Malévola
Legal
Malévola

Era uma vez os efeitos especiais

por Bruno Carmelo

A experiência de assistir a Malévola é bastante curiosa. Por um lado, esta ainda é a história bem conhecida da Bela Adormecida, com os mesmos elementos consagrados (maldição da vilã, dedo espetado, sono da princesa, beijo salvador). Por outro lado, a fábula nunca tinha sido vista dessa maneira, com um festival de imagens digitais, efeitos sonoros e espetáculo pirotécnico. Esta é mesmo uma versão moderna da história, como anunciaram os produtores, mas a forma está mais modernizada do que o conteúdo.

Malévola - FotoÉ sintomático que tenha sido escolhido para a direção não um cineasta confirmado, e sim um perito em efeitos visuais. Robert Stromberg não tem pudores em usar o máximo possível de imagens computadorizadas, criando seres fantásticos, fadas iluminadas, dragões gigantescos. Os US$200 milhões de orçamento estão bem visíveis em tela, assim como o uso muito profissional do 3D, empregado tanto para conferir maior profundidade às imagens quanto para arremessar objetos e personagens alados em direção à plateia.

Algumas cenas, como a muralha de espinhos e a levitação da princesa são realmente impressionantes. Outras cenas, como os planos aéreos da floresta e dos seres coloridos, são de fato grandiosos, mas não muito diferentes da fauna e flora fantásticas já vistas em Oz, Mágico e PoderosoAlice no País das Maravilhas e Avatar, por exemplo. Talvez fique a sensação incômoda de assistir a uma produção em que 90% das cenas foi filmada sobre uma tela verde. Mas é verdade que muitos espectadores vão enxergar no excesso visual um banquete de luzes e cores digno do investimento feito no ingresso (sobretudo em 3D).

Malévola - FotoAtenção: possíveis spoilers abaixo!

De resto, a moral por trás da Bela Adormecida permanece a mesma, com poucas alterações significativas. Uma única mudança notável é a hesitação do príncipe em beijar a princesa adormecida, por tê-la visto apenas vez. A prudência em relação ao romance e a recusa do amor à primeira vista também estavam presentes em outro filme contemporâneo da Disney, Frozen - Uma Aventura Congelante, e parece representar o discurso politicamente correto destinado às jovens garotas. Quanto a Malévola, nem é preciso dizer que a personagem não é fundamentalmente malvada - ela nasceu pura e alegre, como parece ser o caso de todas as crianças neste mundo mágico, mas ficou amargurada com o fim de uma história de amor. "Malévola", antes de ser um adjetivo depreciativo, é o nome próprio da protagonista, adquirido muito antes de se transformar em feiticeira má.

No que diz respeito ao elenco, é difícil prestar atenção em qualquer outro nome além de Angelina Jolie. A atriz e produtora está muito à vontade no papel, transitando facilmente entre a ironia, a vilania e o carinho por Aurora. Jolie sabe como empregar muito bem cada tom de voz, cada expressão, dando a impressão de que a estrela é tão bem treinada na arte dramática quanto na arte de posar para fotógrafos, mostrando sua beleza e seus melhores ângulos (e as duas habilidades são exaustivamente solicitadas no filme). Já a promissora Elle Fanning faz o que pode com a rasa personagem da princesa pura e ingênua, capaz de observar uma mulher vestida de preto, com chifres imensos, e confundi-la com sua fada madrinha.

Malévola - FotoDe maneira geral, o filme surpreende pela quantidade baixa de humor, elemento normalmente usado para equilibrar o tom de produções sombrias como esta. Malévola se leva bastante a sério, mas o seu roteiro traz oscilações visíveis quanto ao tom: o início típico da fábula cede espaço para um segundo ato sem conflito algum, no qual a protagonista e o espectador apenas esperam Aurora crescer para a maldição se concretizar - até finalmente chegar o clímax, cheio de ação, com fogo voando pelos ares e lutas espetaculares.

Um exemplo externo ao filme pode ajudar a compreender melhor os seus valores. Recentemente, o diretor Colin Trevorrow defendeu a sua continuação de Jurassic Park, contra aqueles que o acusam de "estragar as histórias da nossa infância". Segundo ele, não podemos exigir do cinema contemporâneo que corresponda ao padrão de décadas atrás. Afinal, a infância dos adultos já passou, e agora é a vez de criar histórias para uma nova geração de crianças, acostumadas aos vídeos na Internet, os videogames, os celulares e os desenhos animados espetaculares.

Malévola - FotoTalvez Trevorrow tenha razão: se a Disney queria adaptar Malévola aos nossos tempos, que o fizesse com o vocabulário visual da juventude de hoje. E esta é uma juventude fascinantemente contraditória: ela já viu de tudo, mas quer ver sempre mais, e exige ao mesmo tempo o máximo de fantasia e a máxima aparência de realidade, com explosões verossímeis, dragões de pele detalhista, batalhas com sons nítidos de corridas, gritos, espadas. Neste sentido, Malévola se adapta muito bem ao novo imaginário tecnológico do cinema.

