Os anos 90 foram repletos de grandes sucessos na televisão brasileira. Um destes fenômenos foi a Escolinha do Professor Raimundo, no qual um personagem em especial conquistou milhares de fãs - e segue sendo querido até hoje: Nerso da Capitinga.
Apesar da fama e de ter conquistado o mundo do humor com seu jeito único, o personagem criado pelo ator Pedro Bismarck sumiu das telas e deixou saudades nos fãs da Escolinha. Mas, afinal, por onde anda o humorista? Vem que o AdoroCinema te conta!
Quem é Nerso da Capitinga?
O personagem Nerso da Capitinga foi criado nos anos 1980 e se tornou querido na Escolinha do Professor Raimundo, mas também fez parte do elenco de Zorra Total, da Globo e de A Praça é Nossa, do SBT.
As últimas aparições de Pedro Bismarck como o personagem foram pontuais, e aconteceram nos programas Treme Treme, do Multishow, em 2016, em uma nova formação da Escolinha, em 2019, e no The Noite, do SBT, em 2024. Nesta última vez na TV, Pedro Bismarck também deu uma entrevista a Danilo Gentili, em que contou sobre as origens de sua trajetória como humorista.
Tudo começou quando ele pensou em seguir carreira militar – mas o destino provou que seu talento era outro.
Reprodução/TV Globo
“Criei um personagem no exército chamado Denílson. Era roceiro, menino bobo da roça, que estava no exército para aprender a dar tiro. Pegava as piadas e os colegas contracenavam comigo, ia para a casa das amigas das minhas namoradas para contar também. Fui fortalecendo de 1981 até 1984.", revelou.
Quando fui para o palco com ele, já dominava a plateia porque antes já fazia para 15 ou 20 pessoas
Tanto seu nome artístico quanto o de Nerso da Capitinga foram definidos por ninguém menos que o saudoso Chico Anysio. O artista foi o responsável por contratar Pedro para a Escolinha, após se encantar com vídeos de suas performances.
Por onde anda Pedro Bismarck?
Atualmente, o humorista está com 64 anos e vive em um sítio no interior de Minas Gerais. Lá, ele morava com sua esposa até 2016, quando ela faleceu, vítima de um infarto.
“A minha vida no sítio é tudo o que eu pedi a Deus. Aprendi a dar valor às mínimas coisas do dia a dia vivendo lá. Quando não estou viajando a trabalho e nem em reuniões com o meu escritório, o meu cotidiano é normal como o de qualquer outra pessoa”, disse em entrevista ao jornal Extra.
Reprodução/Instagram/@nersodacapitingaoficial
Apesar de não aparecer mais na televisão, ele segue fazendo shows pelo Brasil e se tornou influenciador digital. Em seus perfis no Instagram, TikTok, Facebook e YouTube, o artista publica vídeos de humor e já acumula mais de 250 mil seguidores.
"Não queria usar rede social, não queria esse tipo de exposição da minha vida. Mas levei um puxão de orelha dos meus filhos. Hoje faço com facilidade. Não preciso fazer piada nos vídeos, só viver as situações, e de como o Nerso reage a cada uma delas", revelou.