Meu AdoroCinema
Perdido em Marte
Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Perdido em Marte" e da sua filmagem!

Projeto antecipado

Inicialmente, Perdido em Marte foi anunciado para 4 de março de 2016, antes dos estúdios Fox decidirem antecipar o projeto para 25 de novembro de 2015 nos Estados Unidos.

De forma despretensiosa

O escritor do livro, Andy Weir, publicou seu livro pela primeira vez no próprio site/blog despretensiosamente. Até que, as pessoas lhe pediram para que colocassem em uma plataforma para download.

Deserto vermelho

O filme foi gravado em Wadi Rum, na Jordânia, que tem um deserto de cor vermelha.

Características de Marte

A pressão atmosférica sobre a superfície de Marte é em média 0,087 psi, cerca de 0,6% da pressão do nível do mar na Terra, que é de 14,69 psi. Tão baixo que uma "tempestade feroz", como é dito por especialistas, seria algo parecido com uma brisa leve de "bagunçar o cabelo". Devido à baixa densidade do ar, o som não viaja como acontece na Terra e é preciso estar ao lado de alguém e gritar para ser ouvdo, acreditando ser possível sobreviver a temperatura congelante, atmosfera venenosa e falta de pressão.

Roteirista e diretor

Drew Goddard, roteirista do filme, esteve cotado para dirigir o longa, porém assumiu a função com Sexteto Sinistro (2016). Depois disso, Ridley Scott leu o script e investiu no projeto, ao invés de focar na sequência de Prometheus (2012).

Consultando a NASA

A NASA foi consultada durante a produção do filme a fim de obter os aspectos do espaço e viagens espaciais, especificamente em relação a Marte, com o máximo de rigor.

Traje espacial

Os trajes no filme utilizaram um sistema de iluminação, em funcionamento, complexo e real.

Capa do roteiro original

A primeira página do roteiro original de Perdido em Marte estava a bordo da verdadeira nave espacial Orion [NASA], quando foi lançado. Na capa, havia um desenho do personagem de Matt Damon em Marte dizendo: "Vou ter de usar a ciência para sair dessa."

Permissão da NASA

Cineastas que desejam retratar a NASA em um filme devem obter permissão para tal. Os diretores também devem mostrar a agência que estão levando o assunto a sério e representando a verdade. Cinquenta páginas do roteiro é propriedade da NASA.

Sets de filmagem

Cerca de vinte sets de filmagem foram construídos para as gravações de Perdido em Marte, que não é muito em comparação aos outros filmes, porém eles eram muito mais "técnicos". Colocando em perspectiva para com os outros longas de Ridley Scott, o cineasta usou 70 em Êxodo: Deuses e Reis (2014) e mais de 100 em O Gângster (2007).

Após o pôr do sol

A agenda de filmagens era tão específica que, Kate Mara e Sebastian Stan chegavam ao set antes do nascer do sol e saiam após ele se pôr. Esse "isolamento" foi aplicado para ajudar com seus personagens durante as gravações.

Tempo de gravação

As filmagens duraram cerca de 70 dias.

Fora do solo australiano

O filme estave, em determinado momento, previsto para ser filmado na Austrália. Porém, devido a desentendimentos com o governo australiano esses planos tiveram de ser abandonados.

Fazenda de batatas

Eles tinham uma verdadeira fazenda no estúdio, com batatas em todas as fases de crescimento de forma que, pudesse ser usada para as filmagens.

Mudanças ao longo do caminho

Pequenas mudanças foram feitas no roteiro durante as filmagens, em parte para ter uma melhor precisão científica. O produtor Mark Huffam disse: "Nós estamos trabalhando com 90% do script que começamos".

Reaproveitando

Diversas pesquisas e desenvolvimento de Prometheus (2012) foram usados em Perdido em Marte. Especialmente os trajes espaciais.

Maior estúdio do mundo

Os produtores decidiram filmar em Budapeste por ser o local onde está localizado um dos maiores e mais altos estúdios do mundo. Além disso, os estúdios de Londres já estavam cheios.

