Na teledramaturgia, não é raro se deparar com caracterizações aprimoradas que deixam os atores irreconhecíveis. Esse é o caso de um ator de Vale Tudo, que no passado deu vida a um verdadeiro monstro em um clássico da TV Globo, mas que muita gente nem imagina.
Atualmente, ele interpreta Pascoal, o ajudante de cozinha da Paladar, no remake assinado por Manuela Dias. Sim, estamos falando de Leandro Léo, que ao longo da carreira participou de diversas novelas e programas de televisão. No entanto, nenhuma caracterização foi tão peculiar quanto a que viveu no Sítio do Picapau Amarelo.
O Pesadelo do Sítio
Quem foi criança no início dos anos 2000 certamente se lembra da 2ª versão do Sítio do Picapau Amarelo. A produção encantava com personagens queridos, como Emília e Narizinho, mas também trazia vilões marcantes, incluindo uma das mais bruxas mais famosas da TV: a Cuca. Foi nesse universo que surgiu o personagem de Leandro Léo.
O ator deu vida ao Pesadelo, um monstro corcunda, horrendo e desajeitado que servia como fiel ajudante da Cuca, marcando presença em uma das fases mais lembradas da atração infantil.
Reprodução/Instagram/TV Globo
Carreira na música
A trajetória de Leandro Aparecido da Silva, seu nome de batismo, começou ainda na infância, quando iniciou os estudos de música. Em 1994, aos 7 anos, integrou o grupo musical infantil Tindolelê, que lançou dois álbuns e teve o hit Xô Preguiça regravado pela apresentadora Eliana. Volta e meia, o grupo também se apresentava em programas infantis da época.
Sua paixão pelo universo musical o levou a outros grandes feitos, como a gravação de trilhas para o audiiovisual, incluindo a do filme Castelo Rá-Tim-Bum e a do próprio personagem Pesadelo, no Sítio do Picapau Amarelo. Ele também participou como ghost singer em algumas faixas do CD de Chiquititas e integrou a trilha sonora da novela Espelho da Vida (2018).
Outro trabalho marcante foi sua parceria com Maria Gadú. A cantora o convidou para gravar a canção Laranja em seu primeiro álbum, Dona Cila, e os dois dividiram o palco durante a gravação do DVD Multishow Ao Vivo, no qual interpretaram algumas canções.
No mundo da atuação
Leandro deu seus primeiros passos como ator após se mudar para o Rio de Janeiro. Antes mesmo de entrar para o elenco do Sítio, estrelou o espetáculo Cavalinho Azul, de Maria Clara Machado, aos 14 anos, e interpretou João no filme Castelo Rá-Tim-Bum.
Um teste o levou ao programa Gente Inocente, apresentado por Márcio Garcia, onde atuava como entrevistador mirim no quadro Tá no Papo, em que celebridades respondiam às perguntas das crianças. Só depois surgiu o convite para viver o personagem Pesadelo.
Reprodução/TV Globo
No universo das novelas, Leandro Léo participou de diversas produções da RecordTV, como Vidas Opostas (2006), Poder Paralelo (2009), Sansão e Dalila (2011), Rei Davi (2012), Balacobaco (2012) e Vitória (2014). Além disso, ele atuou na minissérie Justiça, escrita por Manuela Dias, mesma autora de seu atual trabalho, Vale Tudo.
Agora, aos 38 anos, Leandro Léo se dedica às suas composições, aos shows e, claro, ao seu papel na novela das 21h, que se aproxima de suas emoções finais!