X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
    Obra-prima
    X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

De volta para o futuro

por Renato Hermsdorff
    Depois do pirotécnico (no mau sentido mesmo) X-Men - O Confronto Final (de 2006, dirigido por Brett Ratner), o impacto da volta de Bryan Singer (de X-Men - O Filme, em 2000 e X-Men 2, 2003) ao comando do universo mutante só não é maior, com X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, porque, em 2011, foi lançado o ótimo X-Men: Primeira Classe, sob a batuta de Matthew Vaughn (descontados, aqui, os filmes solo do Wolverine).

Mas se Singer tem um poder mutante é o de saber transportar para o cinema da melhor maneira possível o universo desses “super-heróis” (às vezes, mais humanos do que muita gente). E ele vai além. O novo velho diretor mantém o melhor do longa-metragem anterior, como o cruzamento da história central com fatos históricos, e adiciona a luxuosa combinação de parte do elenco original das três primeiras produções com a nova geração de atores presentes em Primeira Classe. Mérito do roteiro, claro.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - Foto

Com colaboração de Jane Goldman (de Primeira Classe) e do próprio Matthew Vaughn, o roteiro de Dias de Um Futuro Esquecido é assinado por Simon Kinberg, baseado em uma história do lendário Chris Claremont. No futuro, os mutantes são caçados por uma raça aditivada de Sentinelas – os robôs gigantescos criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage, de Game of Thrones) nos anos 1970. Os poucos sobreviventes, sob o comando do professor Xavier (Patrick Stewart) - e Magneto (Ian McKellen) também -, resolvem enviar Wolverine (Hugh Jackman), que envelhece lentamente, de volta aos anos 1970, a fim de impedir um acontecimento provocado por Raven/ Mística (Jennifer Lawrence) e mudar o cenário impiedoso do futuro. Lá, o herói das garras afiadas (ainda sem adamantium e essa é uma subtrama a se prestar atenção) vai ter que convencer os jovens Charles Xavier (James McAvoy) e Erik Lehnsherr (Michael Fassbender) a ajudá-lo. Mercúrio (Evan Peters) dá uma mãozinha ao grupo, numa participação simplesmente inesquecível – para quem se lembra da cena da invasão à Casa Branca pelo Noturno (Alan Cumming) em X-Men 2...

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - FotoCom planos ousados e trilha sonora correta, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido combina o melhor do entretenimento com inteligência. Das impactantes cenas de ação (Erik levanta um estádio) à reconstituição dos anos 1970, não só no figurino, impecável, mas sobretudo nos paralelos com o comportamento da época (com um Charles irreconhecível), ou mesmo na interseção com os acontecimentos do período (como no suposto envolvimento de Erik no assassinato do presidente Kennedy).

Além de toda a beleza estética, dos ótimos efeitos especiais e os diálogos pontuados na medida certa pelo humor, ainda é possível refletir sobre a passagem do tempo não apenas a respeito dos personagens, mas também dos atores. Se a “oscarizada” Halle Berry viu seu papel crescer em X-Men 2, chegou a vez dos roteiristas destacarem a presença de outra atriz vencedora do prêmio: Jennifer Lawrence. Decisão mercadológica? Claro que sim, mas o desejo por maiores bilheterias, aqui, não caracteriza nenhum demérito, tão bem construída é a personagem e tão bem resolvidos são seus conflitos. (A intérprete da Tempestade estava grávida durante as filmagens, mas dificilmente o roteiro seria diferente). E quem não sai de moda, pelo visto, é Hugh Jackman, com seu Wolverine mais importante do que nunca para esta trama.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - FotoAliás, o que não falta em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é conflito – o que pode entediar os menos acostumados com o universo do grupo. Há, sim, um excesso de plots (reviravoltas). Todos, no entanto, muito bem resolvidos.

Se Primeira Classe fez a franquia renascer das cinzas de O Confronto Final, Dias de um Futuro Esquecido devolve os X-Men de volta ao ninho onde tudo começou (não cronologicamente, claro) com o primeiro filme, em 2000. Talvez o maior poder de Bryan Singer seja ligar tão precisamente essas duas pontas.

