O Lobo de Wall Street
Sessões Vídeos Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos
Filmes Online Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
5,0 Obra-prima
O Lobo de Wall Street

Admirável mundo depravado

por Francisco Russo

Independente do que faça, Martin Scorsese já tem seu nome gravado na história do cinema por clássicos do porte de Os Bons Companheiros, Touro Indomável e Taxi Driver. Entretanto, ultimamente o veterano diretor tem demonstrado uma ousadia fora do comum em nomes de tamanho prestígio. Primeiro resolveu fazer um filme infantil, "para que meus filhos possam ver", e desta singela intenção nasceu uma das maiores homenagens já feitas ao cinema, A Invenção de Hugo Cabret. Agora Scorsese mais uma vez se reinventa ao trazer à tona uma das histórias mais amorais rodadas nos Estados Unidos nos últimos anos. E é também por isso que O Lobo de Wall Street tem tamanha importância no cinema contemporâneo.

O Lobo de Wall Street - FotoA história acompanha Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), jovem ambicioso que sonha com a riqueza fácil conquistada na Bolsa de Valores de Wall Street. Mas, que ironia!, bem no dia em que estreia na função de corretor acontece o Black Monday, queda brusca das ações que balançou Wall Street. Sem emprego, ele descobre a mina de ouro na venda de ações que estão fora do pregão; são empresas pé de chinelo, algumas que não têm a menor chance de fazer sucesso, vendidas por uma ninharia. Mas que pagam a que vendê-las uma gorda comissão. Com uma lábia afiada, não demora muito para que Jordan se dê bem na nova profissão. Mais ainda: não demora muito para que descubra o melhor meio de capitalizar a galinha dos ovos de ouro, fundando com velhos parceiros uma empresa que lhe traria rios de dinheiro: a Stratton Oakmont.

Contando assim, fica a impressão de que O Lobo de Wall Street simplesmente repete os velhos cacoetes da narrativa clássica ao contar a história de um homem de visão que, usando os mais variados subterfúgios, chegou à riqueza e depois sucumbiu à decadência. Ledo engano. Explorando com habilidade elementos variados como a estética televisiva - note que a telona muda do fullscreen para widescreen em vários momentos da história - e a quebra da quarta parede, Scorsese oferece ao espectador uma verdadeira ode à depravação. Sim, depravação. Pois é assim que Jordan e seus amigos levam a vida, em busca do prazer absoluto sem pensar duas vezes em usar drogas ou praticar sexo com quem aparecer pela frente. Só que, para retratar tamanho hedonismo, era preciso mergulhar fundo, de cabeça mesmo. Sem moralismos nem julgamentos, apenas retratar aquele universo como se fosse o mais trivial possível, de forma que o espectador pudesse crer que todo o exibido era factível. É aí que está o grande acerto de Scorsese.

O Lobo de Wall Street - FotoPoliticamente incorreto ao extremo, O Lobo de Wall Street oferece ao espectador um punhado de sequências impressionantes pela ousadia. Se Scorsese não esconde a nudez frontal de suas personagens, ele também mostra uma orgia gay sem qualquer problema. Se numa sequência Belfort e sócios estão debatendo na mesa de reunião o melhor meio de realizar um torneio de arremesso de anão (!!!), em outra o protagonista e seu pai conversam de forma escancarada sobre as maravilhas da depilação feminina nos anos 1980. Tudo isto em um ambiente onde o culto ao prazer é defendido até a última instância, com a sede de Stratton Oakmont sendo uma espécie de antro de devoção ao estilo de vida proposto. São várias as sequências em que o pastor Belfort conduz suas ovelhas rumo ao hedonismo, seja ele de que forma for, pregando a importância do dinheiro e o bem que ele pode trazer. Simples assim.

É claro que, para alcançar tamanho impacto, Scorsese se cercou de pessoas que estavam dispostas a também ir além do esperado. Leonardo DiCaprio é um deles. O que dizer de um galã de Hollywood que se submete a uma cena de sadomasoquismo como a presente no filme? Entretanto, mais do que corajoso, DiCaprio brilha mesmo é quando está diante do microfone. É lá que, assumindo de vez a postura de motivador, ele rege a orquestra da Stratton Oakmont, com toda a sua fauna. Tudo com a luxuosa companhia de um elenco afiadíssimo, capitaneado pelo ótimo Jonah Hill mas que conta com participações luxuosas de Margot Robbie, Jon Bernthal, Rob Reiner, Matthew McConaughey e Jean Dujardin - este último em participação necessariamente canastrona.

