A 5ª Onda
    Fraco
    A 5ª Onda

Mais do mesmo disfarçado de novidade

por Renato Hermsdorff

Apresentado como uma ficção científica que não se passa em um universo distópico (numa tentativa clara de diferenciação das sagas Crepúsculo, Jogos Vorazes e afins), surpresa!, A 5ª Onda não é uma coisa, nem outra; é mais do mesmo disfarçado de obra original. Não se deixe enganar pela cena inicial.

De cara, somos apresentados a nossa heroína, Cassie Sullivan (Chloë Grace Moretz), inserida em um cenário de abandono e desolação, na espreita para invadir um minimercado a fim de conseguir o que comer. Lá, ela se depara com um rapaz, caído no chão, mas ainda vivo. Ela pode confiar nele? Não se sabe. E o que o desfecho, impactante, da cena promete, o restante do filme não cumpre.

Voltemos. Do nada, a Terra começa a sofrer uma série de ataques alienígenas, as tais ondas do título. Primeiro, eles, que são chamados de “os outros”, cortam a energia do nosso planeta; depois, mandam um tsunami que dizima boa parte da humanidade; na terceira onda, um vírus é usado para matar ainda mais gente; em seguida, eles se infiltram entre nós, assumindo a forma de gente comum – daí a dificuldade de saber em quem confiar. Para inserir um drama pessoal, Cassie ainda se separa acidentalmente do irmão menor, fazendo do reencontro sua meta.

A primeira metade, em que os personagens e cenários são apresentados, corre morna, mas cumpre a função de introduzir a franquia. Até que as reviravoltas acontecem (ufa!), porém de maneira tão crível quanto topar com uma nota de 30 reais. E, pior, de maneira involuntariamente risível.

Aí, abandona-se a ideia central que, em tese, diferenciaria a nova franquia juvenil baseada em série literária dos exemplos prévios (Divergente, Maze Runner, além, claro, de Crepúsculo e Jogos Vorazes), a saber: a percepção de que a premissa de A 5ª Onda poderia ser algo do nível do real, um fato (ou uma sequência de fatos) que poderíamos enfrentar aqui e agora (e não necessariamente crianças se matando em uma batalha cruel comandada por pessoas em trajes excêntricos ou um vampiro e um lobisomem disputando o amor da garota da porta ao lado).

O filme é baseado em uma série de livros (por enquanto, dois foram escritos e o terceiro volume está para ser lançado) de autoria de Rick Yancey e é a tentativa da Sony de emplacar uma franquia juvenil para chamar de sua.

Quando este fator (que podemos chamar de “realidade”) é tirado de cena, para jogar os personagens em um contexto surreal, o que sobra é o desejo da protagonista de rever o irmão (mais uma vez, a família acima de tudo) e o coração da heroína dividido entre dois rapazes, o crush descolado, colega de escola, Ben Parish (vivido por Nick Robinson, de Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros); e o salvador misterioso do meio da floresta Evan Walker (o pouco conhecido Alex Roe).

Trata-se de um fim do mundo sanitarizado, em que acaba a energia elétrica, mas não falta um estojo de maquiagem (um exemplo é a caracterização exagerada da personagem de Maika Monroe, excelente atriz de Corrente do Mal, subaproveitada aqui) ou a maneira como se desenvolve a relação de Walker e Cassie.

E o que era para ser um excitante sci-fi contemporâneo descamba para o clichê do melodrama adolescente. Sobra para o espectador a impressão de já ter visto esse filme antes. E já viu mesmo. Como derrotar os ET´s? e quem vai ficar com Cassie? São cenas para os próximos capítulos.