• C?cero P.

Assisti ontem o filme, gostei muito, não chega a ser um filme perfeito, mas é muito bom. Só gostaria de usar esse espaço para dizer á vocês do Adoro Cinema que tomem um pouco de cuidado com as críticas aqui postadas, pois sou acostumado a ler críticas aqui no site e nunca tinha visto uma crítica com tanto SPOILER como essa de Malévola.
    Sei que em críticas a probabilidade de conter Spoiler é grande, mas não lembro de acontecer o mesmo com outras críticas.
    Parabéns pelo o site, acesso várias vezes ao dia. ;)

• Rosiane M.

Adorei!!!! Nada clichê, apesar de a historia ser bastante conhecida!

• Daniela B.

O filme é ótimo! Fique focada na história do começo ao fim! Acho bem legal o que tem ocorrido de serem refeitas histórias clássicas infantis com um tom maior de realidade! O filme fala sobre amor verdadeiro, sobre o fato de que não somos totalmente maus, nem totalmente bons, mas na realidade oscilamos um pouco, não são extremos que definem uma pessoa.. A imagem e os efeitos do filme são perfeitos! Minha dica é: Assista! =)

• Shayne M.

O filme é surpreende, Angelina como sempre espetacular e Vivienne tão linda quanto a mãe!

• Leonardo M.

filme muito meia boca ... tirando nos efeitos, o filme é extremamente fraco, não pela história, mas como ela é contada... muito ruim

• Felipe T.

incrivel apenas

• Itamar M.

Muito bom o filme, mas, achei a Malévola boa demais, pois praticamente a única coisa ruim que ela fez foi amaldiçoar a criança. Só queria que ela fosse um pouco mais malvada.

• Bruna M. B.

Digno da sessão da tarde!!! Juro que me decepcionei com a espera por dois anos...
    Fotografia, trilha sonora e efeitos especiais legais. O que deixa a desejar é o roteiro muito fraco e previsível. Há várias partes chatas, mesmo tendo a impressão de que o filme foi feito especialmente pra Miss Jolie (que é uma das Produtoras)... Atriz de Aurora é muito genérica, mesmo sendo 'A bela adormecida', passou sem grande expressão!

• Edmilson J.

Não sou fã, se quer assisti a versão original de A bela adormecida, mas como qualquer ser humano com um pouco de cultura sei da história da princesa que acordou após um beijo do príncipe. Esse filme me surpreendeu, fui assistir pois o pessoal que estava comigo estava afim, jurava que não iria prestar, mas vale muito a pena. EU RECOMENDO.

• Manu B.

Eu adorei a história!!! me impressionei com a visão acerca do conto de fadas da Bela Adormecida e do amor verdadeiro, seria bem interessante a reprodução dos outros contos da Disney tb :)

• Alexandra ..

3?eu daria 1 para esse filme só pelo esforço de tanta divulgação

• Isabelle H.

gostei!

• Cicera D.

Eu amei assistir o filme Malévola,fiquei encantada com desfecho do filme....nota dez!

• DannyMello

Sem Palavras Pra Descrever essa Maravilha de Filme Nota 10

• Mateus D.

Falando dos efeitos especiais, não gostei muito daquele dragão, achei que podia ser melhor, assim com as paisagens e alguns personagens

• Misty M.

Simplesmente perfeito,amei o filme todo :D

• F?bio A.

Amei o Filme, e ao final depois de muitos anos, novamente vi um filme sendo aplaudido ao seu final. Isso só foi possível pois é um belo filme de fantasia, que atinge todo o público com uma versão ímpar de beleza e amor. E claro, Malévola é Angelina Jolie e no dia de seu Aniversário é de aplaudir mesmo.

• Anna Julia C.

Eu concordo plenamente com você! Achei um pouco profundo seu pensamento a respeito da verdadeira bela adormecida, não tinha pensado por esse lado.

• Anna Julia C.

Eu particularmente achei a recontagem do filme espetacular! Não se prendeu aos contos infantis de fadinhas, princesa e o(a) vilã(o). A geração de hoje cobra mais, até as crianças não estão mais satisfeitas com esses contos de fadas muito emoldurados. O filme causa uma quebra positiva de expectativa, vamos ao cinema achando que vamos assistir as maliciosidades de um ser mágico, mas nos deparamos com duas incriveis histórias de amor, ambas envolvendo a premeditada vilã, malévola, a primeira história a dela com o rei, uma paixão de infância, que aos anos foi amadurecendo, e a segunda, o amor de mãe e filho, ou melhor de madrinha e "praga", da malévola com a aurora.

