O Espetacular Homem-Aranha
    Você assistiu O Espetacular Homem-Aranha ?

CinemaAdoro
    CinemaAdoro

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Acho que vão criar um Homem Aranha melhor, ou criar uma nova continuação. Mas poderiam continuar com o quarto filme..
    leonardo
    leonardo

Enviada em 2 de março de 2014
    O Homem-Aranha sempre foi o meu super-herói preferido. Cresci lendo seus quadrinhos, assistindo seus desenhos e os maravilhosos Homem Aranha 1 e 2 com Tobey Maguire interpretando nosso Peter Parker. Não mencionei o Homem Aranha 3 porque não gostei do mesmo. Além disso, o primeiro Homem Aranha foi o primeiro filme que assisti no cinema e depois o assisti inúmeras vezes criando assim um carinho especial pelos filmes com o Tobey. Devido a isso, quando soube que Homem Aranha 4 havia sido cancelado e em seu lugar teríamos um reboot com um Peter Parker adolescente descobrindo seus poderes no colegial, fiquei muito revoltado , pois do meu ponto de vista os filmes do aranha que eu cresci assistindo perderiam toda a magia. No entanto, com o passar do tempo, com o desenvolvimento do filme e divulgação de trailers, imagens e a promessa de contar pela primeira vez a origem do Peter Parker com uma trama envolvendo o desaparecimento de seus pais, me fez dar uma chance a esse reboot e até fiquei muito animado e ansioso pela estréia. O dia 6 de julho chegou e lá estava eu conferindo o recomeço do meu herói de infância e agora escrevo a minha crítica, a crítica mais difícil que já escrevi.
    O Espetacular Homem-Aranha conta a história de Peter Parker um tímido estudante do ensino médio que passou a maior parte de sua vida lidando com o misterioso desaparecimento de seus pais. Constantemente ele sofre bullying nas mãos de Flash Thompson ( muito bem interpretado por Chris Zylka) e começa a nutrir uma paixão por sua colega de classe, Gwen Stacy ( a ótima Emma Stone). Peter vive com seus tios, Ben e May Parker que preenchem o vazio deixado pelo abandono de seus pais. Certo dia, Peter encontra uma maleta com anotações de seu pai o fazendo iniciar uma investigação que o leva até as indústrias Oscorp, lugar onde ele é picado pela aranha geneticamente modificada o transformando num dos mais populares heróis dos quadrinhos.
    Como pode-se perceber, O Espetacular Homem-Aranha conta novamente a origem do Homem-Aranha tendo como base um arco envolvendo o misterioso desaparecimento dos pais do Peter, um arco totalmente desnecessário para se contar. Não ah necessidade de destacar os pais do Peter pois Ben e May Parker já preenchem o papel de mãe e pai, isso sempre ficou claro nos quadrinhos e é uma grande característica do herói, ou seja, não é uma trama boa de se desenvolver em relação a esse personagem. Mas eu digo isso pelo objetivo de contar a chamada ´´ História não Contada´´, slogan do filme e sua principal promessa, no entanto esse arco dos pais do Peter é deixado em segundo plano assim que Peter passa a desenvolver seus poderes, aumentando a inutilidade da história.
    Andrew Garfield interpreta um Peter Parker mais dramático e moderno. Um Peter Parker que utiliza lentes de contato, anda de skate e enfrenta valentões de peito aberto. Claro que essas características não batem com sua versão de quadrinhos. O motivo é que o diretor do longa Marc Webb possui uma visão diferente do nerd atormentado. Para ele, os nerds de hoje não são caras feios que usam óculos , apanham de valentões e são ruins em tudo que fazem e de certa forma isso é verdade, pois o conceito de Cdf mudou muito hoje em dia, sendo que agora essas características são encaradas mais como um estereótipo. Em outras palavras, Webb queria atualizar o personagem. De certa forma a intenção dele é boa, mas na minha opinião isso não se encaixa no Peter Parker que conhecemos, pois uma versão moderna desse jeito estraga a essência do personagem. O ponto positivo disso é que você pode engolir essa modificação ao se deparar com a excelente atuação de Andrew Garfield, que sem dúvida faz um Peter melhor que o do Tobey Maguire.