O Lobo de Wall Street - FotoEntretanto, é bom avisar: os mais puritanos podem se chocar com O Lobo de Wall Street. Afinal de contas, o filme mostra de forma escancarada um estilo de vida muito distante do condizente com os manuais de boa conduta. Mas este é, também, um dos motivos dele ser tão bom. Em seu novo filme, Scorsese rompe com o cinema certinho que assola boa parte da produção norte-americana, onde palavrões são contados e os temas sexo e drogas são tratados com o maior cuidado possível, de forma a não "ferir" as pessoas. Trata-se de um chute na porta, um filme que não tem medo de ser subversivo e ainda por cima gosta disto. É esta coragem que faz com que ele seja uma pérola rara neste mar chamado cinema americano, que chega às costas brasileiras toda sexta-feira.

Por tudo isso, O Lobo de Wall Street é uma obra-prima. Deliciosamente depravado, debochado ao extremo, trata-se de um filme corajoso em sua proposta narrativa e também conceitualmente, dentro do cinema contemporâneo, como poucas vezes se viu. Um filme para ver com um sorriso no rosto, saboreando cada loucura absurda idealizada por Scorsese e sua trupe.

• Leonardo Barcelos

Vem ai mais um filme memorável da super dupla dinâmica DiCaprio/ Scorsese! Com certeza vai ser ótimo!

• kelvin s.

leo + martin = Filme bom

• Luah Math

Scorsese e DiCaprio: Essa parceria vai dar o que falar!
    Separados já são o máximo, juntos então, imbatíveis!!

• Andr? D.

Sinceramente? Uma BO-BA-GEM! Leonardo, como sempre, excelente. Amenizou a besteira que é o roteiro. O filme cansa. É linear... Um pastelão frio!

• Sidney M.

Começa muito bem, mais depois..Parabenizo atuação de Leonardo DiCaprio e também a intenção e coragem de Martin Scorcesse em fazer uma produção como esta, mas o filme não é bom não. Mas como o próprio Scorcesse disse em uma de suas entrevistas: "O Lobo de Wall Street não é para todos", ou seja muitos não irão gostar mas nem todos vão odiar, eu pelo menos detestei.

• bjames

Ótimo filme
    Você fica presa na história que te envolve do começo ao fim
    A atuação de Leonardo DiCaprio é um show à parte...simplesmente maravilhosa
    É um filme espetacular...um novo clássico de Scorsese surgiu
    Realmente o filme não é para todos...mas quem se envolver pela história e pelo
    roteiro constatará uma excelente obra.
    Parabéns Scorsese e DiCaprio....que dupla é essaaaaaaaa?????!!!!!!

Será mais uma tremenda injustiça com DiCaprio se o Oscar de melhor ator não for para ele...

Nota 10 com certeza

• Estevan Magno

Martin S. e Leo DiCaprio, Jonah Hill são as maiores perolas desse filme. É forte, uma história consistente, mas que contém muito sexo (não me importo, mas chega a ser cansativo), drogas, piadas fortes. Como disse o mestre, diretor, o filme é para alguns.
    PS. De uma coisa tenho certeza, Leo DiCaprio fez sua melhor performance, merece o Oscar e todos os prêmios (mesmo com uma bagagem de ótimas atuações; Django, Aviador, Os Infiltrados, Grande Gatsby, Titanic e Ilha do Medo).

• Roger G.

Gostei muito. Martin mostrando que ainda está na ativa.

• Gabi G.

Afinal , Qual será a classificação indicada ?

• Sidney M.

Classificaram como 16, mas acho que deveria ser 18.

• Silvestre!

Finalmente algum filme que traz o lado obscuro do chamado "mercado" o qual tanto se vangloria o capitalismo... Mais que uma comédia, uma sarcástica autocrítica do sistema financeiro e seus investidores que tanto afetam nossa vida! Apesar das cenas picantes para uma comédia, encaixam-se no roteiro perfeitamente. Só achei que poderia ser mais lacônico, quase três horas de filme foi um pouco demais, mas vale à pena assim mesmo!

