca" lembra uma sucessão de cenas, mais ou menos interligadas umas às outras, como se fossem episódios avulsos. spoiler: O enredo não tem muita consistência, tanto que nem a inicial opulência e nem tampouco a posterior decadência da família é referenciada ou explicada, apenas acontece... A cena final até parece um "gancho" para um segundo episódio, de tão inconclusiva.
    O espectador fica com a impressão que não assistiu o filme até o fim.
    De qualquer maneira, ambos os filmes cumprem plenamente as suas duas funções, explicitamente assumidas, que são informar e divertir, ou seja, convidar à reflexão sem assustar ou enfadar o espectador.
    Fernandosilva 1
    Fernandosilva 1

Enviada em 18 de dezembro de 2020
    Despretensioso ao assistir.
    Grande surpresa, e ao que chamaram de morno, falta-lhes um apreço por esse tipo de filme e pelo simples mas não simplório roteiro.
    Ótimo enredo, ótimo filme.
    Todos os atores forem excelentes, TODOS.
    Recomendo.
    Rita Lopes
    Rita Lopes

Enviada em 13 de dezembro de 2020
    O filme é bom, realista, mas é daqueles que quando chega a última cena você diz:
    Acabou? Sério? não gostei deste final sem final...
    Paulo J.Santos
    Paulo J.Santos

Enviada em 26 de setembro de 2020
    O filme deveria ter ido além, com a família vendendo a casa e se mudando para o subúrbio e o garoto a mãe e a filha tendo que trabalhar para ajudar na manutenção financeira da família, bem como o pai no exercício de uma atividade considerada "desonrosa" para a burguesia. Também deveria mostrar o abandono sofrido pelos falsos amigos.