• Artorias
      Mas o Logan reviveu o passado, e ele que voltou no tempo, portanto ele sabia do assassinato da Jean
    • Artorias
      O filme ta muito bem explicado e a mente de Xavier foi pra outro corpo, e o Logan em Dias de Um Futuro Esquecido pede pra Xavier se lembrar de Ciclope e Jean Grey.
    • Soraya Neko
      Gostei desse, mas ainda ficou com aquela sensação de que faltava alguma coisa..
    • Roberto S.
      Esse filme é sensacional pois retrata todo mal feito por outros filmes da franquia X- men.
    • Bruno J.
      Eu diria que é um filmaço.Mas vou além, é um "filmadamantium".História envolvente, elenco sensacional, trata incrível...Filme cheio de reviravoltas, que surpreende até os mais viciados nesses heróis.Fantástico.Filme perfeito..
    • Igor S.
      Muito Fraco esse filme.
    • Igor S.
      Como fã dos x-man, fiquei completamente desapontado com o filme,Primeiro com a História: quem deveria ser mandado no tempo deveria ser o Bishop ou Cable e não o Logan, a Mistica como a assassina (até da pra engolir) A Kit Pride enviando o Logan no tempo fala sério.Segundo os Personagens: Mercúrio?? Que personagem ridículo, caracterização horrível, ator sem graça (Não bastava ele ser o pior personagem em todas as temporadas da série American Horros Stories ainda tinha que estragar o herói) bons personagens simplesmente ficaram como meros figurantes.Terceiro Os Sentinelas: Tá de sacanagem desde que saiu o primeiro filme dos X-man, eu sonhava em ver os eles no filme, e me deparo com aquilo sem dívida na minha opinião foi o PIOR DO FILME.Resumindo achei o filme FRACO.
    • Nicolas O.
      O filme até que é legal, mas não tem nada a ver com a HQ, quase ninguém que aparece no filme aparece na HQ e viceversa(nem o Bolívar Trask aparece na HQ).
    • Luis Carlos C.
      Ótimo filme, muito bom mesmo, ver a Jean e o Ciclope de volta não teve coisa melhor.
    • Clayton Q.
      filme top!
    • Mariana T.
      Perfeito? Eu gostei do filme, me entenda... mas uma coisa que não entendi até agora é como o Wolverine pode ter garras de adamantium no "futuro" se no filme anterior (Wolverine imortal) ele as perdeu na luta contra o samurai de prata??
    • Alice P.
      Vou assistir novamente no cinema. Inesquecível!!!
    • Vall S.
      Adorei o filme!
    • Jana?na T.
      A Marvel vai lançar e já tem data de estreia: 27 de maio de 2016.
    • Michelle A.
      Muito Bom!
    • Paul G.
      Gostei demais. O Filme faz ligações com os filmes passados dos x-men.E colocaram o mesmo motivo quando Chavier perde o poder.Muito bem amarrada.Faltou somente mostra o Chavier levantando do hospital na sequência do 3. Mas já é pedir demais.O Filme é muito bom.
    • nu.santos
      Não teve furo, É só vc pensar que a história mudou, todos estavam vivos, Jean, Scott, o confronto final não aconteceu pela logica do filme.
    • Lara C.
      o melhor filme que ja vi !!! muito emocionante o filme todo ri praticamente em todas as cenas de wolverine :)
    • Ronan G.
      Um dos melhores filmes que já vi! Só quem não o entendeu não gostará, pois nem precisa ser fan de HQs. Recomendo!
    • Pedro C.
      Muito bom o Filme, Brian Singer conseguiu trazer de volta a excelência dos primeiros filmes..
    • Heveline G.
      Ótimo filme.
    • Rosana R.
      Também assisti....Esperava mais...concordo com nota 3....
    • Rosana R.
      Concordo totalmente com você!!! O que salva o filme para mim foi a cena com o Mercúrio. Foi fantástica.
    • Matheus B.
      foi massa foi massa bom filme, cabuloso a apariçao do apocalipto no final
    • Arildo R.
      Curti muito! E o melhor.. processar o filme e a cronologia depois da Sessão me faz apreciá-lo ainda mais.
    • Andr? Luis R.
      muito com, está no grau!
    • Andr? Luis R.
      ja vi 2 vezes e avaliei com 5 estrelas! :D Exelente filme.
    • Andre Luiz W.
