Contágio
    Ruim
    Contágio

EPIDEMIA SEM ALMA

por Lucas Salgado

A primeira coisa a se ressaltar com relação à Contágio é o sensacional elenco que Steven Soderbergh conseguiu reunir. Matt Damon, Kate Winslet, Laurence Fishburne, Jude Law, Marion Cotillard, Gwyneth Paltrow e Bryan Cranston são alguns dos nomes presentes na produção. Só aí estão três vencedoras do Oscar de Melhor Atriz e outros dos atores mais badalados da atualidade. Já a segunda coisa a se ressaltar com relação ao filme não surge em forma de afirmação, mas sim através de uma pergunta: como o diretor conseguiu fazer um filme tão ordinário com tantos bons nomes na equipe?

Nada em Contágio foge do padrão "filmes sobre epidemias", não conseguindo em momento algum deixar o expectador interessado com o que está acontecendo. Para piorar tudo, ainda oferece um final péssimo em que busca explicar a razão pela qual aconteceu tal situação.

Trata-se de uma obra rasa e assustadoramente fria. Não há emoção alguma e é difícil acreditar que alguém irá se envolver com os dramas dos personagens. Todas as situações são construídas em cima de clichês e de personagens estereotipados. Quem se sai melhor no elenco é Jude Law, interpretando uma espécie de blogueiro radical que tenta fazer barulho no meio da calamidade pública.

Soderbergh já realizou bons trabalhos na sétima arte, como em Sexo, Mentiras & Videotape e Traffic, mas é inegável também que é um dos diretores mais inconstantes de Hollywood, tendo deixado muito a desejar em obras como Full Frontal, Solaris e Treze Homens e um Novo Segredo. Pouco antes de lançar Contágio, muito se falou de que o cineasta iria se aposentar em breve. Ele desmentiu, mas reconheceu que deverá ficar um tempo afastado das telonas. Tendo em visto o último trabalho, parece mesmo importante que tire um tempo para refletir sobre a carreira ou sobre o que ainda tem a dizer.

Contagion (no original) possui 105 minutos, mas é provável que a pessoa que assista ao filme pense que este tem mais de duas horas. Tudo é muito lento e tudo é sem emoção, e a falta de um clímax colabora para passar a ideia de que a história não se desenvolve.

Outro grave problema é a fotografia sem personalidade. Steven Soderbergh poderia, inclusive, dividir a culpa pelo fracasso do longa com seu diretor de fotografia, mas isso acaba sendo difícil pois é o próprio cineasta que realiza a função.

O filme é nada mais que um grande desperdício de talento, mas que no final deixa algo positivo: a certeza de que em poucos anos será totalmente esquecido pelo público.

