Críticas AdoroCinema do filme Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal

Novos rumos
De Francisco Russo

Desde o primeiro filme, Atividade Paranormal fez sucesso apostando na proposta estética de câmeras filmando o que acontecia em “tempo real”, como se fosse o que o próprio personagem vê. O tempo passou, novos filmes foram lançados, tecnologias mais avançadas possibilitaram que breves alterações pudessem ser inseridas, como o uso de câmeras em um laptop (Atividade Paranormal 4) e a pequena GoPro, câmera portátil que é uma das estrelas deste novo filme. De toda forma, a estrutura básica da série jamais foi alterada. Quem assiste a qualquer um de seus filmes pode ter uma boa ideia do que está por vir nos demais.

Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal - FotoDiante desta constatação, Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal tenta renovar a franquia, explorando uma realidade diferente dos filmes anteriores, ao mesmo tempo que se mantém fiel à cronologia da série como um todo. O foco desta vez está em Jesse (Andrew Jacobs), que acaba de completar 18 anos. De família mexicana mas vivendo nos Estados Unidos, ele leva uma vida típica dos jovens de sua idade e classe social, com direito a zoações, empolgação pelo sexo oposto e idiotices de todo tipo – há até mesmo um “momento Jackass” dentro do filme. Tudo para que o público latino, seu alvo prioritário nos Estados Unidos, se reconheça nas telas – uma tática parecida com a utilizada por Atividade Paranormal 4, que teve como protagonista uma jovem adolescente de classe média. Em meio a esta nova realidade - para a franquia  -, é apresentado um velho conhecido: o demônio que tanto atormentou as irmãs Katie e Kristi, assim como o enigmático clã das parteiras. É justamente aí que o filme ganha força.

Por mais que siga uma estrutura esquemática, bem conhecida por quem assistiu os filmes anteriores da série, Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal traz algumas novidades divertidas – como é usual na franquia. Se em Atividade Paranormal 3 o grande trunfo era a câmera presa a um ventilador e no quarto filme o Kinect chamava a atenção, graças ao efeito visual explorado dentro da história, aqui quem ganha destaque é o bom e velho Genius, utilizado como se fosse uma tábua ouija. A própria GoPro traz uma nova dinâmica, permitindo que a câmera não permaneça a todo instante nas mãos de seu portador. São estes detalhes, aliados à nova realidade apresentada, que dão um certo frescor à fórmula já explorada à exaustão. Isto aliado às intrigantes conexões com a cronologia da franquia, que fazem a alegria de quem curte a série como um todo.

Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal - FotoAtividade Paranormal: Marcados pelo Mal é um filme que diverte e também instiga a curiosidade, graças a algumas explicações em torno do clã das parteiras e uma novidade um tanto quanto surpreendente – e também arriscada para o futuro da franquia. Para quem curte a série Atividade Paranormal, é um programa altamente recomendável. Aos demais, é possível também se divertir com as típicas sequências de suspense explorando a expectativa sobre o que está por vir e também com Arturo (Richard Cabral), de participação essencial - e divertidíssima - no desfecho do filme. Destaque também para a cena em que Jesse e seu melhor amigo, Hector (Jorge Diaz), acompanham os comentários de um de seus vídeos no YouTube. As opiniões sobre os efeitos toscos, que poderiam ter sido feitos em um programa caseiro de computador, são o exemplo maior de ser este um filme sem grandes pretensões que assume, de forma escancarada, suas próprias limitações e ainda brinca com elas.

Dê sua opinião sobre esse filme
Topo
  • Will A.

Sem assistir, já poderia dizer que é bem forçado.
    A ideia inicial era boa. O primeiro filme foi inovador e interessante.
    O problema é quando fazem muitas sequencias. O filme fica com má reputação e sem nada de novo....só restando a forçação...

• Israel F.

Bem, Atividade Paranormal depois do segundo, ficou uma coisa repetitiva. Todo mundo já sabia o final. Acontece quase a mesma coisa com todos. Espero que esse me SURPREENDA.

• bjames

Eu gosto dessa franquia, medo mesmo só senti no primeiro e no quarto filme

Agora esse Marcados pelo Mal é péssimo...não dá medo em nada...nem um suspense
    Você fica aguardando achando: agora o filme vai....mas não vai a lugar algum...simplesmente fraco demais
    Um filme de terror que te faz dar altas risadas não merece ser chamado de terror
    Não entendi a crítica...pois o filme com certeza é o pior de todos da franquia.

• Rennan A.

quantos anos pode ver esse filme

• Antonio B.

É ura perda de tempo, uma bobagada só. Vão assis
    tir outra coisa!

Nossas últimas críticas
  • Pelo Malo

Amores brutos

• Marina

Uma história de amor e música

• Divergente

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho   4,6

De Daniel Ribeiro
Com Guilherme Lobo, Tess Amorim
Comédia dramática

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Mercenários 3