Se tem algum brasileiro vivendo uma excelente semana, esse alguém é Wagner Moura. Na madrugada da última segunda-feira (12), o astro conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, graças à sua atuação em O Agente Secreto.
Com seu nome novamente em evidência, os fãs passaram a resgatar momentos antigos da carreira do artista, incluindo seus primeiros passos na Globo e um vídeo raro em que ele aparece concedendo uma entrevista para a TV quando tinha apenas 11 anos de idade.
No registro curioso, o pequeno Wagner já demonstrava grande desenvoltura diante das câmeras e uma maturidade impressionante ao lamentar o fato de ter sido forçado a deixar Rodelas, cidade do sertão baiano próxima à divisa com Pernambuco, onde passou parte da infância.
No final da década de 1980, o município foi inundado para a construção de uma barragem no Rio São Francisco, o que levou à criação da localidade de Nova Rodelas para abrigar os moradores afetados pela obra, incluindo o baianinho e sua família.
“Tenho muita vontade de mudar, não, mas agora que já mudei, aí eu ‘tô’ achando legal", disse à época. “É melhor que aqui [em Rodelas], mas nem tudo, né? Porque aqui é o lugar que a gente brinca, a gente sempre se diverte, já tem as coisas tudo aqui. Lá é tudo estranho para gente”, diz o mini Wagner na entrevista.
Em sua participação no podcast PodPah, Wagner Moura relembrou esse momento marcante da infância. "Todo mundo teve que se mudar para a cidade Nova Rodelas. E as equipes de TV foram lá cobrir isso. E eu estava lá, todo sujo de lama, e chegou um repórter me perguntando: 'o que você acha disso?'. E tem um vídeo na internet mostrando eu, com onze anos", afirmou.
Nas redes sociais, os internautas comentaram a entrevista "Sempre lindinho e altamente comunicativo. Devido às condições em que vivia, poderia dar tudo muito 'errado'", opinou uma usuária do X. "A arte e a cultura transformaram para sempre a vida de um menino pobre da Bahia, que hoje é motivo de orgulho para o Brasil:, comentou outro perfil.
Anos depois da entrevista, aquele menino de camiseta suja de lama cresceu e voltou para sua cidade natal, Salvador, onde iniciou a trajetória artística no teatro e se formou em Jornalismo. Entre o fim da década de 1990 e os anos 2000, passou a se aventurar na televisão e no cinema, acumulando trabalhos memoráveis desde então.
Divulgação/Vitrine Filmes
Hoje, Wagner Moura tem um Globo de Ouro por O Agente Secreto, e já estamos na torcida para que ele também seja indicado ao Oscar, assim como o filme de Kleber Mendonça Filho! A lista com as indicações será divulgada no dia 22 de janeiro. Está chegando!