• Gilmar Jose Rocha Magal
      O FILME CONTÁGIO É ABSOLUTAMENTE ATUAL. PREVIU A CRISE DO CORONAVIRUS. ASSUSTADORAMENTE ATUAL, QUEM NÃO ENTENDEU O FILME PRECISA DE TRATAMENTO MÉDICO. GENIAL, TANTO O DIRETOR, ROTEIRISTA, PRODUTOR ....ETC...ETC...
    • Larissa
      ADOROCINEMA: a certeza de que em poucos anos será totalmente esquecido pelo públicoCOVID-19: Acho que não!
    • Bruno Matos
      Papel de CORNO !!! kkkkkkkkkk...
    • Bruno Matos
      Na época em que foi lançado, foi realmente uma BOST@ !!! Só faz sentido nos dias atuais de COVID-19 !!!
    • Diego Rafael Dias
      Concordo com vc amigo, sou bioquímico e o filme é muito realístico. Os argumentos desse crítico são péssimos e sem senso crítico da realidade, talvez seja isso, ele queria que tivesse Zombies trama! Kkkkk.
    • Thiago Lutten
      É exatamente vcs q eles criticam. Uma parcela gigantesca de influenciadores e jornalistas (se é que se pode chamar assim né) que só falam e divulgam sobre pseudociência (a Forsítia) e acham que tudo é teoria da conspiração (não tomar a vacina para ganho da indústria farmacêutica - Lembrou a galera contra vacina, majoritariamente eleitora do bolsonaro e que falam tanto sobre marxismo cultural. Ou, se vc ainda não entendeu, a ideia de um jornalismo Marxista, como vc alegou).Como se algo mostrado no filme em relação ao Jude Law tivesse a ver com ciência política e o estudo sobre o Capitalismo que Karl Marx tanto trabalhou para alertar VOCÊ, Classe Trabalhadora, da classe dos grandes empresários que já se encontram organizados e explorando VOCÊ, que se acha burguês, dono de propriedade e rico (coisa que não é né, amor). Os grandes empresários aqui mencionados e mencionados pelo Marx são o 1% mais ricos do mundo.Não lute para representar as pessoas de quem vc não faz parte, pois quem vc diz odiar (a classe trabalhadora) é quem vc partilha lugar nesse mundo. Vc trabalha (não ganhando o quanto deveria, e vc concorda comigo nisso, tenho certeza) para quem vc defende, e compra (pagando mais do que vc acredita precisar pagar por tal produto, e nisso vc tb concorda comigo, tenho certeza) de quem vc defende.Resumindo, vc odeia quem é seu igual e defende quem te explora não só uma (não te pagando o quanto deveria), mas duas (cobrando mais do que deveria).Pra não dizer os hospitais particulares, escolas particulares e afins. Te explorando o triplo, quádruplo e por ai vai, cobrando para coisas que já deveriam ser suas, pelo simples motivo de vc ser uma pessoa que nem qualquer outra, ou melhor, que nem as quem te explora.
    • Diego Rafael Dias
      Essa crítica do Adorocinema foi ridícula, o cara estava esperando que o vírus viesse de onde, de outra galáxia. Kkkk!
    • Diego Rafael Dias
      Concordo, a crítica foi muito infeliz, acho que ele esperava em coisas merabolantes...kkkk
    • Diego Rafael Dias
      Filme excelente, realístico, quase que baseado em fatos reais. Kkkkk!
    • Diego Rafael Dias
      Com certeza, essa crítica foi muito infeliz em dizer praticamente que filme é uma porcaria. Eu assisti recentemente e como profissional da saúde achei o filme excelente, muito realístico!
      Está acontecendo...
    • Adam De Freitas da Paixão
      A maior população e com os piores hábitos alimentares. Sempre os vírus dos filmes aparecem lá.
    • Adam De Freitas da Paixão
      Crítico é crítico, só vê o lado ruim. Acha que tudo tem de ser uma obra prima, e não é isso. O filme em si é ruim mesmo, mas não para 1.5 estrela. Leva 3 estrelas, fácil.
    • Adam De Freitas da Paixão
      Como qualquer filme de pandemia. Nada novo.
    • Neo domotica
      E que lembrança....em 2011 os caras ja sabiam que o vírus é chines!
      Putz....falou tudo!
      Verdade.
    • Clécio Sousa
      Alguem me diz o papel do Matt Damon nesse filme...
    • Tiago Seilert
      Acho que a conclusão do site adoro cinema se enganou. Agora, todo mundo quer ver o filme! Kkk
    • Jackson A L
      Agora em 2020, com pandemia pela OMS e muitas pessoas já isoladas em casa, interessante assistir ou até mesmo revê-lo, pois muitas situações agora fazem mais sentido que em 2011, no ano de seu lançamento, mesmo que ainda houvesse lembranças recentes do H1N1 de 2009. O filme retrata algumas situações muito semelhante aos acontecimentos atuais, porém tem uma sequência lenta (apesar de não ser um filme longo) com muitos personagens (ótimos atores), sem conseguir trabalhar cada um de forma satisfatória.Whinderson Nunes, é você???? kkAquele rapaz que morre atropelado....kkk... muito parecido..