    Garfield fica melhor ainda quando coloca a máscara e sai no meio da noite para combater criminosos,destaque para uma cena onde ele faz várias piadas com um ladrão de carros, mostrando pela primeira vez o humor clássico do aranha, algo que não foi explorado na trilogia com o Tobey. Devido a isso, os fãs não terão do que reclamar dessa versão do aranha, ele é ágil, utiliza lança teias, faz piadas e tem como primeira namorada Gwen Stacy, ou seja, fidelidade total aos quadrinhos.
    E falando na nossa querida Gwen, sem dúvidas ela é o ponto mais forte do filme. Emma Stone interpreta a verdadeira Gwen dos quadrinhos, uma garota de personalidade forte, graciosa e atenciosa, destaque para uma cena em que ela limpa os ferimentos de Peter, mostrando sua preocupação e devoção. Sua química com Garfield torna Gwen mais maravilhosa ainda, mostrando um romance mais forte que do Peter com Mary Jane na trilogia . Podemos destacar também o pai de Gwen, o justo Capitão Stacy que nos quadrinhos sempre teve uma admiração pelo aranha, mas aqui nesse filme ele é transformado num policial que caça constantemente o aranha . Esse ponto também é muito positivo e devo dizer que gostei mais dessa versão do capitão Stacy do que a apresentada nos quadrinhos. O único ponto fraco envolvendo o personagem é uma cena em que o vilão da história , O Lagarto, é visto pelas ruas de Nova York e ele só se importa em caçar o aranha. Uma coisa muito tosca , tem um lagartão perigoso atacando inocentes e o cara só quer saber de prender o nosso herói.
    E já que tocamos no lagarto, devo dizer que me decepcionei com ele, tanto em matéria de vilania, quanto de caracterização do vilão. Rhys Ifans interpreta o nosso doutor Curts Connors que após perder o braço, testa um soro com o DNA de Lagarto com a intenção de fazer seu braço crescer de novo. O experimento da certo, mas ocorre um efeito colateral e Connors se transforma em um lagartão mutante. É claro que o vilão serve pelo menos para mover a trama , no entanto é muito inferior em comparação aos quadrinhos. Nessa versão, o Lagarto é mais fraco , é falador e sua contraparte, o doutor Connors é mal junto com ele. É justamente por essas características que não gostei dessa versão, pois sempre sonhei em ver o lagarto perigoso e feroz que tem em sua contraparte o doutor Connors, um homem bom que luta para se livrar se sua fera interior. Nos quadrinhos, quem fica muitas vezes no fogo cruzado entre o aranha e o lagarto é a família do Connors, que é essencial para o drama do personagem. Aqui nesse filme ela não aparece, infelizmente.
    Em relação a inteligência do Lagarto no filme, muitos podem achar injusto criticar pois nas primeiras HQs em que apareceu o personagem ele falava e era muito inteligente. Isso eu concordo com certeza, mas devo ressaltar que ele sempre se destacou mais como uma fera sanguinária e incontrolável e era isso que eu esperava dele.
    O Espetacular Homem-Aranha possui um ótimo Peter Parker, um ótimo Homem-Aranha, uma ótima Gwen Stacy e um razoável Lagarto. Em outras palavras o filme acerta na maioria dos personagens, mas erra feio na história, muito feio mesmo.