      Se fosse pra ser igual as revistas não precisava de filme!!!! as revistas servem de base que são muito bem aproveitadas o filme é excelente eu poderia ver centenas de vezes!!!
    • Andr? Luis R.
      PARA NÃO ME DECEPCIONAR PREFIRO NÃO FICAR PROCURANDO UMA ORIGINALIDADE OU UMA FIDELIDADE EM RELAÇÃO AOS "HQs" (quadrinhos como alguns chamam). TODOS SABEMOS QUE ELES PODEM "BASICAMENTE" FAZER O QUE QUISEREM COM AS HISTÓRIAS QUANDO ESTES SE TRANSFORMAM EM FILMES (DENTRO DOS LIMITES É CLARO). INCLUSIVE SE FORMOS ANALISAR COMPARANDO VEEMENTE E MINUCIOSAMENTE VEREMOS MUITO MAIS CONFUSÕES, TANTO NOS FILMES ATUAIS QUANTO NOS ANTERIORES E EM ABSOLUTAMENTE EM TODOS DA MARVEL, SONY, FOX, DC ETC...ASSIM, PROCURO ME COLOCAR NA SITUAÇÃO DE ESPECTADOR VENDO UM LONGA METRAGEM "BASEADO NOS HQs", E NÃO UM LEITOR DE HQs. A PARTIR DAI POUPO FICAR PERDENDO TEMPO CRITICANDO ALGO QUE NÃO FOI OFERECIDO, MAS SIM CRITICO COMO FILME (ATORES, ROTEIRO, EFEITOS ESPECIAIS, DIREÇÃO, PRODUÇÃO, ETC.) :D
    • Andr? Luis R.
      CALMA. É SÓ MAIS UMA OPINIÃO, ASSIM COMO A SUA. "A SUA OPINIÃO É 3,5."
      JUSTO.
    • kakau2ne1
      só tenho uma palavra Sensacional!
    • Andr? Henrique S.
      e o apocalypse promete ser ainda melhor,porque agora sim os X-MEN estão completos novamente com a jean e o ciclope
      tbm acho
    • Andr? Henrique S.
      exatamente o xavier não morreu e o fato do magneto estar mais forte depois da luta contra a mistica se justifica pelo fato dele quando levanta o estadio estar usando o CAPACETE que faz ele ficar mais poderoso
    • Andr? Henrique S.
      desculpem pessoal mas voces dão muito importancia pros pequenos detalhes do filme e deixam de avaliar o filme como um todo é claro que o fato da kitty ser telepata realmente foi estranho,mas sinceramente eu tava tão ligado no filme que nem liguei tanto pra esse "detalhe"
    • Bruno Z.
      Muito bom!! Cara, sem palavras. Pra mim melhor filme do ano, até agora
    • Elizeu S.
      Gostei muito do filme sem dúvida um roterio muito bom que prende a atenção,um final em emocionante Parabéns a todos atores...
    • Mafra W.
      Bom filme, porém não 5 estrelas.Tem seus deslizes, mas o saldo é positivo, ainda mais com a cena do Pentágono...Enfim, 3,5.
    • Caio Victor O.
      mano, um diretor cagou a série e matou o Ciclops, vc não viu ao Confronto Final? Mas senta e assisti ai a essa obra prima
    • Caio Victor O.
      para as centenas de críticas negativas antes de assistir: assisti ao filme hoje e TODOS os seus medos não se concretizaram, aliais, levem lenços pq os mais sensíveis e maiores fãs vão chorar de felicidade com a última cena do filme antes dos créditos. Perfeito, roteirista e diretor deram show e corrigiram o terror do Confronto Final
    • Michele G.
      Edinho, vc já assistiu? Eu estive na pré-estreia, sou muito fã e concordo com a nota. Acho que você deveria ver e ter argumentos para assim fazer a critica!
    • Renato H.
      Imagina, Roberto. Obrigado pelo toque. Já foi corrigido. É que é tanta viagem no tempo que...
    • Renato H.
      É tanta viagem no tempo, que causa até confusão. Mas, claro, obrigado pelo toque. Já foi corrigido!
    • Biannanjos
      uhuuu vcs entendem mesmo de x-men... eu fico tão confusa.... então a Jean volta? e o lindo do scott? que legal... amo essas maluquices de fazer vários presentes diferentes mudando o passado... show... super ansiosa!!!
    • Biannanjos
      também percebi mas não quis ser chata... rsrs
    • Biannanjos
      x-men assiti todos na ordem que foram lançados, depois assisti na ordem em que aconteceram os fatos... depois assisti de traz pra frente, assisti tudo de novo e mesmo assim nunca tenho certeza de nada... rsrsrs fico sempre com duvidas, é como um quebra-cabeça que sempre faltam peças... mesmo assim sou super fã desse filme, o que menos gosto é o confronto final... estou super ansiosa pra ver este e sei que no vou ver e ainda vou ficar com muitas dúvidas... rsrs
