Entre muitas sobremesas de dar água na boca, desafios de altíssimo nível técnico e, claro, algumas tretas e polêmicas na cozinha, a segunda temporada do MasterChef Confeitaria se despediu do público nesta terça-feira (11), consagrando o mais novo campeão da franquia.
Após uma eliminação dupla, restaram dois concorrentes para disputar a grande final do reality de gastronomia da Band: Leo Salles e Ramiro Bertassin. Com estilos de confeitaria totalmente opostos, os finalistas colocaram à prova não apenas a habilidade, mas também a criatividade e a resistência emocional para preparar o menu decisivo.
No fim, o paladar dos três jurados deu seu veredito, e um deles se tornou o grande vencedor do MasterChef Confeitaria 2025, levando para casa o tão sonhado troféu. Vem com o AdoroCinema conferir tudo o que rolou no episódio final do programa!
Quem ganhou o MasterChef Confeitaria 2025?
A prova que definiu o grande vencedor do MasterChef 2025 foi dividida em três etapas: na primeira, a sobremesa deveria incluir uma viennoiserie (massa folhada); na segunda, era necessária uma cúpula de açúcar; e, na terceira, o desafio pedia chocolate em movimento. A prova teve duração de nada menos que sete horas, devido à complexidade de cada prato.
Além de Erick Jacquin, Diego Lozano e Helena Rizzo, o programa contou com um jurado convidado de peso para ajudar na avaliação da primeira etapa: o chef porto-riquenho Antonio Bachour, considerado um dos melhores pâtissiers do mundo.
Para prestigiar a dupla de finalistas, estavam no mezanino os participantes eliminados ao longo da edição e os familiares de cada um dos confeiteiros.
Reprodução/Band
O desafio exigia muita técnica, cuidado, estética e equilíbrio de sabores, habilidades que Leo Salles domina com maestria. Com seu menu, ele convidou os jurados a fazerem uma verdadeira viagem por sua trajetória no programa, provando que há muito sabor por trás de toda a sua criatividade, que ele definiu como “caos”. Assim, Leo superou o seu adversário na final e se tornou o grande vencedor do MasterChef Confeitaria 2025.
Apesar da tensão durante os preparos, os jurados classificaram a performance do confeiteiro como impecável. "Eu cozinhei com o coração em cada prova. A confeitaria é a minha vida, e esse troféu é o resultado de tudo que vivi aqui”, afirmou ele.
Repercussão do público após a vitória de Leo Salles
Ao longo da temporada, o mais novo campeão do MasterChef chamou atenção por suas escolhas ousadas e pela estética impecável de seus pratos. "Foi o que eu me propus a entregar: minha verdade nua e crua. Abraçar isso e dizer que a gente se sente inseguro, mas concluir e fazer valer a pena é ser honesto e ser humano", contou Leo em entrevista ao site da Band.
Reprodução/Band
Ele levou para casa um total de R$ 300 mil em prêmios e o tão cobiçado troféu. "Está para além do troféu ou do prêmio, é vencer na vida. É provar que a gente é capaz, que a gente se supera e a gente transcende aquilo que a gente imagina. Que honra."
O nome de Leo Salles ficou entre os assuntos mais comentados no X (antigo Twitter), já que o público celebrou muito o resultado. Depois de uma temporada marcada por participantes polêmicos, provas tensas e muita originalidade vinda do confeiteiro, a vitória se tornou um marco na história da versão Confeitaria do reality.
“Não tinha como o resultado ser outro, Léo campeão desde o primeiro episódio”, escreveu um fã. "Merecido demais. Sempre cozinhou bem e ainda serviu carisma sem ser forçado", disse outro. Confira mais reações abaixo:
Os menus da final do MasterChef Confeitaria
Leo Salles
1ª etapa – Arroz doce com raspas de laranja, brioche ao rum e sorbet de especiarias;
2ª etapa – Tartar de vieiras com sorbet de pera, crocante e gengibre, e bolo de gergelim;
3ª etapa – Entremet à base de cumaru, cupuaçu e biscoito génoise de cacau.
Ramiro Bertassin
1ª etapa – New York Roll com sorbet de framboesa, acompanhado de domo de coco com baunilha e compota de manga;
2ª etapa – Bavaroise de chocolate com avelã, creme brûlée de café e sorbet de banana;
3ª etapa – Nuvem de nougat coberta com glaçagem de chocolate, acompanhada de sorvete, praliné de chocolate e parfait de pêssego com maracujá.