Trapaça
Muito bom
Trapaça

Um elenco em sintonia

por Lucas Salgado

É curioso ver Trapaça disputando premiações com O Lobo de Wall Street, afinal o primeiro pode ser visto como uma grande homenagem ao cinema de Martin Scorsese. O longa segue a estrutura de obras como Os Bons CompanheirosCassino, onde ninguém é inocente. Conta com um elenco grandioso, uma trilha impactante com vários clássicos do rock, uma narração off bem particular e flashbacks de uma infância dura. Além disso, traz uma participação especial de Robert De Niro.

Trapaça - FotoÉ claro que David O. Russell não é Martin Scorsese, mas é interessante vê-lo neste tipo de projeto. Responsável pelos premiados O VencedorO Lado Bom da Vida, o diretor se sai bem ao criar uma história repleta de reviravoltas e sempre instigante.

O principal mérito do cineasta foi na seleção do elenco. O quarteto principal (Christian BaleAmy AdamsJennifer LawrenceBradley Cooper) está fabuloso, mas não está sozinho. Coadjuvantes como Jeremy RennerLouis C.K. e o próprio De Niro se saem muitíssimo bem. É interessante notar que os quatro protagonistas já haviam trabalhado com O. Russell, mas surgem em papéis completamente diferentes. Neste sentido, cabe destacar Lawrence. Assim como em O Lado Bom da Vida, a atriz vive uma personagem que mescla um pouco de loucura e depressão. Mesmo assim, oferece uma atuação bem diferente da vista anteriormente, comprovando sua evolução como atriz.

Trapaça - FotoMas se é para destacar alguém do elenco, o nome é o de Christian Bale. Ele, que ficou muito magro para O Vencedor, agora surge acima do peso e careca. Ainda assim, consegue ofertar sensualidade o bastante para conquistar Amy Adams, em seu papel mais sexy.

American Hustle (no original) conta a história de dois trapaceiros (Bale e Adams) que são forçados a colaborar com um agente do FBI (Cooper) que quer derrubar uma série de políticos e mafiosos. A trama é bem simples, mas o roteiro de O. Russell e Eric Singer compensa com uma vasta oferta de diálogos memoráveis. As conversas entre os personagens de Cooper e Louis C.K. são incríveis. C.K., por sinal, vai se mostrando um ator extraordinário também nas telonas. Ele já havia demonstrado talento na série Louie e recentemente foi visto em Blue Jasmine.

Cooper vem se mostrando um ator cada vez mais seguro, que curiosamente se destaca com personagens inseguros. O longa acerta em cheio na trilha e no design de produção. O figurino de Michael Wilkinson é fabuloso, principalmente com relação às roupas fatais de Adams, com decotes muito chamativos. O penteado dos atores também merece destaque, sendo até objeto de piada do próprio filme.

Trapaça não é um filme perfeito. Tem problemas de ritmo e uma história que não empolga. Sua vantagem é justamente a impressionante força dos atores. Estamos diante, sem dúvida, de um elenco memorável.

• Thiago C.
    Sem duvidas, sem duvidas !
  • Cleiton D.
    É impossível não admitir um pouco de decepção com "Trapaça", o elenco como a critica diz é memorável e brilhante, eu gostei do filme, não posso dizer que não, ele tem aquele tom romântico e atraente que "O Lado bom da vida" tem, apesar de não seguir o mesmo gênero, a trama é bem elaborada, fotografia e figurino perfeitos, mas o roteiro é muito lento, só a cada bom dialogo e decote da Amy Adams você recupera o folego para continuar, Lawrence ganhará o Oscar como coadjuvante merecidamente, esta maravilhosa em sua atuação, Bale novamente com uma transformação impressionante e ótima atuação, mas na minha opinião McConaughey e DiCaprio estão melhores para o oscar, já em melhor atriz Amy Adams com seu papel sexy, se ganhar será merecido, mesmo torcendo pra Bullock. A experiencia que fica é boa por ver este elenco brilhante nesta bela obra que não é não tão boa quanto esperávamos a um longa com 10 indicações.
  • Luana M.
    Gostei muito da caracterização do Christian Bale, mas ele não vai levar o oscar. Provavelmente o Matthew McConaughey levará, merecidamente.
  • Cleiton D.
    "O Lado Bom da Vida" é um ótimo filme, o que não te agradou nele? Ele tem um pouco do problema que também existe em "Trapaça" o enredo um pouco lento, mas tudo isso vai da percepção do espectador.
  • isabellaroga
    Exelente atuação do elenco, com especial atenção à Jennifer Lawrence e todos os demais. Um pouco lento mas com certeza vale a pena conferir!