Trajes espaciais

Ao projetar os trajes espaciais do filme, a figurinista analisou os verídicos de Marte da NASA e disse que eles eram "exatamente como um uniforme do Buzz Lightyear", pelo fato de ser volumoso. Ridley Scott ainda não os aprovava, de modo que os designs finais do figurino foram baseados em imagens reais, porém voltadas para uma abordagem mais prática.

Segundo filme espacial

Esta é a segunda vez que Jessica Chastain e Matt Damon trabalham no mesmo filme de temática espacial. O anterior foi Interestelar (2014), embora eles não compartilhem nenhuma cena juntos.

Para parecer legal

Tecnologicamente, tudo no filme é baseado em fatos, mas foi modificado para "parecer legal" na tela.

Visitando a NASA

Jessica Chastain visitou JPL e a NASA em preparação para o filme, reunindo-se com verdadeiros astronautas. Ela também leu o romance, no qual o longa é baseado, antes de começar as filmagens.

Ao futuro e além

A missão a Marte no filme emula missões reais que a NASA está planejando para o futuro.

Conselho da Anne

Jessica Chastain recebeu conselhos de sua co-estrela em Interestelar, Anne Hathaway, ao vestir um traje espacial, que incluiu a vestimenta de um terno de arrefecimento por baixo.

Não foi dessa vez

Irrfan Khan era a escolha principal para o papel de Venkat Kapoor. Por seu comprometimento com o filme Piku (2015), ele não estava disponível. Isso ocorreu cerca de três semanas antes das filmagens começarem. Por não ter uma etnia específica, eles obtiveram o maior astro que conseguiram em curto prazo, que acabou por ser Chiwetel Ejiofor.

Câmeras contemporâneas

Múltiplas câmeras foram usadas durante as filmagens, incluindo GoPros.

Watney, você está atrasado.

Em 28 de setembro de 2015 - quatro dias antes do lançamento americano - a NASA anunciou ter encontrado evidências do fluxo de água salgada na superfície de Marte.

...e o resultado é Marte

A paisagem e o ambiente de Marte foram criados através de uma combinação das filmagens locais e CGI.

Into the Storm

Uma das partes mais perigosas das filmagens envolvia as tempestades em Marte.

Outra nacionalidade

Aksel Hennie não é alemão, e sim norueguês.

Segunda colaboração

Esta é a segunda vez que Michael Peña e Kate Mara trabalham juntos, sendo a primeira Atirador (2007).

Segundo filme marciano

Jeff Daniels atuou em outro filme relacionado a Marte, Meu Marciano Favorito (1999).

Diferenças Marte-Terra

A temperatura média da superfície de Marte é -63º C (-81 ° F) comparada com a da Terra, 14º C (57 ° F). O comprimento de um dia em Marte é de 24 horas e 37 minutos. Já o de um ano é significativamente mais longo, com 687 dias. A gravidade é 62% menor do que na Terra. Com apenas 0,38, no padrão Terra, uma pessoa que pesa 100 kg (220 libras) pesaria apenas 38 kg (83 libras) no planeta vermelho.

Filmando na "NASA"

As filmagens na "NASA" duraram três semanas.

Perdido em Marte

O personagem de Matt Damon em Interestelar, Dr. Mann, perde-se em um planeta localizado perto do buraco negro. Desta vez, a história se repete.
Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
  • Extraordinário (2017)
  • Liga da Justiça (2017)
  • Assassinato no Expresso do Oriente (2017)
  • Os Parças (2017)
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018)
  • Um Brinde à Amizade (2013)
  • Star Wars - Os Últimos Jedi (2017)
  • Jogos Mortais: Jigsaw (2017)
  • Dunkirk (2017)
  • Mãe! (2017)
  • Thor: Ragnarok (2017)
  • Perfeita é a Mãe 2 (2017)
  • It - A Coisa (2017)
  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
  • A Estrela de Belém (2017)
  • Cinquenta Tons Mais Escuros (2017)
  • Jumanji: Bem-Vindo à Selva (2017)
  • Pica-Pau: O Filme (2017)
  • Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola (2017)
  • A Águia da Legião Perdida (2011)
Back to Top