O filme consegue transmitir espetacularmente para o leitor o que realmente é o verdadeiro amor, envolvendo desde uma traição, por conta da ganância humana, até o arrependimento de Malévola ter amaldiçoado uma ser que nada tinha lhe feito. Agora posso concluir que, a verdadeira bela adormecida é Malévola, uma pessoa bela e bondosa por dentro, cuja beleza e a bondade ficaram adormecidas no seu interior por muito tempo, cobrindo seu coração de angustia e raiva, até que seus bons sentimentos foram despertadas pelo nascimento do amor verdadeiro entre ela e Aurora.

• Hertha S.

Talvez os chifres venham para demonstrar que aparência é o que menos conta. A maior riqueza está dentro de cada um, na bondade existente no coração. :)

• Maria H.

O filme é muito bom, lindo, espetacular, emocionante, maravilhoso. Ameiiiii assistiria ele quantas vezes pudesse. A Angelina Jolie ficou perfeitaaa. Ai gente esse filme é tudo, elenco bom, filme bem elaborado. Sz

• Joana M.

Quem quiser assistir Malévola com boa qualidade, tá aí o link:
    Só apagar o ##

assistirseriesefilmes##.com/assistir-filme-malevola-dublado/

• Gustavo L.

São muito idiotas e sem nenhum senso crítico quem chama esse filme vazio, demorado e chato de "perfeito" . Essa geração malhação acha qualquer porcaria perfeita.

• Marilda E.

é maravilhoso

• Habner S.

geração malhação!q eo futuro do brasil e nem e tudo q agente acha perfeito alia se nos samos geração malhação vc e geração museu só gosta q coisas antigas e antiquadas vc não consegue se atualiza desculpa ! o tempo de filmes bestas q vc assitia acabou em tão aguenta a nossas perfeição ou bebe leite !

• Lucas A.

esse povo que diz que o filme foi OTIMO e etc... so pode ser doido pq é muito ruim história fraca demais, o rei passa 16 anos sem ver a filha e quando ve nem um abraço direito ele da ja manda prende ela logo, e a malevola poe a maldição de morte e na mesma hora tira pq o cara que arrancou suas assas pediu ?????? cade o odio dela ???? e aquelas 3 fadas dementes affff nada aa ver

• Linete L.

Eu gosto de conto de fada. Porém tem algumas coisas muito sem noção nessa adaptação. Resumindo gostei dos efeitos, porém a história ficou a desejar.

• Pollyanna S.

Nossa foi um dos contos de fadas mais lindo que eu já vi na minha vida, filme perfeito, a historia muito envolvente, Angelina Jolie magnifica, já era fã agora mais ainda. Quero ver de novo <3

• Rafa S.

Não tenho o que criticar do filme, gostei da historia, da maneira como os personagens foram retratados, da atuação de todos ali, da trilha sonora, efeitos...visual e sai do cinema muito satisfeita com o sentimento de querer assistir novamente. Confesso que gosto desse novo rumo da Disney, de retratar as coisas puras e verdadeiras do mundo atual sem criar aquela imagem do fútil que víamos nos contos de fadas da nossa infância, sem sair, e claro, do que se caracteriza: conto de fadas.
    E isso o que penso, então vamos respeitar a opinião alheia. Abraco e o filme esta super recomendado para todos!

• Fabiana Tavares

O filme é ótimo!
    Principalmente a moral surpreendente no final.
    Só achei meio cabuloso.. Como as coisas da Disney são.

• kryss

muito bom

• Marcos C.

Ainda não assisti mais o trailher parace ser otimo

• Simone Da Costa Pereira S.

esse muito show

• Ariel M.

Primeiro. na historia original, o rei faz exatamente isso, ou seja, o filme só foi fiel a história nesse ponto, do rei mandar aurora viver longe dele.

segundo, mais uma vez, faz parte da historia original, a aurora ser criada pelas fadas boas.
    Juguemos o filme baseando-se na história original

• Ariel M.

Concordo com o André, acho a critica do adoro cinema, muito técnica e pouco persuasiva, A Anjelina simplesmente divou o filme todo!

• Ivan Sousa

Vamos conhecer o outro lado da história.Malévola será o responsável por nos mostrar a vida da perversa personagem.Se bem que no começo não é tão perversa assim.Essa adaptação é rica em cores e efeitos digitais que complementam a história.Um ar sombrio em praticamente todo o filme,encanta,mais a história e um roteiro bem fraco não caminham lado a lado.Angelina Jolie vive a personagem título,e acaba mostrando um trabalho bem interessante,pois se encaixa perfeitamente aos moldes de Malévola.Por outro lado temos a pequena e linda Elle Fanning ,que ganha um destaque a mais,pois é a jovem adormecida,que encantou milhares de pessoas.Que aqui no filme ela não tem medo nenhum da super vilã,e que a chama de madrinha,pois passa quase todo o filme em sua companhia.Mais passamos todo o filme tentando descobrir o que acontecerá a cada cena,pois muda um pouco o foco do conto original,e desperta interesse em certas partes.