    O principal erro do filme foi recontar a origem do Homem-Aranha , uma origem que já foi contada no primeiro filme do aranha. Ta, mas agora você me fala : mas é um reboot, um reinício, um novo Peter Parker, eles tinham que contar a história de novo. Não é bem assim, não precisava contar a história dele novamente. Poderia ser que nem O Incrível Hulk e Justiceiro Zona de Guerra,Peter poderia começar o filme já como o Homem-Aranha e sua origem seria contada por flashbacks rápidos. A origem do aranha já havia sido contada no primeiro longa com o Tobey, e esse primeiro filme passa inúmeras vezes na rede Globo. Fala sério, você conhece alguém que nunca tenha assistido o primeiro Homem-Aranha ? todo mundo já assistiu o primeiro filme mesmo que tenha sido uma vez na vida. O que eu to querendo dizer é que todo mundo já sabe como Peter vira o Homem-Aranha, todo mundo conhece essa história e eles insistiram em repetir essa história em uma hora no filme. Eles perdem uma hora inteira do filme em contar uma história que todos já hora que poderia ter sido utilizada para contar uma história melhor trabalhada, com um Lagarto melhor trabalhado e do jeito certo poderiam até colocar mais um vilão. Tá, mas você me diz : mas é divertido ver o Peter descobrindo seus poderes daquelas maneiras inusitadas. Realmente é divertido sim, mas que é desnecessário é.
    A promessa do filme era contar sobre os pais do Peter. Como um dos produtores havia dito : todo mundo conhece a origem do Homem-Aranha, mas ninguém conhece a origem do Peter Parker, e era isso que o filme prometia abordar. Mas ele contou novamente a mesma história do Homem-Aranha 1. Além disso, se repararmos existe outras semelhanças além da história, como a morte do Tio Ben por vingança envolvendo dinheiro e o vilão verde que manifesta dupla personalidade ( Duende Verde/ Lagarto). Portanto podemos analisar o seguinte : O Espetacular Homem-Aranha é um reboot do personagem. Reboot é diferente de Remake. No entanto, o filme pode ser encarado mais como um remake do Homem-Aranha 1 do que um reboot do personagem.
    O filme possui outros pontos negativos tais como o fato de Peter tirar a máscara toda hora, destaque para a cena em que ele aparece sem máscara na escola, cuja esta estava vazia, mas isso é pura imprudência. Temos também o sumiço repentino do Dr. Ratha, visto pela ultima vez na ponte, o fato do sentido aranha nem ser mencionado, a cena ridícula dos lagartinhos,o jeito tosco que o Lagarto descobre a identidade de Peter ,e coincidências que repetem os erros do Homem-Aranha 3. Falando nas coincidências, se elas foram um dos pontos mais negativos do Homem-Aranha 3 , aqui elas também estão presentes, acompanhem comigo : Peter Parker é filho de Richard Parker que é amigo do s que trabalha na Oscorp, local onde Peter é picado pela aranha e que também trabalha Gwen Stacy, (estagiária do Connors)paixão de Peter e sua colega de classe. Como podemos ver, estão todos conectados de alguma forma, dando a entender de que o filme precisa se apoiar em coincidências para se manter em pé. No entanto o erro mais grotesco de todos é a morte do Tio Ben. No primeiro filme, o querido Ben Parker cujo este é o responsável por levar Peter a uma luta sem fim contra criminosos, vilões e todos os tipos de males, morre por vingança de Peter após o cara do clube de lutas não lhe pagar o que deve , sendo assaltado e Peter deixa o ladrão fugir que mata o tio Ben. Nesse reboot/remake, a morte do Tio Ben acontece por causa de dois centavos e um achocolatado. Sim por causa de dois míseros centavos e um maldito achocolatado. Um fato muito grotesco mesmo, mas por sorte o que faz você engolir esse absurdo é Martin Sheen interpretando um ótimo Ben Parker. Sem esquecer da tia May, ela é interpretada por Sally Field e só serve mesmo para ocupar a função de figura materna do herói.
    A ação do filme é ótima. Os combates do aranha contra o Lagarto são incríveis e em um deles o nosso mestre Stan Lee faz sua melhor participação de todos os filmes de personagens da Marvel.
    Concluindo, foi difícil aceitar esse reboot( ou remake)que errou enormemente em sua história, mas que acertou em cheio no Homem-Aranha, dando a ele mais força e carisma e espero que sua continuação aprenda com os erros desse filme e faça um filme digno do nosso querido cabeça de teia.