• Andre Luis
      Você não entendeu, eu não estou criticando o livro, e sim o filme! São duas coisas completamente diferentes, mesmo porque, o filme é 'baseado', é uma adaptação.
    • Gustavo Araújo
      Na real o filme não explica, essa parte aí só é citada no terceiro livro na conversa da Esp com um vilão lá (spoiler)... A saga é razoavelmente boa e muito longa, a triologia se completa e um filme de 100min não conseguiria contemplar nem o primeiro livro livro, muito menos das todas as explicações sem que estragasse a graça do enredo (coisa que infelizmente o filme conseguiu fazer com maestria).
    • Gustavo Araújo
      O livro é muito bom, o filme é uma péssima adaptação que adolescentiza ainda mais o enredo. E quanto ao argumento do poder que eles tem (tsunamis, drenar energia, ultilizar um vírus genético), o final do último livro dá um grande blowmind com o plottwist do enredo explicando o porquê optaram por exaramente esses métodos. Não critique errôneamente uma obra sem antes conhecê-la, muito menos falar que ela é sem pé nem cabeça ao nem ao menos saber da história em si. O relacionamento dela com o Evan é de certa forma sim, furada as vezes, mas o filme não teve tempo de desenvolver, o livro em si abrange umas 150 páginas só nesse trecho dele achar ela até ela passar a confiar/gostar dele. O filme é uma péssima adaptação e mesmo eu achando que a trama não é boa, a leitura me rendeu grandes momentos dos quais não me arrependo nem um pouco, principalmente no livro do meio. Não assista o filme, não vale a pena. Concordo com o ainda bem que flopou, mas não critique obras dessa forma sem possuir conhecimento da mesma. Abraço.
    • Adrielson Florindo
      Filme para adolescentes kkk.
    • Andre Luis
      Filme sem pé nem cabeça. Alienígena consegue fazer tsunami, mas precisa usar crianças para matar sobreviventes ? Isso sem falar nos furos de roteiro, como a cena da arma da mocinha que é descarregada e depois aparece carregada, e ela não confiar no cara esquisitão e do nada ficar apaixonada. Esse filme é uma bomba, e ainda bem que flopou.
    • Matheus Araújo
      Vai toma no cu
    • Albert de Paula
      Começou bem, parecia um filme de apocalipse e tudo mais, as primeiras ondas foram interessantes as ideias utilizadas, mas depois virou um melodrama adolescente, com crianças no exercito, uma paixãozinha padrão e tudo mais, cena totalmente desnecessária onde a moça já chega pagando de gostosona no quartel, em fim, demorei 3 dias pra assistir o filme todo, só pra não perder o tempo já gasto, difícil descer.
    • Rubia Elise
      Decepcionante. Medíocre e nada original. Filme ruim.A ideia poderia até ser aproveitada, mas colocaram um clichê sem graça, sem linha de tempo, sem contexto. Deixou a desejar em absolutamente todos os aspectos.
      COMPRA UM APONTADOR CARAI
    • Roger Corpani PW
      MANO VO TE CONTA UMA HISTORIA. A MINA DO FILME ESTA A ESPERA DO ETEVALDO ATE HOJE. SLKO
      EH MEMO? NEM LIGO
      FODA-SE
    • Roger Corpani PW
      VAI TODO MUNDO TOMA NO CU... BANDO DE FILHO DE EGUA... VAI ASSISTIR, UM FILME BOM. REI LEAO 1 2 3 TOP HEIN.... BAGUI EH LOKO... NESSE FILME QUE INDIQUEI TEM ATE TRAFICO EXPLICITO
    • Roger Corpani PW
      mata meu portugues nao irmao... tmj
    • Ricardo Fortes
      Apostaram no rostinho bonito da protagonista para tentar emplacar uma franquia, mas esqueceram de fazer um bom roteiro, quem tá esperando uma continuação, espere sentado.
    • Diego Sousa
      a vai se Fuder quem não gostou do filme, quem n gostou desse filme gostar de assistir, é merda. so pode, um filme excelente desse, perfeito, que venha a 2 parte do filme.... AMEI DE MAIS, muito louco o FILME. que venham outros assim.
    • Bagbuu C.
      Vc assistiu direito? Issu tudo explica no filme, assista direito antes de comentar.
      Neh
      Cara, concordo com vc
    • Bagbuu C.
      Se vc não gosta de melodrama, lê a sinopse antes de assitir o filme ou não assitir filme de adolecadoles