Lion - Uma Jornada Para Casa
    Você assistiu Lion - Uma Jornada Para Casa ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 9 de março de 2017
    Em um dos versos da música I Don’t Want to Be, o cantor Gavin DeGraw afirma: “Parte de onde estou indo é conhecer de onde eu venho”. Essa frase se encaixa como uma luva no protagonista de Lion: Uma Jornada para Casa, filme dirigido por Garth Davis. Quando tinha cinco anos, Saroo (interpretado por Sunny Pawar na infância e por Dev Patel quando adulto) se perdeu do irmão mais velho, Guddu (Abhishek Bharate), numa estação de trem no povoado em que eles viviam.

Em decorrência disso – e após enfrentar a experiência de dormir na rua e viver em orfanatos –, Saroo foi adotado por uma família australiana, que proporcionou-lhe um ambiente familiar sólido e a oportunidade de se transformar em alguém na vida. Entretanto, Saroo sempre teve uma grande sombra na sua vida: a sua origem, a família que ficou para trás na Índia e, principalmente, a incerteza sobre o que aconteceu de verdade no fatídico dia em que ele se perdeu do irmão.

Uma ideia fixa martela na mente de Saroo nos anos todos que se seguiram ao que ocorreu na estação de trem: a sensação de que sua família nunca desistiu de procurá-lo, de saber o seu destino, de acreditar na possibilidade do reencontro. É justamente isso que vai movê-lo, vinte e cinco anos após o seu “desaparecimento”, a tentar voltar para casa, entrar em contato com as suas origens e a reencontrar, finalmente, a sua família biológica.

O roteiro escrito por Luke Davies (com base no livro escrito pelo próprio Saroo Brierley) enfoca justamente a transformação de Saroo de menino em um grande homem, por meio da dedicação e do amor de seus pais adotivos (David Wenham e Nicole Kidman), do relacionamento delicado com o irmão adotivo (que tem as mesmas marcas que ele, mas não soube driblar a dor – ao contrário do que aconteceu com Saroo) e da descoberta do amor com Lucy (Rooney Mara); mas, ao mesmo tempo, nos mostra que ele não viverá essas experiências plenamente até ele conseguir aparar as arestas do seu passado. Afinal, para podermos encarar o futuro, para podermos crescer e amadurecer, é necessário que tenhamos sempre um porto seguro, um eixo, um suporte. É isso que Saroo mais procura ao tentar reencontrar a sua família e as suas origens.
    Rogério C.
    Rogério C.

Enviada em 6 de março de 2017
    quero ver quem não derrama um rio de lágrimas vendo este filme fantástico.
    e foi tão bom ver Nicole Kidman tão linda e bem.
    Mário Sérgio P.Vitor
    Mário Sérgio P.Vitor

Enviada em 4 de março de 2017
    LION é um daqueles filmes que enternecem até corações em vias de petrificação. Mas, nada ali é gratuito, nada é fora de lugar, não é propositalmente realizado para desidratar a alma. A delicadeza de sua realização mostra, com maestria, as sensações e estágios do despertencimento, da inadequação, da busca pelo calor de um ninho do qual se voou sem saber voar. Os momentos de vazio e de perda são pontuados ora por silêncios, ora por uma trilha sensível, mas nada piegas. Grandes performances, fotografia discreta, roteiro e direção seguros e aquele apelo, aqui inevitável, de se basear numa vivência real. Belíssimo!
    Davison P.
    Davison P.

Enviada em 2 de março de 2017
    Lion
    Galera que filme emocionante, conta a história real de Saroo (Sunny Pawar) uma criança indiana de 5 anos que se perdeu numa estação de Trem, depois de passar por muitas coisas ruins, foi adotado por um casal australiano, quando adulto busca encontrar sua família através de aplicativos do Google, achando através de satélites o local onde viveu quando criança, bom galera Dev Patel interpreta Saroo na fase adulta, e sua mãe adotiva é Sue Brierley interpretada pela magnífica Nicole Kidman, que pra mim é uma das melhores interpretações de uma mãe na história do cinema, perfeito seu olhar de admiração para uma criança de outras origens e o amor real de mãe, o filme é emocionante e com certeza muitos vão se derramar de lágrimas. Recomendo galera.
    Celso M.
    Celso M.

Enviada em 2 de março de 2017
    Uma estória linda, cheia de encantos e verdade. A atuação do estreante Sunny Pawar é de tirar o fôlego. Destaque para a direção, fotografia e trilha sonora. Confira!

Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.
    AndréL0pes
    AndréL0pes

Enviada em 1 de março de 2017
    Ótimo filme com belas atuações e com o final comovente, a única crítica que tenho sobre esse filme é que tiveram dois personagens mal desenvolvidos, a namorada de Saroo spoiler: Sharu
    (Dev Patel) não tem um desfecho na história e o irmão Mantosh também é muito mal aproveitado, nem parece que é irmão do Sharu de tão irrelevante que ele foi no filme, mesmo sendo baseada em história real acho que falto ter dedicado uns minutos aos dois assim como fizeram com a Sue Brierley (Nicole Kidman) spoiler: quando ela conta que está sentindo falta da família e conta sobre o pai alcoólatra e o marido que está no mesmo caminho
    , mas no geral é um filme muito bom.
    Eduardo Santos
    Eduardo Santos

Enviada em 1 de março de 2017
    Um menino de um bairro pobre da Índia se perde do irmão e embarca num trem que o deixa a mais de 1600 km de sua casa. Ele é adotado por uma família australiana e depois parte numa jornada de autoconhecimento em busca de suas origens. Lion tinha tudo para ser um filme piegas e exagerado. Apesar de não ser um filme perfeito, é inegável que ele apela para a emoção como poucos. Há cenas onde fica difícil não se arrepiar e sentir os olhos marejados. Além de ser visualmente bonito, mesmo mostrando cenas de extrema pobreza, o filme também conta com um elenco incrível. Já de cara, difícil não se envolver com o carisma do ator mirim Sunny Pawar. Que menino talentoso! Além dele, temos ainda como destaque Nicole Kidman arrebentando mais uma vez (sendo justamente lembrada pela Academia por sua atuação aqui), Rooney Mara e a melhor interpretação de Dev Patel (também com justa indicação ao Oscar de coadjuvante, apesar das poucas chances de levar o prêmio). Trata-se de um filme belíssimo, que leva o espectador a pensar na efemeridade da vida, e como é importante dizer a quem se ama o quão importante aquela pessoa é para você. Bela mensagem muito bem produzida, e que arrebata pela simplicidade. Filmaço.
    Marcelo S
    Marcelo S

Enviada em 26 de fevereiro de 2017
    Lion, filme do diretor Garth Davis, indicado ao Oscar 2017 de Melhor Filme, justamente indicado, o filme é uma pérola.
    Baseado em fatos reais, com um roteiro bem simplificado, tinha tudo para se tornar mesmo um grande filme. Filmes baseados em fatos reais sempre são bons, e temos vários por aí que já foram indicados ou não e são filmes dignos de se assistir e muito bem feitos. Este também é o caso de Lion.
    A História é tocante e você se emociona com a jornada de Saroo tanto na infância quanto na vida adulta.

Sunny Pawar interpreta Saroo na nfância e o faz muito bem, um garoto que soube colocar em suas feições todo medo, insegurança e ingenuidade á partir do momento em que se perde depois de uma viagem de trem, mesmo sendo uma criança ele nos entrega uma interpretação digna de um ator competente de anos de carreira, poderia ser facilmente ser indicado ao prêmio de Ator Coadjuvante, óbvio não iria ganhar, mas a lembrança já estaria sendo mais que justo.
    Porém esta indicação ficou com Dev Patel, que interpreta Saroo na vda adulta, atuação segura e competente, gostei muito do filme, mas acho que é um pouco demais sua indicação, ele tem algumas cenas dramáticas onde ele é exigido e se sai bem, mas nada demais ao meu ver.
    Também temos o ator Divian Ladwa, que interpreta Mantosh, apesar de ser pouco acionado no filme, ele tem uma boa interpretação de alguém traumatizado pelo que sofreu no orfanato quando criança.

O filme tê uma excelente trilha sonora, a música dos créditos reflete muito o som pop da Índia, a trilha entra nos momentos certos no filme, a fotografia do filme também é ótima, escura por demais no começo, mas não compremete quem assiste o filme.

Nem tudo são flores, afinal, no meio do filme, o roteiro dá uma cabeçada, Saroo fica perdido em visões, sonhos, fica pra lá e ora cá sem sentido de uma hora pra outra e ficamos sem entender o porque de ter terminado com Lucy (Rooney Mara) e ter largado o emprego (ao que só ficamos sabendo quando seu pai adotivo comenta em cena).

Lion e um filme que você deve ver, vá ao cinema, compre-o ou alugue-o, vale a pena, o final é pra lá de emocionante. Não deve ganhar o prêmio, mas só a indicação é algo para se orgulhar a todos que trabalharam no filme.
    Michaela L.
    Michaela L.

Enviada em 25 de fevereiro de 2017
    Amei demais esse filme! A história é extremamente triste e comovente, não há nenhum tipo de enrolação (que é comum nessa categoria). A atuação da criança é de outro mundo, assim como a fotografia e a iluminação... É cada cena impressionante! Acho que fui a única pessoa que não sai da sessão chorando, mas é um filme com fortes emoções, abala qualquer um
    Roberta Yuri N.
    Roberta Yuri N.

Enviada em 25 de fevereiro de 2017
    Gostei muito!
    Emocionante e interessante! O ator é muito bom, por isso da um show de interpretação, até hoje não vi um filme com ele que eu não tivesse gostado.
    Filme envolvente e que prendeu bastante minha atenção, ainda mais por ser tratar de uma história verídica.
    Recomendo!