• Thiago Petherson

Oscar certo pro Leo DiCaprio ... Desse ano não passa !

• Leonardo J.

Caralho, um puta filme, meus Deus! Uma mistura sensacional de comédia, drogas, ação e um toque de drama: FILMAÇO!

• Thiago Petherson

The Oscar Goes to ... Leonardo DiCaprio !

• Cleiton D.

DiCaprio esta muito bem neste filme, prefiro ver 'Trapaça' e analisar o Bale antes de intitula-lo meu preferido ao Oscar, mas acredito que este ano ele finalmente vencerá.

• Cleiton D.

Poxa, estou esperando um baita filme do Russell, ele tem mostrado um bom trabalho ultimamente e novamente conseguiu um mérito de indicar todo o elenco principal ao Oscar, que por sinal é um maravilhoso elenco, levo em consideração sua opinião, mesmo assim vou conferir para tirar minhas conclusões.

• Bruno E.

Se eu quisesse ver um personagem que cheira, fuma, come todas as mulheres, bebe, grita e engana todo mundo em nome do poder eu veria Scarface pela ducentésima vez. E o melhor é que é Al Pacino e não esse muleque. Ah, querem boa atuação de verdade? Tentem ver Mcconaughey e Leto em Dallas Buyers Club. Mais uma overrated do Scorsese.

• Carmen D' Silva

Scarface para babacas.

• Luana M.

Muito bom filme, com uma ótima atuação do Leonardo Di Caprio, mas não vai levar nadica no oscar, não tem como ele barrar o Mcconaughey em Dallas Buyer Club.

• Fabiana R.

O Leonardo DiCaprio se supera a cada atuação. Que entrega surpreendente e ousada!! A cena que ele fica com os músculos entorpecidos pela ingestão de drogas e se arrasta até o carro é uma das performances mais incríveis a que já assisti. Acho que ele ainda não leva Oscar dessa vez mas está próximo!!

• jennifer memy

verdade adorei esse cena .. (y)

• Douglas O.

"Fantastico" filme e "Expetacular" atuação do Leonardo DICaprio (tem que levar o Oscar),fora os outros atores que mandaram mto bem tbem,o filme é uma pérola pois são 3 horas que você não consegue piscar os olhos de tão excelente que é a história (o que rarissimos filmes de 3 horas conseguem fazer),além da história incrivel ,as cenas são mto comicas e mto loucas.
    Para mim o melhor filme de 2013 e 2014.

• bjames

FILME FODAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!

Simplesmente demais.....

Inacreditável DiCaprio não ter ganho o Oscar....Mega Injusto:(

• Thiago Petherson

Excelente filme. Filme mostra detalhadamente a escalada ao poder do jovem Jordan Belfort. E também mostra todos os artifícios meticulosos usados para isso. Filme bem pesado, com fortes cenas de sexo, drogas. Não recomendado para menores e pessoas com estômago fracos. Mais uma excelente atuação do Léo DiCáprio, que por sinal, nunca fez um filme ruím. Atuação digna de Oscar, e só não venceu, pois o Matthew McConaughey deve ter sido ótimo no seu filme. Fantástica atuação também do Jonah Hill, que merecia pelo menos uma indicação em 'Ator Coadjuvante'. Enfim, um filme forte, que apesar de muito longo, é uma obra prima. Vale cada centavo gasto ...

• Almir S.

Regular, Leonardo DiCaprio adora fazer biografias, mas já tá ficando chato isso, por mais que atue bem, parecem sempre os mesmo personagens, vide "O Aviador", "J Edgar" e agora "O Lobo de Wall Street ".

Wall Street em NY deve ser um inferninho mesmo fantasiado de homens sérios de terno, não é o primeiro filme que retrata esse lado sujo de Wall Street, comprovando que onde há muito dinheiro, há todo tipo de pecados.

O filme é longo, 3 horas e não tem nada de interessante em assistir do início ao fim sempre quase as mesmas cenas: sexo, drogas e dinheiro, só isso repetidas vezes no filme inteiro.

• Andrezza ..

