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anderson santana
1 seguidor
67 críticas
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3,5
Enviada em 5 de dezembro de 2022
Baseado em fatos reais, Spotlight consegue trazer um tema extremamente polêmico e por vezes evitado, de uma forma bem clara.
Dirigido por Tom McCarthy a trama é envolvente, e tem um roteiro muito bem amarrado. Além disso, o filme tem um elenco de peso, com performances acima da média, por vezes, parece que estamos acompanhando o desenrolar dos fatos reais. É tudo muito natural e convincente.
A obra levou a estatueta de melhor filme para casa em 2016. Acho que isso já o credencia para ser assistido, não é mesmo? rs
Estou viciado nos filmes baseado em fatos reais, e esse de jornalismo investigativos sãos os melhores, apesar de parece lento e sem sal, são interessantes por mostrar vários pontos de vista
O filme é audacioso ao falar de um assunto que é baseado em fatos reais e delicado por ser ministros da fé ,que a medida que a investigação se aprofunda o peso e a responsabilidade dos reporteres aumenta junto com público.
Spotlight é um grande filme sobre jornalismo investigativo. Ele mostra o trabalho investigativo de um grande caso, um escândalo. As decisões que a equipe tem que tomar, inclusive contra pessoas próximas em nome da verdade sobre o caso. Eles corrigem o próprio erro de não ter dado importância ao caso anos atrás.
Spotlight é uma equipe investigativa do The Boston Globe responsável por investigar casos importantes e de grande relevância. Todo o trabalho jornalístico da equipe do Globe é fundamental para esclarecer o caso e levar justiça para as pessoas. A investigação ocorre no início dos anos 2000, então a pesquisa e a obtenção de informações eram muito diferentes de hoje em dia. A maioria do material era impresso, com pouca coisa digitalizada. Interessante a quantidade de arquivo em mídia impressa que o jornal tem. Recortes de jornal, fotos etc.
O jornal tem de brigar contra a igreja católica, que é muito influente no local, inclusive na justiça. A igreja, uma das instituições mais fortes da história, mostra seu poder e influência sobre as pessoas daquele local. Ela esconde os casos de crianças molestadas e não punem os padres. A igreja está a cima da lei.
Para quem gosta do gênero jornalismo investigativo é um ótimo filme. Ele é um pouco confuso porque envolve muitos personagens que são citados pelos nomes e fica um pouco difícil memorizar todos eles em tão pouco tempo. Mas a história é boa e envolvente. Possivelmente não agradou aos religiosos mais fanáticos porque é contundente em relação a crítica a Instituição Igreja Católica!
2001. Após ter sido comprador pelo The New York Times, a equipe do Boston Globe, sobretudo Mike Rezendes (Ruffalo), Robby Robinson (Keaton) e Sacha Pfeiffer (McAdams) é incentivada por um novo editor, Marty Baron (Schreiber) a investigar os casos de abusos sexuais de menores envolvendo padres católicos, algo relatado desde meados dos anos 70, mas nunca de fato investigado. Aos poucos a investigação vai levando não somente a casos isolados, 13 inicialmente, depois 70, apenas na área de Boston, mas a descoberta, referendando os dados de um pesquisador, de que cerca de 6% do clero ser pedófilo.
Mais em: https://magiadoreal.blogspot.com/2020/02/filme-do-dia-spotlight-segredos.html
Um excelente filme de jornalismo investigativo que infelizmente acabou ganhando má fama por ter ''roubado'' o OSCAR de Melhor Filme do igualmente excelente Mad Max : Estrada da Fúria. Um elenco estrelado em performances brilhantes, com destaque para Michael Keaton, que engatou três grandes atuações consecutivas(Birdman, este Spotlight, e O Fundador).
Ótimo filme, expôs muito bem um tema tão polêmico e na maioria das vezes até evitado, trás ao grande público informações extremamente importantes. Contado como deveria ser, sem drama excessivo e focando sempre no tema com diálogos muito explicativos, Oscar mais que merecido!
Um filme que retrata a triste realidade, ocultação e impunidade de crimes cometidos pela cúpula da igreja. Show de atores com seus respectivos papéis. Só achei que o filme foi mal conduzido, poderia ser mais dinâmico e envolvente. Nada que tire a credibilidade da obra, mas há um excesso de cenas cansativas.
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