    • Daniel C.
      boa observação... chata, mas boa auhauhauhauhahauhnem tinha percebido... kk
    • Roberto H.
      Sem querer se chato, mas já sendo... No desfecho da crítica está escrito "Dias de um PASSADO esquecido". Nada de mais, mas sempre tem um chato que vem reclamar (como eu estou fazendo agora rs)
    • Bruno B.
      E será que eles não entendem que X-men sem Gambit e Noturno não é X-men...Claro que nós fãs vibramos com as produções dos heróis, mas parece que fica faltando alguma coisa...Já fizeram uma Vampira apagadíssima que não voa, ok... engolimos.Ainda bem que Lince Negra vai aparecer nesse próximo.E não vou nem comentar sobre Jubileu...Sou da lei que se for fazer, faça exatamente como tem que ser...
    • Emerson S.
      Show adoro X Men Só poderiam dar mais vida ao personagem Gambit que só apareceu em volverine a origem Seria muito bom da mais vida a esse personagem muito bom "herói" Tenho até uma sugestão de um ator espetacular para o Papel de Gambit Rodrigo Santoro show
    • vampira
      sim, ela aparece,mas não sei em que cena e nem como vai estar, eu acho que ela recuperou os poderes.
    • Daniel A.
      Com vampira ela aparece em um trailer desse filme.
    • Daniel A.
      Tbm já to baixando todos os blurays pra ver até o dia 22 kkkk
    • Fernando O.
      A Vampira será lembrada muito pouco no longa, quem sabe até nos créditos finais? Não sei , mas recordo bem que a personagem é o ponto chave para o desenvolvimento do Apocalipse, que o mesmo manipula a personagem, a fim de colher o maior numero de poderes possíveis para traze-lo a vida. Não sei como será desenvolvida a historia de Apocalipse, mas TODO mundo sabe que é num futuro. Creio eu que a Vampira sera usada apenas para isso, mostrar pra todos nós o começo da nova historia X-Men: Apocalipse.
    • Paulo F.
      5 estrelas? mds é a primeira vez que vejo isso....pelo visto nao posso perder !!!!
    • Valerio M.
      Esse vai ser um dos melhores do ano!
    • Cleiton C.
      Vai ser TOP !
    • junior1409
      o cara era o nome do filme >.<
    • Matheus Dias
      Wolverine com v ? Sério ?
    • Matheus Dias
      concordo ! os filmes do wolverine são bem fracos !
    • Matheus Dias
      tem razão ! não foi o melhor da série mais foi muito bom !
    • Joy A.
      Tá louco? O 3 foi irado! Dizem isso só por causa da morte da Jean e do professor. Que no caso, volta a vida transferindo, com poder de sua mente, sua consciência para o outro.
    • Auro S.
      Isso eu concordo, até porque nos quadrinhos ele aparece bastante mesmo. :)
    • Auro S.
      Colega, presta atenção. De onde vem X-Men? Arma "X"? Décima tentativa de êxito em construir um super mutante!!! Não sabe? Chama-se Volverine. É por isso que todas as tramas dão mais valor a ele.
    • Barbara Martins
      Atiçar ansiedade, a gente vê por aqui *.*
    • Hilquias O.
      cara ao chamar alguém de noob isso é um elogio ta ligado pq noob saibot tira onda :D agora newbie é mais indicado para esse trouxa :D
    • Dida
      Já imaginava. Que ótimo!!!
    • Gwen Stacy
      caraca 5 estrelas, deve ser bom mesmo ein
    • Almir G.
      O melhor do ano!
    • Pedro H.
      No ultimo paragrafo do texto esta escrito Passado ao inves de Futuro!
    • Saulo N.
      Não vejo a hora, esse filme realmente promete!!!
    • David G.
      Pelo que a grande maioria está dizendo (tanto da crítica internacional quanto do Brasil), é o melhor da franquia mesmo, ou pelo menos equivalente ao X2.. Mais ansioso ainda pra ver!E curti a crítica tb! =]
    • Sidney M.
      Como foi dito na critica acima, Primeira Classe deu um gaz para franquia X-Men. Acredito que esse novo filme do universo mutante, vai se um arrasa quarterão. No aguardo!