Péssimo,perda de tempo total.Se quiserem assistir um filme de comédia pastelão com muitos palavrões e engraçado,assistam Este é Meu Garoto.Mas se quiserem assistir um filme com biografia de alguém que fez muitas coisas com meios não-morais mas interressantes assistam Prenda-me se for Capaz com Tom Hanks e Leonardo DiCaprio. Mas tentar misturar as duas coisas causa um filme com uma história sem rumo.Ainda bem que assisti pela net,podia pular do começo para o final para evitar mais perda de tempo.

• Andrezza ..

Perda de tempo total,filme muito apelativo,superficial e cansativo,cheguei ás 2 horas de filme me perguntando porque estava assistindo isso

• Andrezza ..

Discordo,uma pessoa iletrada e que nunca teve acesso à internet ou revistas,entenderia o tema de qualquer filme feito pelo Martin Scorcese,que sempre são longos e tem partes jogadas foras com coisas inúteis.Dessa vez ele se superou

• Andrezza ..

Esse tipo de filme é muito peculiar,ou ama ou odeia.É comum muitas pessoas acharem apelativo,pois se começa com o ponto alto da frase "me venda essa caneta" para pelo menos uma hora de opiniões sobre a parte íntima da mulher que se casou com o personagem principal.Dessa parte em diante muitos não entenderam qual o raciocínio de Scorcese para com o filme.

• Andrezza ..

Esse filme jamais deveria ser visto como objeto de estudos acadêmicos,pois não depende só nível de conhecimento,mas o meio que cada indivíduo pertence.Quanto a muitos comentários por aqui eu concordo,um site de entretenimento tem que gerenciar os comentários.Remover comentários inapropriados não é a mesma coisa que tirar a liberdade de expressão dos internautas.

• Cristiane O.

Adorei! Filme muito bom, excelentes atores. O Leonardo Dicaprio merecia este Oscar, uma das melhores atuações que já vi dele. O Matthew McCounaghey também está excelente, pena que aparece pouco.

• The Great Gatsby

Achei fraco de argumentos e apelativo,para os "letrados","ateus" e "anti-cristãos" por ai deixo claro q não estou defendo a moral e os bons costumes aqui,mas as cenas de orgia e drogas me deixaram com muito nojo,ainda mais quando a maior parte do filme é sobre isso,é minha opinião.

• Mery Tchekalokha

Uma auto-biografia,assim pode ser dito,de O Lobo de Wall Street.Mas nada que agente ainda não pudesse ter acompanhado.Ainda mas se tratando de Martin Scorsese,e também de DiCaprio.Esse último já tinha feito um trabalho bastante semelhante quando fez,Prenda-me se for Capaz.Talvez está mas do que acostumado com isso.A história do filme é bem intensa,e capaz de fugir um pouco do esperado ao longo ,mas é aceitável poder presenciar o limite do ser humano.Destaque positivo para Leonardo DiCaprio,que mas uma vez se mete em uma atuação perfeita,e simplesmente é ignorado na premiação principal.E segundo,Jonah Hill,é um ator de muitas faces mesmo.Ao deixar aquela sensação de nerd de comédia bobas,em seus outros trabalhos,e consegue integrar um personagem sensacional.

• The Great Gatsby

Vou assistir esse filme de novo com essa outra visão

• Pedro Sett H.

Eu gostei bastante desse filme ! Achei o roteiro bem construído , belas atuações , gostei muito da atuação do DiCaprio , do Jonah Hill mas a atuação do Matthew McConaughey é simplesmente fenomenal , o filme é fenomenal ! Quando um assunto começa a pesar muito , eles já cortam para outro , para mim as 3hrs de filme passaram muito rápido , eu gostei muito desse filme e super recomendo ele ! É um filme bastante insano , mas muito bom !

• J?nior S.

Querido a Universal é pra lá

• Joao Victor777

Foi um ótimo filme, gostei muito, DiCaprio como sempre fazendo uma bela atuação.

• Marina N.

Seria perfeito se nao ficasse cansativo mais para o final.. Mas mt bom o filme e a atuaçao

• Luciano L.

SENAS *Cenas amio

• Netto S.

Esse filme é foda, me fez rir mais que 90% das comédias que tenho assistido, puta elenco e puta direção, esse é um daqueles filmes que se tornam clássicos como pulp fiction.

• Thauana A.

Não curti. Não é que seja ruim. Apenas não é a minha praia.